Por Roy Adams 
Ave Maria, uma das mais antigas e a mais popular das orações cristãs, tem sido parte da liturgia católica desde o século XV, recitada como parte do rosário. Incorporada a melodias, ela aparece em várias versões. As composições de Franz Schubert e Charles Gounod são consideradas as mais populares. Se alguma vez você já as ouviu cantadas por Luciano Pavarotti (ou um pouco mais comovente – perdão pela irreverência— por Aaron Neville), então compreende quão cativantes são essas peças musicais. Elas me cativam toda vez que as ouço.
Não obstante os elementos bíblicos válidos da canção (com base em Lucas 1),
 o que temos ali é essencialmente uma oração a Maria, para muitos de nós
 disfarçada pela versão em latim. Será que eu me emocionaria com essa 
obra se a letra fosse simultaneamente traduzida enquanto a linda melodia
 chegasse aos meus ouvidos? Veja o que diz a letra:
“Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora de nossa morte. Amém.”
rogai por nós pecadores,
agora e na hora de nossa morte. Amém.”
Se eu permitir que meu amor pela música 
ofusque o conteúdo inapropriado da letra, então será puro emocionalismo 
de minha parte. Orar pelos mortos é impróprio e não bíblico.
Desde seus primórdios, a Igreja 
Adventista do Sétimo Dia deu muita importância à teologia e à doutrina. 
Embora tenhamos sido zombados por isso e apesar de alguns adventistas 
terem involuntariamente tornado a doutrina e a teologia repugnantes, 
seria um erro terrível abandonar essa postura histórica. E nenhuma das 
doutrinas que defendemos é mais duramente rejeitada do que a questão do 
que acontece às pessoas quando morrem.
Onda de Livros

Certo professor, em uma de nossas 
universidades, entrou em contato comigo no início de 2009, perguntando 
se eu ouvira falar sobre “o fenomenal best-seller cristão … A Cabana.”1
 Os professores da classe de Escola Sabatina, disse ele, haviam usado 
esse livro em lugar da lição no trimestre anterior e ele disse ter 
ouvido que outras igrejas adventistas também o “introduziram para discussão na Escola Sabatina e outros usos”.
 Desde aquele dia, tenho ouvido que outras instituições adventistas 
estão recomendando o livro para os alunos e até (em um dos casos) 
distribuindo exemplares nos dormitórios e convidando o autor para 
entrevistas e palestras para alunos e funcionários.
A ficção tem recebido críticas elogiosas 
de alguns periódicos. Em um anúncio no site do livro na Internet, Eugene
 Peterson descreve A Cabana como tendo o “potencial de fazer por nossa geração o que O Peregrino, de John Bunyan, fez pela sua”.2
E qual é o assunto do livro?
Um resumo do enredo aparece na contracapa do livro: “Missy,
 a filha mais nova de Mackenzie Allen Philips, foi raptada durante as 
férias da família e encontrada morta e abandonada numa cabana no deserto
 do Óregon, com evidências de que tenha sido brutalmente assassinada. 
Quatro anos depois, no meio de sua grande tristeza, Mack recebe um 
bilhete suspeito, aparentemente vindo de Deus, convidando-o a voltar à 
cabana para um fim de semana. Contra o melhor de seu bom-senso, ele 
chega à cabana numa tarde de inverno e volta ao seu mais terrível 
pesadelo. O que ele encontra ali muda seu mundo para sempre.”
Uma coisa que nunca devemos fazer é 
subestimar o poder da ficção. E o que temos nesse livro é ficção com uma
 agenda – agenda teológica. Na cabana isolada, Mack encontra os três 
membros da Divindade e descobre que tudo em Deus envolve “relacionamentos”,
 uma palavra bem popular nos círculos cristãos hoje em dia. (Aconteceu 
de eu estar estudando o livro de Jeremias enquanto lia o livro e não 
pude deixar de observar o imenso contraste entre o Deus de A Cabana e o Deus de Jeremias. Casualmente, encontramos ali um Deus de convívio, que precisa do seu café da manhã e vai em busca de bebidas alcoólicas.)
Filhas Mortas Estão Voltando
A coisa mais importante que acontece na 
cabana é que Mack, mais tarde, é colocado em contato com (você 
adivinhou) Missy, que agora está em segurança (adivinhou novamente) no 
Céu. Ela lhe traz conforto, oferece pistas sobre o assassino e lhe 
garante que ele não é culpado por sua morte. Toda a narrativa é um sonho
 envolvido por torpor dentro de um trabalho de ficção. Tudo é fluido, 
exotérico, místico. Mas algo claramente aceito é que os mortos podem se 
comunicar conosco.
Esse é um assunto que tem saturado a cultura contemporânea, como observou o crítico de cinema do Los Angeles Times, Bob Mondello, em recente declaração na Rádio Pública Nacional.3 Falando sobre o recente filme, Mondello observou: “Filhas mortas voltam como fantasmas para ajudar os pais.” No filme The Lovely Bones, “o fantasma de Susie Salmon … cuida de seu pai, guiando seus passos na direção do assassino”. No The Edge of Darkness“, a
 garotinha do papai, ao tentar sair do caminho perigoso, é morta à porta
 de entrada da casa dele e, em seguida, começa a falar com ele do além. “E
 no drama histórico A Criação, “a filha de Charles Darwin (Annie) 
falecida havia pouco tempo … aparece em seu escritório e o encoraja a 
terminar seu legendário livro A Origem das Espécies”.4
Sussuros de Fantasmas, série da Televisão CBS,
 americana, que estreou em setembro de 2005, é apenas mais um de uma 
série de outras na mesma linha. E o enredo segue a vida de Melinda 
Gordon (Jennifer Love Hewitt), que é capaz de “se comunicar com espíritos presos ou fantasmas que se agarram à vida, porque eles têm questões não resolvidas em nosso mundo”.5
Perigo
A questão mais controversa para os 
evangelistas adventistas não é defender o sábado, mas o estado dos 
mortos. As pessoas querem acreditar que seus entes queridos que partiram
 foram para o Céu e estão “olhando para baixo”, para eles, e são capazes de enviar sinais e mensagens. Qualquer ensino contrário, enfrenta dura resistência.
O preeminente estudioso do Novo Testamento, o falecido Oscar Cullmann,
 disse que algumas das piores cartas que recebeu em toda a sua carreira 
vieram em reação a um pequeno ensaio no qual argumentava a conjectura 
bíblica da ressurreição dos mortos contra o conceito grego da 
imortalidade da alma. Uma mulher francesa escreveu-lhe: “O povo francês, morrendo por falta do pão da vida, tem recebido, em vez de pão, pedras, senão serpentes.”6 Numa cerimônia fúnebre, repleta de celebridades na Catedral Nacional de Washington, pouco depois do “11 de Setembro”, Billy Graham, cujas palavras seriam, noutras circunstâncias, um excelente sermão, afirmou aos ouvintes que “muitas das pessoas que morreram na semana passada estão no Céu agora”.7
Seja por meio da ficção ou (supostamente)
 narrativas da vida real (como em um programa religioso que ouvi 
recentemente no rádio, em que as pessoas se reúnem, como em sessão 
espírita, para invocar a aparição de Maria), há muita “mensagem subliminar” aí fora, numa abordagem sutil, compreendida por todo anunciante.
É importante não reagirmos 
exageradamente a cada incidente que ocorre na sociedade, mas a confusão
 sobre o que acontece quando morremos não é uma questão irrelevante. 
Pode servir como trampolim para o espiritualismo, uma evolução perigosa 
prevista para desempenhar papel decisivo na crise final. Olhando através
 dos séculos para nosso tempo, João viu: “Então, vi sair da boca do dragão, … da besta e … do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs.” Eles são, disse ele, “espíritos
 de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo 
inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus 
Todo-Poderoso” (Ap 16:13, 14).
Como adventistas, temos uma missão 
especial. Às vezes, por ingenuidade, ou por complexo de inferioridade, 
podemos danificar nossa “marca”. Acho que sempre serei cativado
 pela música da Ave Maria, mas recomendar e endossar essa peça para 
outras pessoas seria errado. Posso me impressionar com o brilhantismo 
literário de A Cabana, identificar-me emocionalmente 
com a tragédia que levou William Young a escrever a obra, e até indicar 
para meus alunos como leitura acadêmica. Mas usá-la como substituto da 
Lição da Escola Sabatina ou endossá-la para os alunos adventistas, seria
 ir muito longe. Em virtude de questões bíblicas envolvidas e o poder 
sobrenatural da ficção, seria tão irresponsável quanto apresentá-los a Ouija Boards e às cartas de tarô.
Indo aos extremos, para muitos, esse trabalho, embora bem intencionado, pode muito bem servir como uma incursão ao ocultismo.
1Wm. Paul Young, A Cabana (Editora Extante, 2008).
2 http://theshackbook.com.
3 “Daughters, daughters everywhere… “ NPR, 29 de janeiro de 2010. www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=123122932&sc=emaf.
4 Ibid.
5 www.cbs.com/primetime/ghost_whisperer/about.
6 Oscar Cullmann in Krister Stendahl, ed., Immortality and Resurrection (New York: Macmillan Co., 1965), p. 47.
7 www.americanrhetoric.com/speeches/billygraham911memorial.htm.
Roy Adams é editor associado da Adventist World.
2 http://theshackbook.com.
3 “Daughters, daughters everywhere… “ NPR, 29 de janeiro de 2010. www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=123122932&sc=emaf.
4 Ibid.
5 www.cbs.com/primetime/ghost_whisperer/about.
6 Oscar Cullmann in Krister Stendahl, ed., Immortality and Resurrection (New York: Macmillan Co., 1965), p. 47.
7 www.americanrhetoric.com/speeches/billygraham911memorial.htm.
Roy Adams é editor associado da Adventist World.
Fonte: Adventist World







