quinta-feira, 13 de junho de 2013

#NamoroCristão: Estamos em crise, e agora?

Boa tarde queridos amigos e irmãos em Cristo! Ontem foi dia dos namorados, e passadas as declarações melosas, jantares românticos, carinhos e mimos que tornam esse dia todo especial, decidi trazer para os amigos namorados um post bem interessante, escrito pelo Samuel Oliveira, que é colunista no blog "Não Morda a Maçã". Esse post traz alguns conselhos bem interessantes sobre como devemos cuidar dos nossos problemas afetivos e eventuais crises do relacionamento. Confira!

No post de hoje quero trazer algumas lições que aprendi no meu relacionamento com a minha florzinha amada Helena durante estes anos em que estamos juntos. Como acontece em todos os relacionamentos, nós tivemos alguns momentos de crises e creio que elas são o motivo de continuarmos juntos até hoje. Calma, você entenderá o porque disso  logo mais abaixo.
Vale ressaltar que este post não é uma “receita de bolo” e que não é a única forma de resolver uma crise, mas foi a maneira como reagimos e aprendemos, talvez você possa aplicar em seu relacionamento também!

Vamos lá então!

images_520x350
Se você está num relacionamento há mais de 1 ano já deve saber que as crises acontecem sem que você ou a outra pessoa queira, elas simplesmente acontecem. E se você não está se relacionando com ninguém no momento saiba que quando iniciar, em algum momento, uma crise acontecerá. E o que fazer nessa hora???
O momento da crise gera brigas constantes, muitos descontentamentos, discussões por motivos em sua maioria insignificantes que podem fazer o casal até separar.  E na minha opinião, independente da definição que queriam dar a este momento turbulento, o que importa mesmo é a forma que lidamos nele, nossas atitudes que determinarão o futuro da relação.
Muitas pessoas enxergam essas fases  como coisas ruins e, de fato, são momentos difíceis, mas são momentos e não o todo. E o mais interessante disso é que, quando o casal consegue entender o porque de estarem daquele jeito e trabalham juntos para resolver eles acabam amadurecendo. Alguns desses exemplos ilustram um pouco melhor onde podem surgir os problemas:
  • Falhas de comunicação entre o casal, isso significa que uma das partes (ou os dois) não expressam o que realmente sentem, escondem e guardam frustrações, até o momento de “explodir”
  • Egoísmo
  • Quando deixamos de demonstrar amor ao outro da forma com ele(a) entende, daí baseado no livro “As 5 linguagens do Amor”, que por sinal, é maravilhoso!
  • Mais críticas do que elogios
E você pode adicionar o que é importante para vocês e que, quando não acontece, gera desconforto e com o tempo a crise.
Certo Samuel, mas como resolver?
casal_orando2_520x350
Novamente, não existe a fórmula para você usar e determinar que está em crise ou não, porque cada casal tem sua identidade, mas alguns sinais podem ajudar vocês a identificarem o momento:
  • Primeiro de tudo: orar para entender e discernir o propósito que Deus tem com tudo isso.
  • Ser racionais
  • Conversar, conversar e conversar muito, com bastante clareza colocando os pontos de vista e procurando entender o outro lado
  • Ter paciência para resolver a situação
  • Ser aberto a ouvir também
  • Deixar o orgulho de lado
  • Ser humilde e reconhecer um erro ou até mesmo que o outro pode ter razão
  • Ser sincero é primordial. Não mascare os sentimentos, mas saiba como expressá-los para o outro.
Acima de tudo isso, busque a Deus e o propósito Dele no relacionamento de vocês. Muito mais que beijos e abraços, os momentos de oração e adoração a Deus marcam nossa vida, e são desses momentos que Deus se alegra em ver casais juntos, e é essa a essência.

Por último, o que você(s) pode(m) aprender com a crise em um relacionamento?
orar1_520x350
  • É na crise que você conhecerá mais de perto a pessoa que está ao seu lado e conhece o “preço” de estar com ela.
  • É na crise que você irá decidir se continua com a pessoa, se pagará ou não o preço por viver com ela.
  • É na crise que você aprofunda o relacionamento.

Só estes pontos já dão outro post, mas no resumo é durante uma “turbulência emocional” que você pode conhecer mais a pessoa que está com você, e quando o “lado ruim” aparecer você poderá tomar a decisão de amar a pessoa e continuar com ela, procurando ajudá-la a evoluir e amadurecendo com ela.
Então, na hora que uma crise aparecer não se desespere. Lembre-se que, mesmo da crise, coisas boas podem surgir.
Só aplicando o assunto, passamos por momentos de crises e neles pudemos conhecer aspectos que ainda não conhecíamos ou não tínhamos prestado atenção. Tivemos várias conversas bem claras, ouvimos um ao outro, oramos e decidimos seguir com nosso relacionamento ajudando um ao outro a evoluir, amadurecendo juntos.
Como diz o Fernando, não existem casais perfeitos, existem casais que escolheram se amar e nós temos feito isso! Graças a Deus por tudo!
casal_520x350
Ok?
Fique com Deus e que Ele te ajude nas crises da vida. Não desista, porque a crise poderá ser o instrumento de crescimento!
Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.