Continuando o estudo iniciado na parte 1 (clique aqui para ler)
Voltemos a Colossenses 2:16...
Vimos no inicio do estudo que os comentaristas bíblicos sugerem diferentes passagens para explicar colossenses 2:16. (ver Nm 28-29; 1Cr 23:29-31; 2Cr 2:4; 8:12, 13; 31:13; Ne 10:33; Ez 45:13-17; 46:1-15; Os 2:11) Das quais vamos estudar o contexto e a ordem apresentada nas mesmas.
1 Crônicas 23:31 - E para oferecerem os holocaustos do SENHOR, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o SENHOR;
Seqüência: 1º - Sábados, 2º Luas novas, 3º Solenidades (Dias de festas)
O assunto em questão é os dias em si ou sua extinção? Não
Assunto central: Os holocaustos oferecidos no templo.
2 Crônicas 2:4 - Eis que estou para edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do SENHOR nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.
Seqüência: 1º - Sábados, 2º - Luas novas, 3º - Festas
Seqüência: 1º - Sábados, 2º - Luas novas, 3º - Festas
O assunto em questão é os dias em si ou sua extinção? Não
Assunto central: Edificação do templo e os holocaustos.
Ezequiel 45:17 - E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, em todas as solenidades da casa de Israel. Ele preparará a oferta pelo pecado, e a oferta de alimentos, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.
Seqüência: 1º - festas, 2º - Luas novas, 3º - sábados.
Seqüência: 1º - festas, 2º - Luas novas, 3º - sábados.
O assunto em questão é os dias em si ou sua extinção? Não
Assunto central: A responsabilidade dada ao príncipe em relação aos Holocaustos, ofertas e libações.
Isaías 1:13 - Não continueis a trazer oblações; o incenso para mim é abominação; a lua nova e os sábados, a convocação das assembléias...não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene.
Seqüência: 1º - Luva nova, 2º - sábados, 3º - convocação das assembléias.
Seqüência: 1º - Luva nova, 2º - sábados, 3º - convocação das assembléias.
O assunto em questão é os dias em si ou sua extinção? Não
Assunto central: Iniqüidade associada ao culto solene.
Neemias 10:33 - para os pães da proposição, para a contínua oferta de cereais, para o contínuo holocausto dos sábados e das luas novas, para as festas fixas, para as coisas sagradas, para as ofertas pelo pecado a fim de fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.
Seqüência: 1º - Sábados, 2º - Luas novas, 3º - Festas
Seqüência: 1º - Sábados, 2º - Luas novas, 3º - Festas
O assunto em questão é os dias em si ou sua extinção? Não
Assunto central: Os holocaustos oferecidos no templo.
Oséias 2:11 - Também farei cessar todo o seu gozo (Festas), as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas assembléias solenes.
Seqüência: 1º - festas, 2º - Luas novas, 3º - sábados.
Seqüência: 1º - festas, 2º - Luas novas, 3º - sábados.
O assunto em questão é os dias em si ou sua extinção? Sim.
Assunto central: O cessar de tais das festas, dos cerimoniais mensais, e dos sábados.
Comparando os textos com Colossenses 2:16
Comparando os textos que analisamos com colossenses 2:16 percebemos que somente em duas passagens a seqüência é a mesma de colossenses: Ezequiel 45:17 e Oséias 2:11. Porém O tema central de Ezequiel 45:17 não é os dias em si, mas a responsabilidade dada ao príncipe em relação aos holocaustos. Logo o assunto em questão está ligado apenas aos holocaustos, e não trata de abolição de das festas sabáticas.
No caso de Oséias 2:11 não há nenhuma menção aos holocaustos, libações ou ofertas de manjares. O tema central é de fato os dias em si. Mais precisamente o cessar de tais dias. Sendo o único texto do velho testamento que deixa claro que as festividades sabáticas seriam extintas por Deus. Concluímos então que a passagem que de fato se encaixa sintaticamente, que completa e explica colossenses 2:16 é Oséias 2:11.
Voltando as perguntas iniciais
A seqüência Dias de festas, luas novas e sábados de colossenses 2:16 e de Oséias 2:11 se referem a projeção: Festas (todos as sete festas sabáticas anuais), Luas novas (cerimonial mensal), Sábados (sábados semanais)?
A resposta é NÃO, pelos seguintes motivos: Primeiramente, vamos relembrar quais são os sete sábados cerimoniais: - 1º Sábado – Páscoa – 15º dia do primeiro mês
- 2º Sábado Festa dos Pães Asmos – 21º do primeiro mês.
- 3º Sábado – Festa das Prímicias(Pentecostes Shavuot) – 6º dia do terceiro mês.
- 4º Sábado – Memória da Jubilação(Festa das Tormbetas) – 1º dia do sétimo mês.
- 5º Sábado – Dia da Expiação(Yonkipur-Grande yoma) – 10º dia do sétimo mês.
- 6º Sábado – 1º Dia da Festa dos Tabeernáculos (Sucot) – 15º dia do sétimo mês.
- 7º Sábado – Último dia da Festa dos Tabernáculos – 22º dia sétimo mês.
Perceba que três estão em negrito e vermelho. Os três festas sabáticas cerimoniais são chamadas de “festas da peregrinação”. Guarde essa informação na sua memória, pois ela é fundamental para compreender a passagem em questão.
A palavra festa no velho testamento é “Chag” (Hebraico) e a palavra correspondente no grego é “Heorte”. Tanto na versão hebraica quanto na versão grega a palavra festa é sempre usada para se referir a três festas específicas que são: A Páscoa, Pentecoste e a festa dos tabernáculos.E NUNCA é usada para se designar ao Dia da expiação e nem a festa das trombetas ou anos sabáticos.
Chag/ Heorte
|
Sabbat/Sabbata/Sabbaton
|
Páscoa
|
Dia da expiação
|
Pentecostes
|
festa das trombetas
|
Festa dos tabernáculos
|
anos sabáticos
|
Quando a bíblia menciona o dia da expiação e os anos sabaticos as palavras empregadas são:
- · sabbat sabbaton (hebraico)
- · sabbata sabbaton (grego - Septuaginta) uma única vez em toda a tradução grega.
- · sabbata (grego - Septuaginta) todas as demais vezes na tradução grega da septuaginta.
Em levítico 23:32 por exemplo, a palavra usada para dia de expiação é sabbat. E é traduzida para o grego como sabbata. O mesmo acontece com os anos sabáticos. Quanto à festa das trombetas, na tradução do velho testamento feita pela septuaginta a palavra usada para se referir festa das trombetas é sabbaton e NUNCA é usada a palavra chag (hebraico) Heorte (grego – Septuaginta).
Dessa forma as palavras sabbata e sabbaton que são comumente usadas para se referir ao sábado semanal também podem se referir aos sábados cerimoniais, dependendo do contexto e dos marcadores sintáticos.
O mesmo acontece no novo testamento, onde sempre que é citado a festas de Páscoa, Petencostes e tabernáculos a palavra empregada é Heorte (festas), já no caso das festas de Dia da expiação, festa das trombetas e anos sábaticos NUNCA é usada tal palavra. As palavra usadas para designar tais festas são sabbata e sabbaton. Com exceção de uma única vez em que é empregada a expressão sabbata sabbaton (as duas palavras juntas).
Dessa forma o argumento de que a expressão dia de festas inclui todos os sábados cerimoniais anuais cai por terra. Pois a palavra Heorte (Festas) JAMAIS é usada na bíblia para se referir a festa da trombetas, os anos sabáticos, nem o dia da expiação. Portanto seria ilógico Paulo usar tal palavra para englobar os sete sábados cerimoniais.
Por isso o que Paulo tinha em mente ao dizer “não vos julgueis por dias de festas, luas novas ou sábados” era:
- 1. Dias de festas – três festas da peregrinação (Páscoa, festa das primícias e tabernáculos).
- 2. Lua nova – Cerimonial mensal.
- 3. Sábados – Dia da expiação, festa das trombetas e anos sábaticos.
O único dia em que Deus descansou, abençoou, e santificou (separou); foi instituído por Deus na criação do mundo antes do pecado existir; continuou sendo guardado após a morte de Cristo; é o quarto mandamento de uma lei santa, justa e boa, eterna e imutável como o próprio Deus. Além do fato de não fazer sentido algum Deus descansar na "sombra" do Deus filho, no caso Jesus.
A referência [de sombra] é aos serviços do cerimonial Mosaico os quais apontavam para a obra do Messias.
E quanto a Oséias 2:11?
Já vimos até aqui que as palavras sabbata (σαββατα) e sabbaton (σαββατων) podem referir-se tanto ao sábado semanal como para os sábados cerimoniais (dia da expiação, trombetas e anos sábaticos). Mas há uma diferença determinada por marcadores sintáticos.
Sempre que sabbata e sabbaton se referem ao sábado semanal são precedidas ou acompanhadas de marcadores sintáticos como: Artigo definido, o verbo guardar, meu, meus, a palavra dia, e assim por diante. E sempre que sabbata designa a semana, a palavra é acompanhada por um numeral indicador (por exemplo, “sétimo dia da semana”).
E isso nenhum desses marcadores sintáticos ocorrem em Colossenses 2:16, nem em Oséias 2:11.
Pelo contrário. Em Oséias 2:11 podemos perceber Deus usando a expressão “seus sábados”, deixando claro que se referia aos sábados cerimoniais. E após esse exaustivo estudo, embora resumido, fica fácil entender que Heorte é a palavra usada para se referir a três festas sabáticas específicas, conhecidas como festas da peregrinação (Pascoa, primícias, tabernáculos) e que a palavra sabbaton é usada nessas duas passagens para se referir aos demais sábados cerimoniais.
Recomendo a você caro leitor, caso queira se aprofundar mais no estudo sobre colossenses 2:16 adquirir o livro “Julgando o sábado em Colossenses 2:16” de Ron du Preez. Esse livro é o mais detalhado e completo estudo acadêmico realizado até hoje sobre esse tema. E foi feito por um mestre em hebraico e grego que há anos tem pesquisado detalhadamente a bíblia em sua linguagem original.
Autor:
Adriel Lima, Web Evangelista.