terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Pedra é Pedro, o papa ou Jesus?

Certa vez um conhecido, que é coroinha de uma paróquia, me disse que todas as igrejas protestantes se desviaram dos caminhos de Deus porque não reconhecem a autoridade do papa como o líder de todos os cristãos. E que hoje o papa é o que Pedro foi um dia.

Segundo ele, Pedro foi o primeiro papa da igreja católica, instituído como tal pelo próprio Cristo.
E arrematou citando o verso bíblico de Mateus 16:18 a fim de fundamentar sua tese de que a igreja católica foi instituída na época dos 12 discípulos e que portanto é a igreja original, e o papa o líder legítimo instituído por Deus.
Mateus 16:18 - "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"

Não entrarei nos por menores da história da igreja católica, porque o tema em questão aqui não é quando surgiu a tal igreja e sim o fato de Pedro ser a pedra em questão na passagem ou não. Em relação a história da igreja recomendo a você caro leitor uma pesquisa no Google pelas seguintes palavras: valdenses, Wycliffe, Huss, inquisição. Noutra oportunidade falarei somente a cerca da história da ICAR e do cumprimento da profecia Paulina de 2 Tessalonicenses 2:3
e da profecia de Daniel 7:24-25.

Mas voltando ao assunto, é impressionante como as pessoas crêem cegamente em sofismas tão frágeis por não terem contato diário com o estudo da bíblia.
Existe um principio de estudo bíblico conhecido como Hermenêutica, em que deixamos que a bíblia explique ela mesma. Tal método consiste em seguir o conselho do profeta Isaias (Isa 28:10) de estudar o mesmo assunto bíblico em várias passagens diferentes e não ater-se a textos isolados.

Com um simples estudo hermenêutico chegamos a fácil conclusão de que a Pedra é Jesus e não Pedro, muito menos o papa. Vejamos alguns textos que referem-se a Pedra:
A Pedra que destrói a estátua:

Daniel 2:35 - Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
Aqui obviamente a Pedra que destrói a estatua na visão de Nabucodonosor é Jesus. Todos os estudiosos são unânimes em reconhecer isso.

A Pedra de fundamento no qual a igreja é edificada:

Efésios 2:20-22 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Quem era a Pedra na visão do próprio Pedro?

Atos 4:10-12 - Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Depois desse claro discurso de Pedro eu não precisaria dizer mais nada. Mas pra não restar dúvidas vamos agora fazer um estudo gramatical:

Veja a tabela de pronomes abaixo e entenda o uso correto dos mesmos

Pronomes Espaço (lugar) Tempo Citações
Este, esta, isto Aqui Presente Apresentam um elemento
Esse, essa, isso Passado recente ou futuro Retomam um elemento
Aquele, aquela, aquilo Ali, lá, acolá Passado remoto -o-

Agora acompanhe a frase citada por Jesus:
"..e sobre esta pedra edificarei a minha igreja,"

Jesus estava referindo-se a Ele mesmo ao citar tal pedra. A gramática está ai pra comprovar... Só não entende quem não gosta estudar português e nem a bíblia.

1 Coríntios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.


Autor:
Adriel Lima

Assita também:

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.