segunda-feira, 5 de novembro de 2012

IRAR-SE E NÃO PECAR

Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Sal. 4:4.

Pode você comer sem mexer a boca, correr sem agitar-se ou dormir sem fechar os olhos? Não! Como é possível então irar-se sem pecar? A ira em si já não é um ato pecaminoso?
O verbo hebraico ragaz, que no texto de hoje é traduzido como ira, indica comoção. Pode ser física ou psíquica, mas afeta toda a estrutura humana. Já o verbo jatá, que neste salmo é traduzido como pecar, significa literalmente “erram o alvo”. Quer dizer que cada vez que a ira toma posse de nosso ser, queiramos ou não, “erramos o alvo”. Não chegamos aonde queríamos chegar e, na maioria das vezes, chegamos aonde não queríamos chegar.
Certa vez, o Brasil assistiu horrorizado pela televisão a cena brutal do assassinato cometido por um juiz, pelo simples fato de o guarda do supermercado ter lhe dito que havia chegado a hora de encerrar o expediente. Aquele juiz nunca pensou em cometer semelhante crime. Mas na hora da ira houve uma comoção interior que o levou a tal loucura. Por isso, o conselho divino é: quando a ira aparecer e estivéreis afetados física e psiquicamente, “consultai no travesseiro o coração e sossegai”. Nada melhor para o problema da ira do que esperar pelo dia seguinte.
Tome uma decisão hoje. Diante das adversidades da vida, quando as coisas não saírem como você gostaria que saíssem, em circunstâncias em que você sente que vai perder o controle, deixe as coisas como estão e respire fundo. Retire-se, se for possível. Dê um tempo, “consulte no travesseiro o coração”, clame a Deus e, depois, mais sossegado, você verá as coisas de um outro ponto de vista e encontrará a saída mais sábia e equilibrada.
Não “erre o alvo”, não se machuque nem machuque o próximo. Não abra feridas no coração de pessoas que você ama e que estão à sua volta. Meça suas palavras. Medite nas conseqüências de atos impulsivos. Você não pode evitar sentir o que está sentindo. Isso é natural, pois você é um ser humano. Quando alguém o contraria, faz algo indevido contra você ou o ataca, é natural que isso altere todo o seu ser. Mas siga o conselho divino: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.”

Autor: Rev.  Horllikyo Camilo



6 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Gostaria que vocês colocassem a fonte desta devocional.

  2. Anônimo says:

    É muito bom citar a autoria.

  3. Irmão, esse texto chegou até nós por e-mail. De modo que não sabemos ao certo, quem foi o autor. Se você souber e quiser colaborar conosco, ficaremos gratos. Abraço.

  4. Anônimo says:

    Este texto foi um foi um email enviado pelo Rev. Camilo em 2009 - Fez parte de um sermão pregado por ele. Rev. Horllikyo Camilo. Esse email rodou muito por email. tem outros se quizer posso conseguir.

  5. Ok. Obrigado pela informação. Mande-nos alguns materiais dele por e-mail se puder. Ao que nos parece seus textos são muito edificantes. O Blog já não é atualizado já faz algum tempo. Mas iremos voltar a atualizá-lo no inicio de 2014.

  6. Anônimo says:

    ok. te manderei alguns.

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.