quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Cédula de 100




Quero começar essa reflexão desabafando com vocês. Há alguns dias não estou bem. Andei pegando umas “porradas” da vida, e fui magoado por pessoas a minha volta.
 
A mágoa é um sentimento ruim que corrói agente por dentro, gera dor e sofrimento.
O resultado disso são noites mal dormidas, oscilações entre revolta e contentamento, entre a vontade de jogar tudo pro ar, e a vontade de suportar tudo calado esperando por dias melhores.

A nossa vida é assim, tal qual uma montanha russa, um dia estamos bem, noutros dias estamos mal. Há dias em que nos sentimos fortes e confiantes, noutros dias nos sentimos pobres e miserais. Há dias em que nos sentimos amados e queridos, Mas há dias que nos sentimos sozinhos.

E em meio essas circunstâncias da vida nosso coração parece uma bola de ping-pong, uma hora jogado pra o campo da felicidade, outra hora jogado para o campo da tristeza, rancor e mágoa.

Sentindo-me sufocado, e buscando por ar fresco, resolvi ouvir Deus e deixar ele me dizer o que fazer. Meus pensamentos foram conduzidos para o verso de Jeremias 17:9 que diz:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas”

A principio fiquei sem entender.
- Senhor eu estou precisando de uma palavra de conforto e o SENHOR vem dizer pra mim que meu coração é enganoso?
- E Deus me respondeu: Filho, leia de novo.

Então parei, refleti sobre o verso até que entendi.
O coração humano é extremamente volúvel. E os nossos sentimentos mudam radicalmente de acordo com as situações da vida.
Podemos estar felizes em um determinado momento, e no minuto seguinte estarmos raivosos, com vontade de matar alguém.

Por esse motivo o conselho que Deus me deu foi: Filho não se deixe levar pelo que você está sentindo no momento. Você está chateado, mas isso passa. Entregue as mágoas e os problemas em minhas mãos, seus problemas serão sanados. Ao invés de confiar no seu coração, confie em mim. E eu te ajudarei a passar por isso.

Nossa! Como me senti aliviado. A raiva que estava sentindo era como um enorme peso nas minhas costas, e tudo foi tirado de mim como num passe de mágica.
Ainda estou magoado claro, as feridas demoram um pouquinho pra cicatrizar. Mas decidi que minhas atitudes não serão impulsionadas pela mágoa do meu coração.

Alguma vez você já se sentiu assim como eu? Com vontade de chutar o balde e dar o troco em todas as pessoas que já te fizeram mal? Já se deixou levar pelo que estava no seu coração e depois se arrependeu? Nem sempre é bom se deixar levar pelas emoções. Principalmente quando o seu coração o incita a agir como Cristo não agiria.

A vida é cheia de injustiças e provações, o próprio Cristo diz em João 16:33 – “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Certa vez assisti a uma palestra motivacional. E o palestrante sacou do bolso uma nota de 100,00 reais.
Ele perguntou pras pessoas quanto valia aquela cédula. E todos responderam que valia cem reais obviamente.
Então ele dobrou-a no meio e repetiu a pergunta. Novamente a platéia respondeu que valia cem reais.
Então ele dobrou novamente, e perguntou de novo. E todos repetiram a resposta anterior.
Dobrou, mais uma vez, e outra vez, e voltou a fazer a pergunta. E todos já um tanto embaraçados repetiram a resposta.
Em seguida ele amassou a cédula, jogo-a no chão, pisou e pulou em cima dela umas três vezes, depois pegou a cédula já surrada e perguntou: Quanto vale esta cédula? E todos responderam atônitos: vale cem reais.

A vida pode lhe dobrar, lhe amassar, pisar em você, lhe sujar, mas Pra Deus você nunca perderá o valor. E amigo, pra Deus você vale muito, não duvide disso.

As pessoas ao seu redor podem não lhe valorizar, podem lhe julgar, apontar o dedo pra você e lhe olhar com desprezo. Mas Deus o valoriza, não aponta o dedo pra você, não o despreza, e por ser um Deus justo Ele não concorda com os seus erros, mas nunca deixou de amá-lo porque você não é perfeito.

E é por esse motivo que Ele nos convida a ir a presença dEle do jeito que estamos.
Você não precisa primeiro livrar-se dos seus pecados, para depois ter um encontro com Ele. Você pode ir até ele com os seus vícios, com as suas falhas de caráter, com os seus erros, com sua raiva, com suas mágoas, ou sentindo-se indigno e despreparado. Sabe por quê? Porque ele disse em Marcos 2:17:

 “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.”

Ele está chamando você agora, do jeitinho que você está e quer fazer uma maravilhosa obra de transformação na sua vida.
Se você aceitar o convite aos poucos você será cada vez menos parecido com o que você é hoje e cada vez mais parecido com Jesus.

Pare de agir por seus impulsos, não confie apenas no seu coração! Deixe Jesus guiar você, deixe Ele lhe ensinar a viver e você será uma pessoa abençoada e feliz independente das circunstâncias.

Autor: Adriel Lima

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    msg linda stava triste precisando de uma msg assim muito obrigado stou aliviada e sei q deus sta junto á mim!!

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.