quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Lei de Deus não existia antes do monte Sinai?

A Lei de Deus não existia antes de Deus os ter dado ao povo no monte Sinai?


Um dos principais argumentos contra a validade da Lei moral de Deus para os dias de hoje é o de que tal Lei NÃO existia antes de ter sido dada ao povo Judeu no monte Sinai.

Os opositores utilizam-se desse argumento porque o verdadeiro argumento que está por trás gira em torno do seguinte pensamento: "Se os servos de Deus (Abraão, Noé, etc.) que viveram antes dos 10 mandamentos terem sido dados ao povo judeu no monte Sinai  não conheciam e não guardavam tais mandamentos obviamente nós crentes não precisamos guardá-los, pois foram abolidos por Cristo na cruz.

É em cima dessa linha de raciocínio (ou de falta dele) que essa teia de aranha enganosa se sustenta.

Mas vejamos o que a bíblia diz. Os mandamentos morais não existiam antes de terem sido dados ao povo no monte Sinai? Vejamos...

Pra jogar esse argumento por terra só precisamos de uns três ou quatro textos bíblicos. Mas como gosto das coisas bem explicadas irei citar vários textos bem claros quanto ao assunto e um breve comentário sobre cada um deles.

Começaremos por Rom. 4:15 que diz que: "onde não há lei não há transgressão".
Somado com 1 João 3:4 que diz: "Todo aquele que pratica pecado também transgride a Lei: porque o pecado é a transgressão da Lei."

Analisando esses dois textos entendemos claramente que o pecado é a transgressão da lei e que sem uma lei para dizer o que é ou não pecado ninguém pode ser acusado de ter cometido pecado ou crime. E conseqüentemente não pode ser considerado culpado de transgressão.

Agora te convido a fazer a seguinte reflexão:
Em Gen 6:5-6 a bíblia diz claramente que Deus se arrependeu de ter feito o homem. A pergunta é: Por quê? Obviamente porque a humanidade fazia coisas abomináveis, tais como assassinato, adultério, cobiça e idolatria.
Como Deus poderia julgar e condenar a humanidade e destruí-la sem que houvesse uma lei moral que provasse que os humanos estavam fazendo coisas contrárias à vontade de Deus?
Seria como em um cruzamento onde não há semáforo você ser multado por não respeitar o sinal vermelho.

Durante décadas os germanos viveram sem ter lei escrita. Toda a cultura e leis eram transmitidas oralmente, de pai para filho. O direito germânico era, portanto, consuetudinário.

A Inglaterra também, nos primeiros anos de sua história possuiu um código de leis  transmitidas oralmente de pai pra filho. Sem que houvesse sido escrita em um documento legislativo oficial.

Não é de se admirar que Abraão mesmo tendo vivido séculos antes do povo Judeu existir, conhecia os mandamentos de Deus. Como o verso abaixo afirma:

Gênesis 26:5 - Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
 José, que viveu séculos antes do povo Judeu ser liberto do Egito, mostra claramente no verso abaixo, que sabia que adultério era transgressão da lei de Deus:

Gênesis 39:9 - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

Jacó certa vez sentiu-se desonrando quando José contou para seu pai que teve um sonho em que seus pais e irmãos se prostravam diante dele. Ouvindo isso Jacó imediatamente o repreendeu. Vale lembrar que o 5º Mandamento da Lei de Deus é "honrar pai e mãe"

Gênesis 37:10 - E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

Mas você deve estar pensando: "Como a humanidade conhecia os mandamentos morais de Deus?"

Simples... Quando Deus fez a humanidade, ele os fez perfeitos, dotados da capacidade de viver plenamente de acordo com os princípios morais divinos (que mais tarde foram resumidos em 10 mandamentos). Pois a Lei de Deus, que é reflexo do seu próprio caráter perfeito e imutável estava no coração do ser humano perfeito e sem defeito.

Porém quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, e o pecado entrou no mundo, aos poucos o homem foi corrompendo-se e abandonando a lei moral de Deus, tal lei que antes era escrita no coração humano, foi dando lugar à forte inclinação perversa para o mal, que logo ocupou o lugar antes ocupado pela lei moral de Deus, na consciência.

E sabendo disso Deus disse:
Gênesis 6:3 - Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Mas Nem todos se apartaram dos princípios morais de Deus. O verso a seguir prova isso:

Gênesis 6:8-9 - Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Para que Deus considerasse Noé justo, era necessário que Noé não transgredisse os princípios morais de Deus. Princípios esses, que eram constantemente pisados pela raça humana perversa. Como por exemplo:
Gen. 4.8: Caim quebrando o sexto mandamento.
Gen 4.23: Lameque quebrando o sexto mandamento duas vezes.
Gen 6.2: O homem cometendo o pecado da cobiça.

 Compreendendo tudo que leu até aqui, falta compreender ainda a seguinte questão: Por que Deus deu um código de lei moral em tábuas de Pedra?

1º Porque estando 400 anos cativos no Egito, o povo Judeu já havia esquecido completamente os princípios morais de Deus, e aderido aos costumes pagãos dos egípcios.

2º Porque Deus planejava no futuro voltar a escrever sua lei no nosso coração, tendo tal lei como alicerce da nova aliança. Nos habilitando, segundo o espírito a sermos obedientes as suas santas leis, sem que seja necessário uma tábua de pedra com tais leis escritas para estarmos constantemente olhando pra ela. Pois as tábuas hoje são nosso coração. Conforme os versos abaixo:

Ezequiel 11:19 - E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

Jeremias 31:33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 

Leia também Isaias 8:16 e Hb. 8.10

Não é atoa que hoje quando passa uma moça muito bonita de shortinho curto, e que sinto vontade de ficar olhando pra ela, lembro-me que amo a minha esposa e que ter pensamentos impuros a cerca de outra mulher também é adultério (Mateus 5:28). E logo desvio o olhar e passo a pensar em outra coisa. 
Isso é a lei moral de Deus escrita no coração do Cristão. A maior prova de que a Lei de Deus é válida para os dias de hoje.
 

Bom, vou encerrando por aqui, e se ainda te resta alguma duvida em relação ao fato da lei de Deus ser transmitida oralmente, antes de ser escrita em tábuas de Pedra, leia o texto abaixo:

Êxodo 13:9 - E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.


Não é por acaso que antes mesmo das tábuas dos mandamentos terem sido dadas ao povo, o maná caia em dobro na sexta-feira para não cair no sábado. Pense nisso... Deus não faz nada por acaso. O próprio 4º mandamento começa com um "lembra-te". Por que será?

"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos".  - João 14:15


 Autor: 
Adriel Lima, Web Evangelista.











One Response so far.

  1. Anônimo says:

    lembra o q a serpente falou? q sereis como deus conhecedores do bem e do mal.
    qndo eva e adao comeram o fruto proibido, primeiro mandamento quebrado, abriram se os olhos, e perceberam q estavam nús, depois eles foram expulso mas eles sabiam de tudo q deus tinha falado, não comerei da arvore do meio do jardim certamente qndo comeres morrerais, morream em espirito, perderam direitos, o sábado q deus santificou não existe seguimento trabalharais seis dias e no sétimo descansará, mas eles sabiam q tinha q tirar entre 7 um dia de descanso sabbath q não eh a tradução de sábado, pois sábado foi criado depois q jesus subiu aos seus, poderia eu ter colocado domingo como sabbath e essa seria a tradução ate hoje, então os mandamentos eram não comeras do fruto da arvore q ta no meio do jardim...

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.