quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Se Deus não habita em Templos feitos por mãos humanas. Quando, onde e como Ele Habita?


Atos 17:24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Muitos debates apimentados tem sido gerados por conta dessa declaração feita no livro de Atos, cujo acredita-se ter sido escrito por Lucas, o evangelista.
Esse texto tem se tornado o texto áureo para aqueles que não gostam de se congregar, de ir à igreja nos dias de culto, ou simplesmente não querem fazer parte de nenhuma denominação cristã.
De fato o texto de Atos deixa claro que Deus não habita, ou seja, não mora em templos, espaços físicos, construídos por pedreiros. Mas em que sentido? No sentido físico e literal mesmo.

Afinal de contas a bíblia deixa claro onde Deus realmente mora. Leia os textos a seguir:

Salmos 123:1 “A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”

Salmos 33:13-14 “O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,”.

Mateus 6: 9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”
Salmos 11:4 “O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens.”

Após ler esses textos não nos resta duvidas de que a santa morada de Deus é no céu, onde temos a esperança de um dia morar com ele, segundo a promessa feita por Jesus.

João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”. (Versão ARC)

Porém algumas ponderações precisam ser feitas. Salmos 139:8-12 nos revela a onipresença de Deus. Mostrando-nos que Deus está em todos os lugares.

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;

E em I Coríntios 3: 16 aprendemos que somos templo de Deus:
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”  

Podemos citar também Ageu 2:5 que diz:
 “...segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”.
Agora ficou mais fácil entender e responder as pergunta que estão no titulo desse post. Sem duvida alguma Deus habita conosco e em nós, não em sua “forma corporal”, mas de forma espiritual. “Corporalmente” se assim podemos dizer, Deus habita nos céus, mas o Espírito de Deus habita em nós, em cada um de nós e em todo lugar.  
“Corporalmente” ou de forma pessoal, Deus não poderia habitar entre nós, em nós, ou nesta terra, pois o pecado causou uma enorme separação entre Deus e tudo que está contaminado por ele (o pecado). Isaias 59: 2; II Cor. 6: 14; Êxodo 33:20  E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.

Heb.12: 29  “porque o nosso Deus é fogo consumidor”.  
Isaías 57:15  Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no  alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.  
Pelos textos analisados até aqui, chegamos à conclusão de que; “corporalmente” ou em sua forma pessoal Deus habita no alto, no céu, também denominado de SANTO LUGAR, mas espiritualmente falando, Deus também habita ou se faz presente nos homens e com os homens por meio de Seu Espírito e desta forma está presente em todos os lugares.

Mas e quanto ao templo? Deus se faz presente Em algum templo?

Morar literalmente em algum templo terreno a bíblia deixa claro que não. Atos 17:24 não deixa margens para especulações sobre isso. Pois afirma veementemente que não.

No entanto a bíblia deixa claro em Mateus 18:20 que em qualquer lugar em que estiverem pessoas reunidas em nome de Jesus Ele estará presente.
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”

E quando a bíblia diz “onde” fica claro que pode ser em casa, no espaço físico chamado popularmente de igreja, debaixo de uma arvore, no meio da rua. Em qualquer lugar.

Por que devo ir para um “templo feito por mãos humanas” se Deus não mora lá?
Essa resposta é simples. Releia Mateus 18:20...

Não é necessário que Deus more no templo literalmente para que você o encontre em tal local. Pois se isso fosse necessário seria difícil para nós estarmos na presença de Deus, visto que Ele não habita literalmente (em forma corpórea) em nenhum lugar desse planeta.

O templo não é um espaço físico santo por si só. Sem os membros que se reúnem no local, ele é apenas um prédio como outro qualquer. Porém o local torna-se santo quando a igreja (pessoas) se reúnem para louvar, adorar e evocar o nome de Deus.

Quando a igreja está reunida em tal templo adorando a Deus Ele se faz presente por intermédio do espírito santo e o local torna-se um lugar santo.

Um exemplo bíblico claro e evidente sobre isso podemos encontrar em Êxodo 3:2-5:

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Aquele lugar em que Moisés encontrou a Deus não era santo por si só, o que tornou o lugar santo foi simplesmente a presença de Deus naquele momento.
Outro motivo importante Pelo qual não deixo de ir a igreja é o conselho bíblico de Hebreus 10:25, que diz:

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

O que a bíblia diz sobre eu fazer parte de uma congregação ou denominação cristã?
A igreja primitiva, no tempo dos apóstolos era organizada e se congregava regularmente.

Eles não tinham espaços físicos sofisticados, com bancos confortáveis, sistema de som, estacionamento, etc. para se congregar, mas congregavam-se regularmente nas casas, pelas ruas, em qualquer lugar que fosse possível reunir a igreja, lá eles estavam. E engana-se quem pensa que eles não eram uma denominação religiosa com titulo a especificar suas crenças. Pois Atos 11:26 nos revela que eles pertenciam a uma denominação, e que essa denominação tinha nome.
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Percebe?  Eles não eram chamados de adventistas, assembleianos, Batistas, Metodistas. Mas eram chamados de Cristãos.
A igreja era organizada de forma bem parecida com o que vemos hoje, as funções eram divididas por cargos de nomeação (Bispos, Diaconos, etc.) [Filipenses 1:1], e as atividades a serem realizadas pela igreja eram divididas por seus membros.

Existiam sistemas de coletas de ofertas (1 Coríntios 16:2)
Existiam conselhos para tratar de assuntos doutrinários (Atos 15:2) e muitas outras características mais.

A bíblia diz que a igreja prosperava pelos seguintes motivos:
Exortavam-se (Hebreus 10:25), eram unânimes na oração (Atos 1:14) e perseveravam no estudo da palavra (Atos 17:11).

Portanto amado, por mais imperfeita que a igreja seja, por mais que você esteja decepcionado e alarmado com a forma com que muitas igrejas estão sendo conduzidas hoje, é importante atentar para os conselhos bíblicos citados aqui, sobretudo o conselho de Hebreus 10:25.
Deus em sua infinita sabedoria sabe o quanto é importante nos reunirmos com pessoas que partilham dos nossos mesmos propósitos e ideais. Pois a jornada ao céu torna-se menos penosa quando você faz a viajem em companhia de irmãos dispostos a trilhar o caminho da salvação junto com você.
E embora Deus não habite literalmente dentro de um templo, ele se faz presente nas reuniões da igreja em que evocamos o seu nome, desde que a igreja cumpra os seguintes  requisitos:  Culto racional (Romanos 12:1), reverência e ordem e estudo sincero da palavra.

E que igreja devo escolher para me congregar?


Bom... Isso é outro assunto, e vai ficar pra outra oportunidade... Aliás, para um outro post que você poderá acessar clicando AQUI. Que Deus o abençoe!

Você poderá gostar também de: "Culto é culto. Em qualquer lugar".

Êxodo 25: 8 “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles

Escrito por: Adriel Lima

11 Responses so far.

  1. Manoela says:

    Texto Abençoado e Edificante! Que Deus Continue o Abençoando e o Conservando em Sabedoria!

  2. Anônimo says:

    gostei do estudo, concordei com muita coisa . só nao concordei que nossa jornada seria mais fáceis juntos com outros irmaos...aliás não teria jesus feito o suficiente na cruz do calvario para nossa salvaçao? e outra coisa devemos busacar ainda nossa salvaçâo? caro irmão jesus já fez todo sacrificio por nós, o sacrificio por nossos pecados nao tem data de validade é eterno

  3. Verdade querido irmão. O sacrifício é eterno, e a salvação proveniente dele também. Desde que você não use isso como desculpa para viver em pecado. Pois como Deus diz em Hebreus 10:26 - 27:

    "Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas uma horrível expectativa de juízo e fogo ardente prestes a consumir todos os inimigos de Deus."

  4. Unknown says:

    Que belo texto amado irmão. Você com certeza é um abençoado por Deus nosso Pai todo poderoso, por ter um entendimento e discernimento a cerca deste assunto. Que Deus continue te abençoando.

  5. Eu também gostei muito dessas explicações.
    Mas então se deus torna santo o lugar onde evocamos,não haveria lugar mais harmonioso que os nossos próprios lares e a reunião em família sagrada por deus né .
    Meu whats 12981143572 .
    Não tenho os 2 rins e nem a bexiga e vivo bem há 11 anos tratando na hemodiálise.
    Se quiserem me add nos vemos lá ok
    Abraços a todos .

  6. Anônimo says:

    Se Deus não habita em templo feito por mãos humanas, por que os pastores e "donos" de ministérios constroem igrejas tão suntuosas?

  7. Anônimo says:

    Concordo com vc Anônimo...
    As pessoas se "congregam" apenas com aqueles q fazem parte daquela agremiação ou instituição, e fazem acepções e apenas vão por barganha, pois quando se pergunta: Pq vc ama ou busca a Deus?
    Tirando as respostas mais óbvias q é prosperidade entre outros... Falam q é pq ele oferece a vida eterna...
    Mas logo indago com outra pergunta, e se Deus não der nada, vc o buscaria ou o amaria???
    Não sabem oq responder....
    Triste isso...
    Pois temos q AMAR a Deus pelo q ele é, por ter nos criado, pelo seu amor...
    Mas infelizmente,criaram essas instituições com objetividade de se ganhar dinheiro e pra separar aqueles q eles acreditam ser de Deus... e os q não são...
    Pois para os Líderes Religiosos e todos q fazem parte destes templos...
    QUEM ESTÁ DENTRO É DE DEUS...
    QUEM ESTÁ FORA É DO DIABO...
    EU AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO...
    SIGO O EVANGELHO SIMPLES Q CRISTO DEIXOU...
    AJUDO O MEU PRÓXIMO E ME DESVIO DE TD Q DESAGRADA A DEUS...
    Para isso o Deus nos enviou seu Santo Espírito para nos ensinar em td e nos libertar desta Prisão Religiosa e deste peso q os Líderes Religiosos colocam sobre nossos ombros...
    Deus te abençoe e o importante não é estarmos juntos fisicamente... e sim em Espírito e em Vdd sempre...
    Abraço...

  8. Anônimo says:

    Deus não tá em uma igrejinha não ;)

  9. A salvação é eterna! Jesus morreu para nos salvar,Deus deu seu filho para o sacrifício, por isso adoro e amo meu Jesus querido!

  10. a igreja verdadeira não é prédio,mais sim as pessoas ou seja,os cristão. Jesus deixou bem claro que não habita em santuário feito por. mãos humanas e não requer nada de nossas mãos.

  11. Unknown says:

    Parabéns pelo texto, uma pena que como na época de Jesus, muitos tem ouvidos mais não ouvem ou melhor sabem ler mais não entendem ...

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.