segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Voce é como o espantalho de Oz?



Gostaria de começar nosso bate-papo de hoje com um verso bíblico que está em Provérbios 4:23, que diz o seguinte:  

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”.

Apesar de sabermos que o coração literalmente bombeia vida por todo o nosso corpo, sendo ele o órgão que faz todo o conjunto da obra funcionar. Não é do aspecto físico que o texto trata, é do coração como fonte dos valores. Uma vida sem valores é uma vida sem sentido. Quando o coração está enfermo, seus valores são enfermos. Inverte-se tudo e tenta-se justificar as atitudes mais absurdas.

Mas espera ai! “As nossas atitudes são fruto dos nossos pensamentos, que nascem no cérebro e não no coração”.  - Você pode estar pensando.
É verdade, a capacidade de raciocínio e de fazer as escolhas são provenientes do cérebro. Mas o coração simboliza os nossos sentimentos.
E como gostamos de tomar decisões baseados no que estamos sentindo hein?

O que pouca gente se da conta é de que todas as nossas decisões e atitudes tomadas são fruto daquilo com a qual alimentamos a nossa mente e coração.

Creio que um personagem que expressa bem o que quero falar é o espantalho do Mágico de Oz.
Nesse famoso filme Dorothy, uma adolescente desencantada com a vida é levada por um redemoinho para uma terra encantada. Lá, encontra três personagens, que, de certa forma, representam as nossas indecisões. O Homem de Lata que precisa de um coração. O Leão medroso que precisa de coragem. E o famoso espantalho que precisa de um cérebro.

Cada vez que o Espantalho fala, não fala de si mesmo. Dorothy o estimula a dar sua opinião. Aproxima-se, e ao retirar o chapéu da cabeça dele, espanta-se e diz: - Oh, mas... só tem lixo aí...
E o Espantalho responde: - Há muita gente assim por aí.
Sabe, há muita gente assim por aí. Gente que guarda muito lixo em sua mente. E o lixo que você guarda aí, determina a escolha que você faz e a escolha que você faz determina quem você é.

Até que o espantalho era esperto pra alguém que não tinha cérebro não?
Ele disse uma grande verdade que Salomão, o rei mais sábio que existiu, também já tinha percebido e escrito em Provérbios 4:23 séculos antes do mágico de Oz ser escrito.

Há muita gente guardando lixo na mente, através daquilo que ouve, daquilo lê e também através daquilo que vê. E acabam contaminando o coração com toda sorte de sentimentos maléficos que embotam suas mentes, tornando-se insensíveis aos conselhos do Espírito Santo.

Querido, não se engane, as pequenas escolhas do dia-a-dia sempre determinam as suas grandes decisões. Nossas escolhas diárias - aquilo que iremos ouvir, ler ou ver - por menores que pareçam no momento, causam um impacto prolongado em nossas vidas. Uma pequena concessão aqui, outra acolá. Tudo parece tão insignificante. E o inimigo vem sussurrando sutilmente pra nós coisas do tipo: “Vá em frente e leia essa revista. Não perca essa piada, ouça. Vá em frente e entre rapidamente neste site. Você pode acertar tudo depois. Não é uma coisa muito grande!”

E é ai onde muitos jovens são derrotados. Pois cada escolha feita afeta a seguinte, e a seguinte, e a seguinte... E quando nos damos conta já estamos afundados na lama provocada pelas nossas próprias atitudes.

A cada dia, a cada hora acordados, somos chamados para tomar decisões sobre o uso do nosso tempo, nossas atividades, nossa família, nosso emprego, nossas responsabilidades, nosso andar com o Senhor. Algumas vezes é fácil, outras extremamente difícil.
E o lixo que guardamos na mente torna realmente muito difícil fazermos a escolha certa.

O que você anda vendo na internet? Que tipo de frases você tem postado no twitter? O que você tem curtido no face? Com quem tem se relacionado nas redes sociais? Que tipo de papo rola nos seu chat? Que programas de TV você assiste e que tipo de músicas tocam no seu Iphone?

Guarda o teu coração querido, dele procedem às fontes da vida. E suas decisões serão fruto daquilo com a qual você se alimenta.

Ao invés de gastar horas e horas na net gaste masi tempo com o "facebook" de Jesus. Face significa face (rosto) e book significa livro. Dessa forma para contemplar a face de Cristo é preciso ler o seu livro. E somente contemplando a face de Cristo somos capazes de ser como Ele. Jovens com discernimento, com santidade, com propósito e de coração puro.

Esse é o segredo. Para guardar o seu coração é revista-o com o poder da palavra de Deus. E você será um jovem feliz.

Romanos 12:2 - E não se conformem com este mundo, mas sejam transformados pela renovação de suas mentes, para que vocês experimentem qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Autor:
Adriel Lima

One Response so far.

  1. Gabriela de Sá says:

    Com certeza, estas palavras tocaram o meu coração. Grandes conselhos para se ter certo pequenas atitudes e uma vida feliz com Jesus!

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.