quinta-feira, 3 de maio de 2012

O mais completo estudo sobre Colossenses 2:16 Parte 1


Por que em Colossenses 2:16 Paulo ao citar Dias de festas, luas novas ou sábados, não está se referindo o sábado semanal do sétimo dia ao usar a expressão “sábados”?
A maioria dos comentaristas defende a tese de que em colossenses 2:16 a expressão Dias de festas se refere a todos os sete sábados cerimoniais anuais, luas novas se refere ao cerimonial mensal, sábados se refere ao sábado semanal.
Supondo assim que Jesus aboliu 1º As festas sabáticas anuais, as cerimônias mensais, e a observância do sábado semanal. Seguindo a projeção: 1º  - Ano, 2º - mês, 3º  - Semana .
E equivalem-se das seguintes passagens como antecessoras e passiveis de serem usadas para explicar colossenses 2:16:
(ver Nm 28-29; 1Cr 23:29-31; 2Cr 2:4; 8:12, 13;  31:13; Ne 10:33; Ez 45:13-17; 46:1-15; Os 2:11)

Quanto às passagens analisaremos todas de uma por uma mais adiante. E faremos um estudo hermenêutico, sintático e textual de colossenes 2:16, juntamente com as demais passagens para descobrirmos se fato a projeção Anual, mensal, semanal está correta como muito pensam. Mas por hora detenhamos o nosso estudo em torno das seguintes questões:

A expressão “sábados” se refere ao sábado semanal? Por que os "sabatistas" não crêem que o sábado semanal está incluso na expressão “sábados”?
Não cremos que colossenses se refere ao sábado semanal pelos seguintes motivos:

1º - Paulo, o próprio autor da carta a igreja de Colossos, guardava o sábado (Atos 18:1,3-4, Atos 17:2, Atos 13:14, Atos 13:42). Inclusive em território Gentil e onde não havia templo (Atos 16:13)

2º Existem enormes diferenças entre o sábado do sétimo Dia (semanal) e os sábados cerimoniais, As festas sabáticas que eram no numero de sete, eram também chamadas de sábados porque eram dias em que o povo cessava os trabalhos seculares e se dedicavam somente ao culto religioso. E ao chegarem tais dias era impresso nas mentes das pessoas o mesmo espírito solene característico do sábado semanal. As próprias palavras sabbat (sábado em hebraico) sabbata (sábados em grego) sabbaton (sábado em grego) significam descanso, ou descansos. E de fato tanto no sábado semanal, como nos sábados cerimoniais havia descanso dos trabalhos seculares.
Porém existem várias diferenças entre o sábado semanal e os sábados cerimoniais. Analisaremos a seguir algumas das principais diferenças entre tais dias:

Sábado do sétimo Dia:
Instituído na criação do mundo, sendo o único dia abençoado e santificado por Deus, antes do pecado entrar no mundo, e antes do povo judeu existir. É um dia fixo da semana (sétimo dia)
Sábados cerimoniais: Instituídos por Deus muito tempo depois da criação do mundo, após o pecado ter entrado no mundo, após o povo judeu ser libertado do Egito. Eram datas fixas em dias móveis. Podiam cair em numa quarta-feira, numa sexta-feira, etc. Quando caiam no sábado semanal eram chamados de sábado grande.

Sábado do sétimo Dia:
Deus descansou nesse Dia para nos dar o exemplo. Pois sendo Deus Ele não se cansa. (Genesis 2:3)

Sábados cerimoniais:
Deus não descansou em nenhum dos sete sábados cerimoniais.

Sábado do sétimo Dia:
Guardado 52 vezes ao longo do ano.

Sábados cerimoniais:
guardados apenas uma vez por ano cada. Totalizando sete vezes.

Sábado do sétimo Dia:
É o único sábado de que trata o quarto mandamento dos 10 que compõem a lei moral de Deus, escrito nas tábuas de Pedra que foram colocados por ordem de Deus dentro arca sagrada da aliança (Deuteronômio 10:5) Arca essa que existe no santuário celestial (Apocalipse 11:19). Sendo os 10 mandamentos a única parte da bíblia que Deus escreveu com o seu próprio dedo (êxodo 31:18) e fez questão de pronunciar com sua própria voz para todo o povo. E após ter pronunciado deixou claro que nada devia ser acrescentado a tal Lei (Deu 5:22).

Sábados cerimoniais:
Escritos por Moises em um livro junto com as leis cerimoniais (Deuteronômio 31:24) e postos ao lado da arca da aliança (Deuteronômio 31:26)

Sábado do sétimo Dia:
Quando a palavra sábado é usada para se referir ao sábado do sétimo Dia é o sábado é chamado de “sábado do Senhor” (por Moises, pelo povo, etc.) ou de “Meus sábados” (pelo próprio Deus), conforme as passagens em exemplo abaixo:
Êxodo 20:8 – “...Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR
Êxodo 16:23 – “...O Santo sábado do SENHOR
Neemias 9:14 – “...o teu santo sábado lhes fizeste conhecer;”
Levítico 23:3 – “...é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”
Levítico 23:38 – “além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons,”

Exodo 31:13 – “Guardareis os meus sábados
Isaias 56:4 – “Aos eunucos que guardam os meus sábados
Ezequiel 22:8 – “Profanaste os meus sábados

Sábados cerimoniais:
Deus chama de “vossos sábados” e “seus sábados”:
Levítico 23:32 – “desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado”.

Levítico 16:31 – “Será  o vosso sábado de descanso solene”. (Dia da expiação).

Oséias 2:11 – “e os seus sábados, e todas as suas assembléias solenes”.

Levítico 26:34  –  “Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação,  ...folgará nos seus sábados.”

Levítico 26:35 – Por todos os dias da assolação descansará, pelos dias que não descansou nos vossos sábados, quando nela habitáveis.

Depois de Moises citar as festas da expiação e do tabernáculo, e as informações das mesmas ele faz menção ao que ele chama de “sábados do SENHOR” em Levítico 23:38: “Além dos sábados do SENHOR

Sábado do sétimo Dia: Tendo Jesus passado três anos e meio preparando e orientando seus seguidores, ele teve tempo de sobra para deixar claro para eles, que não precisariam mais guardar o sábado do sétimo dia após a sua morte. Porém o que percebemos ao estudar o livro de Lucas é que eles continuaram guardando o 4º mandamento. As mulheres mais próximas de Jesus, por exemplo, continuaram guardando o sábado semanal após a morte de Cristo (Lucas 23:56).

Paulo também continuou guardando o sábado. A bíblia fala que sua profissão era fazer tendas (atos 18.1-3), mas ao sábado a bíblia nunca fala de Paulo fazendo trabalho secular. Sempre ao sábado Paulo estava se dedicando exclusivamente ao trabalho missionário, indo pra igreja, evangelizando as pessoas, pregando para judeus e gentios em territórios onde havia sinagogas (Atos 18:3-4, Atos 17:2, Atos 13:14, Atos 13:42) ou em território Gentil e para os gentios onde não havia templo (Atos 16:13).

Sábados cerimoniais:
Por serem feriados criados por Deus exclusivamente para que acontecessem cerimoniais que simbolicamente apontavam para Cristo, perderam o seu sentido após Cristo ter vindo morrer por nós e cessaram de vigorar para nós (Oséias 2:11 e colossenes 2:16) . Visto que eram sombras do Cristo que viria (col 2:17) as funções desses dias foram transferidos para Cristo. Como o Dia da Expiação, por exemplo, que é um dia de juízo, no qual Ele julga a humanidade (João 5:22; 1 Pedro 4:17; Apocalipse 14:6, 7) antes do retorno glorioso dEle (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12).

Sábado do sétimo Dia:
não era sombra de Jesus porque sempre foi um memorial de um importante evento do passado. Sendo um memorial da criação. Isso fica evidente quando na primeira vez que o quarto mandamento é apresentado o motivo dado é: Porque em seis dias fez o “SENHOR o céu, a terra, o mar e tudo que neles há”(êxodo 20:11). Remetendo os ouvintes ao passado, mais precisamente a criação do mundo. O mesmo convite para lembrarmos da criação e de Deus como criador será feito por um dos anjos mensageiros em Apocalipse 14:7:

“Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (compare com Êxodo 20:11)

Continua na segunda Parte, não deixe de conferir pois é a parte realmente esclarecedora do artigo. (Para ler a segunda parte clique aqui)

Autor:
Adriel Lima, Web Evangelista.

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