quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Se Deus não habita em Templos feitos por mãos humanas. Quando, onde e como Ele Habita?


Atos 17:24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Muitos debates apimentados tem sido gerados por conta dessa declaração feita no livro de Atos, cujo acredita-se ter sido escrito por Lucas, o evangelista.
Esse texto tem se tornado o texto áureo para aqueles que não gostam de se congregar, de ir à igreja nos dias de culto, ou simplesmente não querem fazer parte de nenhuma denominação cristã.
De fato o texto de Atos deixa claro que Deus não habita, ou seja, não mora em templos, espaços físicos, construídos por pedreiros. Mas em que sentido? No sentido físico e literal mesmo.

Afinal de contas a bíblia deixa claro onde Deus realmente mora. Leia os textos a seguir:

Salmos 123:1 “A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”

Salmos 33:13-14 “O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,”.

Mateus 6: 9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”
Salmos 11:4 “O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens.”

Após ler esses textos não nos resta duvidas de que a santa morada de Deus é no céu, onde temos a esperança de um dia morar com ele, segundo a promessa feita por Jesus.

João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”. (Versão ARC)

Porém algumas ponderações precisam ser feitas. Salmos 139:8-12 nos revela a onipresença de Deus. Mostrando-nos que Deus está em todos os lugares.

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;

E em I Coríntios 3: 16 aprendemos que somos templo de Deus:
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”  

Podemos citar também Ageu 2:5 que diz:
 “...segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”.
Agora ficou mais fácil entender e responder as pergunta que estão no titulo desse post. Sem duvida alguma Deus habita conosco e em nós, não em sua “forma corporal”, mas de forma espiritual. “Corporalmente” se assim podemos dizer, Deus habita nos céus, mas o Espírito de Deus habita em nós, em cada um de nós e em todo lugar.  
“Corporalmente” ou de forma pessoal, Deus não poderia habitar entre nós, em nós, ou nesta terra, pois o pecado causou uma enorme separação entre Deus e tudo que está contaminado por ele (o pecado). Isaias 59: 2; II Cor. 6: 14; Êxodo 33:20  E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.

Heb.12: 29  “porque o nosso Deus é fogo consumidor”.  
Isaías 57:15  Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no  alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.  
Pelos textos analisados até aqui, chegamos à conclusão de que; “corporalmente” ou em sua forma pessoal Deus habita no alto, no céu, também denominado de SANTO LUGAR, mas espiritualmente falando, Deus também habita ou se faz presente nos homens e com os homens por meio de Seu Espírito e desta forma está presente em todos os lugares.

Mas e quanto ao templo? Deus se faz presente Em algum templo?

Morar literalmente em algum templo terreno a bíblia deixa claro que não. Atos 17:24 não deixa margens para especulações sobre isso. Pois afirma veementemente que não.

No entanto a bíblia deixa claro em Mateus 18:20 que em qualquer lugar em que estiverem pessoas reunidas em nome de Jesus Ele estará presente.
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”

E quando a bíblia diz “onde” fica claro que pode ser em casa, no espaço físico chamado popularmente de igreja, debaixo de uma arvore, no meio da rua. Em qualquer lugar.

Por que devo ir para um “templo feito por mãos humanas” se Deus não mora lá?
Essa resposta é simples. Releia Mateus 18:20...

Não é necessário que Deus more no templo literalmente para que você o encontre em tal local. Pois se isso fosse necessário seria difícil para nós estarmos na presença de Deus, visto que Ele não habita literalmente (em forma corpórea) em nenhum lugar desse planeta.

O templo não é um espaço físico santo por si só. Sem os membros que se reúnem no local, ele é apenas um prédio como outro qualquer. Porém o local torna-se santo quando a igreja (pessoas) se reúnem para louvar, adorar e evocar o nome de Deus.

Quando a igreja está reunida em tal templo adorando a Deus Ele se faz presente por intermédio do espírito santo e o local torna-se um lugar santo.

Um exemplo bíblico claro e evidente sobre isso podemos encontrar em Êxodo 3:2-5:

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Aquele lugar em que Moisés encontrou a Deus não era santo por si só, o que tornou o lugar santo foi simplesmente a presença de Deus naquele momento.
Outro motivo importante Pelo qual não deixo de ir a igreja é o conselho bíblico de Hebreus 10:25, que diz:

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

O que a bíblia diz sobre eu fazer parte de uma congregação ou denominação cristã?
A igreja primitiva, no tempo dos apóstolos era organizada e se congregava regularmente.

Eles não tinham espaços físicos sofisticados, com bancos confortáveis, sistema de som, estacionamento, etc. para se congregar, mas congregavam-se regularmente nas casas, pelas ruas, em qualquer lugar que fosse possível reunir a igreja, lá eles estavam. E engana-se quem pensa que eles não eram uma denominação religiosa com titulo a especificar suas crenças. Pois Atos 11:26 nos revela que eles pertenciam a uma denominação, e que essa denominação tinha nome.
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Percebe?  Eles não eram chamados de adventistas, assembleianos, Batistas, Metodistas. Mas eram chamados de Cristãos.
A igreja era organizada de forma bem parecida com o que vemos hoje, as funções eram divididas por cargos de nomeação (Bispos, Diaconos, etc.) [Filipenses 1:1], e as atividades a serem realizadas pela igreja eram divididas por seus membros.

Existiam sistemas de coletas de ofertas (1 Coríntios 16:2)
Existiam conselhos para tratar de assuntos doutrinários (Atos 15:2) e muitas outras características mais.

A bíblia diz que a igreja prosperava pelos seguintes motivos:
Exortavam-se (Hebreus 10:25), eram unânimes na oração (Atos 1:14) e perseveravam no estudo da palavra (Atos 17:11).

Portanto amado, por mais imperfeita que a igreja seja, por mais que você esteja decepcionado e alarmado com a forma com que muitas igrejas estão sendo conduzidas hoje, é importante atentar para os conselhos bíblicos citados aqui, sobretudo o conselho de Hebreus 10:25.
Deus em sua infinita sabedoria sabe o quanto é importante nos reunirmos com pessoas que partilham dos nossos mesmos propósitos e ideais. Pois a jornada ao céu torna-se menos penosa quando você faz a viajem em companhia de irmãos dispostos a trilhar o caminho da salvação junto com você.
E embora Deus não habite literalmente dentro de um templo, ele se faz presente nas reuniões da igreja em que evocamos o seu nome, desde que a igreja cumpra os seguintes  requisitos:  Culto racional (Romanos 12:1), reverência e ordem e estudo sincero da palavra.

E que igreja devo escolher para me congregar?


Bom... Isso é outro assunto, e vai ficar pra outra oportunidade... Aliás, para um outro post que você poderá acessar clicando AQUI. Que Deus o abençoe!

Você poderá gostar também de: "Culto é culto. Em qualquer lugar".

Êxodo 25: 8 “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles

Escrito por: Adriel Lima




23 Responses so far.

  1. Manoela says:

    Texto Abençoado e Edificante! Que Deus Continue o Abençoando e o Conservando em Sabedoria!

  2. Anônimo says:

    gostei do estudo, concordei com muita coisa . só nao concordei que nossa jornada seria mais fáceis juntos com outros irmaos...aliás não teria jesus feito o suficiente na cruz do calvario para nossa salvaçao? e outra coisa devemos busacar ainda nossa salvaçâo? caro irmão jesus já fez todo sacrificio por nós, o sacrificio por nossos pecados nao tem data de validade é eterno

  3. Verdade querido irmão. O sacrifício é eterno, e a salvação proveniente dele também. Desde que você não use isso como desculpa para viver em pecado. Pois como Deus diz em Hebreus 10:26 - 27:

    "Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas uma horrível expectativa de juízo e fogo ardente prestes a consumir todos os inimigos de Deus."

  4. Unknown says:

    Que belo texto amado irmão. Você com certeza é um abençoado por Deus nosso Pai todo poderoso, por ter um entendimento e discernimento a cerca deste assunto. Que Deus continue te abençoando.

  5. Anônimo says:

    Se Deus não habita em templo feito por mãos humanas, por que os pastores e "donos" de ministérios constroem igrejas tão suntuosas?

  6. Anônimo says:

    Concordo com vc Anônimo...
    As pessoas se "congregam" apenas com aqueles q fazem parte daquela agremiação ou instituição, e fazem acepções e apenas vão por barganha, pois quando se pergunta: Pq vc ama ou busca a Deus?
    Tirando as respostas mais óbvias q é prosperidade entre outros... Falam q é pq ele oferece a vida eterna...
    Mas logo indago com outra pergunta, e se Deus não der nada, vc o buscaria ou o amaria???
    Não sabem oq responder....
    Triste isso...
    Pois temos q AMAR a Deus pelo q ele é, por ter nos criado, pelo seu amor...
    Mas infelizmente,criaram essas instituições com objetividade de se ganhar dinheiro e pra separar aqueles q eles acreditam ser de Deus... e os q não são...
    Pois para os Líderes Religiosos e todos q fazem parte destes templos...
    QUEM ESTÁ DENTRO É DE DEUS...
    QUEM ESTÁ FORA É DO DIABO...
    EU AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO...
    SIGO O EVANGELHO SIMPLES Q CRISTO DEIXOU...
    AJUDO O MEU PRÓXIMO E ME DESVIO DE TD Q DESAGRADA A DEUS...
    Para isso o Deus nos enviou seu Santo Espírito para nos ensinar em td e nos libertar desta Prisão Religiosa e deste peso q os Líderes Religiosos colocam sobre nossos ombros...
    Deus te abençoe e o importante não é estarmos juntos fisicamente... e sim em Espírito e em Vdd sempre...
    Abraço...

  7. Anônimo says:

    Deus não tá em uma igrejinha não ;)

  8. A salvação é eterna! Jesus morreu para nos salvar,Deus deu seu filho para o sacrifício, por isso adoro e amo meu Jesus querido!

  9. Unknown says:

    a igreja verdadeira não é prédio,mais sim as pessoas ou seja,os cristão. Jesus deixou bem claro que não habita em santuário feito por. mãos humanas e não requer nada de nossas mãos.

  10. Unknown says:

    Parabéns pelo texto, uma pena que como na época de Jesus, muitos tem ouvidos mais não ouvem ou melhor sabem ler mais não entendem ...

  11. _ says:

    Por que Deus é contrário ao sistema religioso institucional e denominacional?

    "para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste." (João 17:21)

    A vontade de Deus o Pai e de seu Filho Jesus, é que todos os cristãos sejam um, isso sujere unidade ou união mas na realidade não é o que vemos por aí.

    "E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;" (Mc 3:24 e Sl 133:1)

    Divisão significa duas visões, no Brasil cada religião cristã tem uma visão diferente da outra, por isso a tendência do reino religioso é deixar de existir por falta de união.

    “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2:42)
    "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." (II Cor. 13:11)

    O povo de Deus não está perseverando, não vivem em paz, não tem um mesmo parecer ignorando assim o ensinamento dos apóstolos portanto desagradando o criador.

    "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." (Jo 2:19 e Mt 25:2)

    O próprio Jesus é contrário ao modelo de sistema religioso institucional, com essa declaração ele mesmo constituiu cada cristão cristao um templo ao ressuscitar ao terceiro dia.

    "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Cor. 6:19)

    Não existe necessidade de prédios físicos, agora Deus o Pai e Jesus o Senhor habita dentro de cada um que o receber como Senhor e salvador.

    "Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:" (Atos 7:48)

    Veja que a vida do Deus altíssimo pelo seu Espírito não habita em construções feitas por mãos humanas porque Jesus aboliu aquele modelo de adoração.

    "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

    Adorar em espírito significa exaltar, louvar, glorificar, engrandecer, ter temor reverencial ao Espírito de Deus que habita no cristão através da maneira de viver, falar, comportar-se, tratar o próximo como Jesus tratou, amando, bendizendo, orando, tendo compaixão, misericórdia, sendo pacificador, curando e desejando o bem sempre.

    "Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pe 2:9)

    Onde houver um crente no Senhor Jesus anunciando o amor de Deus e a salvação pelo sacrifício de Jesus Cristo, ali estará a Igreja de Deus, a palavra igreja na novo concerto significa pessoas convertidas a Cristo em um determinado lugar, e não religiões institucionalizadas com cargos hierárquicos e fins comerciais ou lucrativos, Jesus nunca cobrou 1 centavo sequer para anunciar a palavra do Pai celestial o Mestre não teve religião e não deixou nenhuma para ser seguida, deixou-se a si mesmo para ser seguido como exemplo de amor.

    "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mt 16:24)

    Tags: igreja de Deus, denominação, templos, significado, religião, reinismo, templocentrismo, instituições, denominações, igrejas fechadas, templismo, mercado, comércio, objetos, campanhas, megatemplos.

  12. Unknown says:

    Tem muitas passagens usa das como justificativas que são ensinamentos do velho testamento e não da nova aliança...

    A partir de Atos nos ja estamos debaixo da graça, ja estamos sobe efeito da nova aliança...

    Matheus muitos outros livros que foi citado são tudo da velha aliança, ali estávamos todos perante a lei, então os ensinamentos, tudo era diferente do que é na nova aliança!


    Matheus, Marcos, João, Lucas estamos tudo de baixo da lei.

    O véu se rompeu em Atos dos apóstolos. Ali se concretiza a morte de Cristo na Cruz.

    Demais passagens Cristo ainda estava vivo e cumprindo os sacrifícios...

    Para que um atestado passe a valer, é preciso que o testador venha a óbito. Entra bem claro na bíblia!

  13. Anônimo says:

    Esses dias, passei em frente de um bar. Estavam lá mais de três em nome de Jesus reunidos. Bebendo um cachaça... Imaginei q Deus estivesse com um copo tomando uma tbm. Porq pela palavra, onde estiver dois ou três. Reunido em nome dele, lá estará.

  14. Anônimo says:

    �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� �� ��....Posso até te dar razão na sua vontade de não ir nas igrejas e congregações feitas por mão humana. Agora me responde aí na sua irá. Do q vc está hoje. Quando o próprio Jesus na sua ira, chegou tirando os comerciantes. E nas palavras de Jesus.... Ele disse isso aqui oh! �������� João, 2:13 - Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
    João, 2:14 - E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
    João, 2:15 - e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
    João, 2:16 - e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio . aproveitem quando querer ler biblia sem Deus por perto. Tenham ao menos um dicionário. Templo, e casa.. .

  15. Anônimo says:

    Desculpe pela ignorância meus mano... Esse texto já é de sua vida adulta. Tenho q te falar, tbm quando ele ensinava os doutores na casa, no templo de Deus. Feito por mão humana. Aí diz q a palavra está mentido, ou quem fez esse texto foi o demônio ou alguém usado por satanas.Sua revolta não tem justificativa...Se não Parar com isso, vai acabar ficando fora do reino. Porque isso q vc corresponde agora é ira. Vc pode irar, não é pecado. Mais ficar com ele aí sim;te deixa fora. Porque é através dela q vc peca. Ireis mais não pequeis.
    Lucas, 2:42 - Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
    Lucas, 2:43 - e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
    Lucas, 2:44 - julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
    Lucas, 2:45 - e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
    Lucas, 2:46 - E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
    Lucas, 2:47 - E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
    Lucas, 2:48 - Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
    Lucas, 2:49 - Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?

  16. Anônimo says:

    Desculpe pela ignorância meu mano... Esse texto já é de sua vida adulta. Tenho q te falar, tbm quando ele ensinava os doutores na casa, no templo de Deus. Feito por mão humana. Aí diz q a palavra está mentido, ou quem fez esse texto foi o demônio ou alguém usado por satanas.Sua revolta não tem justificativa...Se não Parar com isso, vai acabar ficando fora do reino. Porque isso q vc corresponde agora é ira. Vc pode irar, não é pecado. Mais ficar com ele aí sim;te deixa fora. Porque é através dela q vc peca. Ireis mais não pequeis.
    Lucas, 2:42 - Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
    Lucas, 2:43 - e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
    Lucas, 2:44 - julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
    Lucas, 2:45 - e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
    Lucas, 2:46 - E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
    Lucas, 2:47 - E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
    Lucas, 2:48 - Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
    Lucas, 2:49 - Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?

  17. Unknown says:

    Sim mais no original não eram chamados de cristãos mais sim povo messiânicos,para cada estudo temos q comparar com os originais,o problema de congregar em denominações e q tá cheio de heresias,isso é claro, e fica evidente quando olhamos para os frutos, por exemplo tá cheio de maçons clamando para te abençoar, tenho certeza q está sendo em vão,e o pai abobina, sinceramente não da para confiar no homem.

  18. Anônimo says:

    Sim o Espirito do Criador mora sim em um templo!
    Sabe qual? Você! Essa é a nova aliança.

    Deus nunca pediu para construir nenhum templo, quanto pretenção a nosssa, até Salomão entendeu que Deus é grandioso demais para morar em templos feito por homens. Seria um projeto muito simplório e superficial e carnal. Porém Deus é espirito! A verdadeira adoração a Ele é em espirito e em verdade por toda a sua vida aqui na terra. Examinen-se a si mesmos e limpem o local onde Ele habita, meu amado, minha amada... E sejam luz no caminho da Eklesia. Saiam do arraial do templocentrismo. Comecem a praticar o evangelho de verdade, sem liturgias ou sacrifícios que aos olhos de Deus que dentro de você mora não tem valor. Não seja conivente com a corrupção deste mundo religioso que distorce a palavra de Deus por não entender que Deus é espirito e habita em vós e Ele te ensinará todas as coisas.

    Tanto o Cristianismo pagão quanto o Judaismo até hoje, desobedecem a Deus...

    Você é responsavel a partir de Cristo pela nova aliança a ser Sacerdócio santo, Casa espiritual, Pedra viva. A igreja não vai à igreja, ela é a igreja, todos que adoram a Cristo em espírito e em verdade. Então preste atençao no que diz verdadeiramente as escrituras pelo Espírito Santo de Deus e pare de ouvir o que diz o homem e sua teologia sistematica. Estudar a palavra de Deus exige seriedade e comunhão em Espirito no seu dia a dia em todos os lugares e situações você leva o Espirito de Deus contigo. Que responsabilidade hein? Grupo do facebook: Pedras vivas! Flávio Lemos

  19. Samuel Silva says:

    Muito bom , muito edificante , espero este conteúdo ter aberto muitas mentes a respeito de servir a Jesus Cristo juntos a todos irmãos em união e buscando o poder de Deus , vivendo em espirito e não na carne , orando em todo tempo..
    Obrigado Adriel Lima..

  20. Unknown says:

    É MUITO FÂCIL IR Á IGREJA, QUERO VER VOCE SER ¨¨Ä IGREJA¨¨¨¨¨¨

  21. Anônimo says:

    gostei de seu estudo , más tem um porem ... !! se Deus diz em sua palavra que não habita em templos de alvenaria , porque motivo ele estaria agora levando os seus filhos a cultuarem em um templo alvenaria?? , no qual ele mesmo disse que não habita ??? não é mesma coisa em que Deus diz pra não adorarem imagens de escultura , e o homem desobedece a Deus e faz mesmo assim as suas imagem de escultura e os adoram ?? isto é !! Deus fala que não habita em templos más você faz o templo ,Deus abomina os idulos e você vem e faz os idolos >

  22. Third Temple says:

    "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns" - Congregar não é ir a um templo. Congregação não é uma igreja de pedra. Congregação é o ato de estar em meio à pessoas que também creem e se ajudam. Isso não depende de forma alguma de um templo. Se concentrem nas coisas que Jesus disse.

  23. Unknown says:

    Amado ,a paz ! Mas Jesus falou 2 ou 3 n mandou abrir igrejas prédios com placas 1corintios c:1v:2" Paulo fala a igreja de Deus !! Pessoas !! O lugar certo e na presença dele ,em casa na rua nas praças ou em um lugar sem placas de ministérios !!

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.