terça-feira, 6 de novembro de 2012

A melhor de todas as festas!



Folheando minha bíblia me deparei com uma história que já havia lido algumas vezes, mas que nunca tinha parado para refletir sobre ela.
Trata-se do relato de uma grande festa que existe em Mateus 22:1-14.
Essa festa não era uma festa qualquer, ou uma “baladinha” de fim de semana. Tratava-se de uma super- festa organizada por um grande Rei.
O Rei da história organizou essa super festa para celebrar o casamento do seu único filho. Agora imagine só a alegria desse Rei em saber que estava bem próximo o dia do casamento do seu amado filho. Esse sem dúvida era o acontecimento mais importante do reino e exigia uma celebração com tudo que tem direito. Um super palácio, lindo, todo ornamentado com um grande banquete com as melhores comidas do mundo; uma majestosa banda tocando as melhores canções que os ouvidos podem ouvir; Pessoas elegantes e bem vestidas, e o melhor de tudo, na majestosa presença do Rei.

Essa sem dúvida não era uma festa qualquer, e nem era pra qualquer pessoa. Com certeza a lista de convidados deveria ser repleta de pessoas importantes.

Aproximando-se o dia, o Rei ordenou que fossem terminados os últimos preparativos e então mandou seus servos levarem os convites aos convidados.

O interessante é que a história conta que os servos levaram o convite a todas as autoridades, celebridades e pessoas de renome do país. Mas o convite do Rei por diversas vezes foi rejeitado.
Dia após dia ele mandava seus servos levarem o convite, e os convidados faziam pouco caso, rejeitavam o convite e chegavam ao absurdo de matar o servos do rei.

Até que indignado com tamanha desconsideração dos convidados o rei se cansou. E no verso 8 a bíblia diz que Ele proferiu as seguintes palavras: “A festa, na verdade, esta preparada, mas os convidados não eram dignos”.

Mas quando tudo indicava que não haveria festa o Rei toma uma atitude surpreendente. O verso 9 diz o Rei parou, pensou e então disse as seguintes palavras: Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.

Que surpresa não!?  O Rei decidiu estender o convite a todos independente de classe social, sexo, cor ou raça. Que atitude nobre a do Rei...

E o Verso 10 diz que "os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados".

Pronto! Tudo preparado! A festa, o banquete, os convidados, e então começa a festa.

Estão ali todos bem trajados, vestindo suas melhores vestes e felizes. Pois afinal de contas não era uma festa qualquer. Era a festa do Rei! Organizada pro seu amado filho!

Mas algo estava errado, O Rei havia dado a ordem de que ninguém poderia entrar na festa se não estivesse com roupas apropriadas pra ocasião. Mas não se sabe como, um homem maltrapilho conseguiu entrar na festa.
O homem fez pouco caso da ordem do Rei e não se preocupou em ir bem vestido. Achou que com a roupa que estava não seria notado no meio da multidão, e que aproveitaria a festa sem ser percebido.
Mas triste engano o daquele homem. Pensou que poderia enganar o Rei e seu deu mal.
Os versos de 11 a 12 contam que o Rei não só percebeu o homem como o confrontou com a seguinte pergunta: como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E o verso 12 diz que o home ficou mudo diante da pergunta.

Então o Rei chamou os guardas e mandou expulsarem o homem da festa. Que triste não? A melhor festa do mundo acontecendo e um homem impedido de entrar nela porque não se importou em se vestir bem pra ocasião.

Que lições podemos tirar dessa história?

1 – O convite foi feito primeiro a um povo, que o rejeitou e não deu ao Rei o valor que ele merecia.

Esse povo primeiramente simboliza o povo Judeu, que no passado rejeitou Jesus, o próprio filho de Deus, e matou muitos dos profetas enviados por Ele para advertir a nação de seus pecados.
Mas simboliza também os incrédulos dos nossos dias. Pois ainda hoje muitas pessoas agem de forma muito semelhante ao povo judeu no passado. Recebem constantes e incessantes convites de Deus, e dia a pós-dia rejeitam a salvação. São convidados para fazer parte da festa, mas muitas vezes tornam alvo de suas criticas aqueles que tentam convencê-los que Jesus é o noivo, que sara, que cuida, que cura, e que salva.

2 – O Rei é paciente, mas é Justo. E chegará o momento em que fará justiça contra aqueles que rejeitaram seu convite.

A bíblia fala que foram muitos os convites do Rei, mas o povo soberbo rejeitou a cada um deles, matou os mensageiros do rei e zombou do convite. E a conseqüência de seus atos foi à destruição. O verso 7 diz que o Rei indignado com a maldade daquele povo mandou matá-los e destruir a cidade em que habitavam.
Assim como ilustra essa passagem, haverá um dia em que a justiça de Deus será feita contra todos os perversos que habitam nesse mundo. Um belo dia o pecado será destruído e junto com ele todos aqueles que preferem viver uma vida deliberada de pecados e que não se arrependeram deles.

3 – O convite foi estendido a todos.

Assim como o Rei estendeu o convite a pessoas antes consideradas indignas, hoje ele estende o seu convite a nós. A salvação está disponível pra todos independente de quem somos, de por onde temos andado, de quais pecados temos cometido.
O verso 10 diz que os servos do rei convidaram tanto pessoas boas como pessoas más. E da mesma forma hoje Deus convida tanto bons como maus. Ele não quer convidados perfeitos, ele quer pessoas com falhas de caráter, indignas e pecadoras para que ele poça ajudá-las a mudar de vida.

Em Lucas 5:32 Deus diz: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”.

E por esse motivo teremos muitas surpresas no céu. O próprio ladrão na cruz, pobre miserável pecador que foi crucificado ao lado de Jesus, arrependeu-se de seus erros e pediu perdão a Deus. Sendo um maravilhoso exemplo de que a graça de Cristo pode salvar qualquer pessoa deste que ela queira ser salva.

3 – Para entrar na festa é preciso estar bem vestido

Um convidado negligente perdeu a oportunidade de desfrutar da festa, porque achou que poderia entrar maltrapilho.
Da mesma forma há tantas pessoas no mundo hoje que até acreditam em Deus, concordam que Jesus é o salvador. Mas estão tão apegadas as suas roupas sujas que não sentem a necessidade de mudá-las.
E não se engane, os mal vestidos não farão parte da festa no céu.

Assim como o fato de usarmos roupas sujas evidencia que somos pessoas sem higiene, da mesma forma são as nossas ações que mostram quem realmente somos.

Há muita gente que se diz cristão, mas que vive coberto de trapos sujos. Há muita gente que quer fazer parte da festa, mas ainda não lavou as vestes no sangue do cordeiro.

Apocalipse 7:9 nos deixa muito claro como estarão vestido os convidados dessa maravilhosa festa que está para acontecer. E o que mais me chamou atenção foi à cor das vestes dos convidados:

“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;”

Vestes brancas... Vestes de luz... O branco simboliza pureza, bondade, paz, santidade. É a cor que melhor evidencia a condição do coração daqueles que um dia morarão com Cristo no céu.

De que cor estão as suas vestes? Estão brancas ou manchadas? Já as lavou no sangue de Jesus?

Olhe-se no espelho, faça uma auto-análise da sua vida e peça pra Jesus remover as manchas que você não consegue remover sozinho.

Apocalipse 16:15 - Eis que venho como ladrão. Feliz aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.

Autor: Adriel Lima

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.