quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sonhe alto! Mas sonhe bem.



Você é do tipo de pessoa que gosta de sonhar? Tem algum sonho especial que ainda não realizou?

Eu particularmente tenho alguns sonhos. Como sou apaixonado por música, amo tocar meu violão e compor. Tenho o sonho de gravar um CD.  E pretendo realizá-lo no próximo ano.
Tenho também o sonho de abrir minha própria empresa, montar um pequeno estúdio para ensaios na minha casa, e ter daqui uns 5 anos um filhinho correndo pela casa.
Se vai ser um filho ou filha não importa, o que importa mesmo é que vou ensinar ele a tocar algum instrumento desde os 3 anos de idade, pra que quando ele estiver um pouquinho maior ele possa tocar comigo na igreja.

Tem uma frase de Fernando Pessoa que acho super legal, que diz o seguinte:
“Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”.

De fato o privilégio de sonhar faz parte da essência de cada ser humano, e é algo individual e intimo a cada pessoa. Uma vida sem sonhos não é vida. Pessoas sem sonhos não vivem, apenas passam por sobre a terra, tal qual andarilhos sem direção.

Os nossos sonhos nos impulsionam, nos motivam, nos dão coragem pra lutar e viver. 
Penso que sonhar nunca foi à causa de problemas, mas existe o problema de que muitas vezes sonharmos errado.

Sonhar errado? Como assim?

Permita-me explicar...

Uma vez uma pessoa que sentia-se maltratada no trabalho me disse: Eu tenho fé em Deus que um dia eu realizo meu sonho de ganhar na loteria, e eu não perco uma oportunidade se quer de apostar na mega-sena. Porque no dia que eu ganhar eu vou humilhar todo esse povo que tem me humilhado.

Eu ouvi aquilo calado e fiquei pensando: Se os sonhos dessa pessoa são motivados por raiva e ressentimento, com certeza Deus não realizará.

De fato Deus não nos ajuda a realizar sonhos baseados em cobiça, ganância, avareza, ódio, rancor, dentre outras coisas.

Porque Ele sabe que sonhos mal sonhados podem nos levar a destruição.

Provérbios 16:25 diz - Há caminhos que parecem direitos ao homem, mas o seu fim são os caminhos de morte.

Noutras palavras, há sonhos que parecem legais incríveis. Mas que acabam gerando morte.
Quantas pessoas tem se enveredado por caminhos tortuosos buscando realizar sonhos banais, que no fim só geram dor e sofrimento?

Milhões com certeza.
Como muitas outras coisas na vida, os sonhos podem ser uma “faca de dois gumes”, e a nossa felicidade depende muito de qual gume afiamos.

Se afiamos os bons sonhos, que nos aproximam de Deus, e que estão de acordo com os princípios morais dEle, tais sonhos gerarão vida, felicidade e luz. Mas se afiamos sonhos egoístas, fruto de um coração enganoso e vacilante, acabamos gerando nossas próprias lágrimas.

Mas e então o que fazer? Como saber se estou afiando o lado certo da lâmina?

 Simples, coloque-se nas mãos de Deus, e peça pra Ele guiar sua vida. Compartilhe seus sonhos com ele e permita que ele sonhe com você e por você.

Conta a bíblia que Salomão foi o Rei mais rico e sábio que já existiu. Mas ele não nasceu tão rico e sábio como ficou após tornar-se rei.
1 Reis 3:9-15 conta que Ele sentia-se frágil e pequeno diante da responsabilidade de governar uma nação tão grande como era Israel.

Salomão sonhava em ter a sabedoria e discernimento que o cargo de rei requeria dele, para que ele pudesse governar seu povo com Justiça e retidão. Mas ele achava que não poderia realizar o sonho de tornar-se mais sábio do que era, a não ser que Deus partilhasse desse sonho com ele.

Só que em uma bela noite, Salomão deitou-se pra dormir e Deus veio a ele em sonho e disse pra Ele o seguinte: Salomão peça o que você quer que eu te dê. (1 Reis 3:5).

E Salomão como qualquer outro ser humano poderia ter pedido riquezas e saúde. Mas ao invés de pedir riquezas, vida longa, ou a morte de seus inimigos. Pediu a Deus sabedoria.

Deus ficou muito feliz com o pedido de Salomão e não só o tornou o homem mais sábio que já existiu, mas deu a ele muitas riquezas, saúde e vida longa.
Salomão soube sonhar, e soube pedir. Deus abraçou o sonho de Salomão e o tornou realidade.

E você, que sonhos têm alimentado no seu coração? Esses sonhos vão de encontro com os princípios e com a vontade de Deus pra sua vida?

Sonhe! Sonhe alto! Mas sonhe bem! Peça pra Deus conduzir os teus sonhos e pôr dentro de você sonhos retos, saudáveis e edificantes. Peça a Ele também para remover de você os sonhos que podem afastá-lo de Deus. E assim você estará plantando sementes que amanhã serão flores no teu jardim.

Deixe Deus te guiar, e peça pra ele operar em você tanto o querer quanto o efetuar.
Amém.

Autor: Adriel Lima

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.