quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Liberdade: Para que serve?


Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. 
2 Coríntios 3:17
                Me peguei pensando sobre liberdade. Ser livre é bom, nos sentimos donos de nossas decisões sem ter que pedir a opinião de ninguém.
Quando pensamos em liberdade, logo vem em nossa mente a palavra Prisão, pois uma pessoa que está presa, quer ser livre, Fato!
Lembro-me de quando era criança e alguém me trancou em um quarto, fiquei desesperado, chutava as portas e gritava, porque não queria ficar preso. Era uma sensação horrível saber que você estava num lugar e não podia sair de lá por sua própria conta. Outra situação foi quando fiquei preso num elevador de um hospital, apesar de estar com meu pai, fiquei desnorteado porque aquela sensação era horrível, eu queria sair então comecei a gritar até que, uns 5 minutos depois, o elevador se locomoveu.

Nós só damos valor a liberdade quando estamos presos.
Mas algo me fez pensar: O ser humano valoriza tanto sua liberdade que, quando cometemos um crime e somos condenados, somos privados de tê-la, sendo presos.
Existe uma cadeia que pode prender o ser humano sem levá-lo para paredes altas, monitoramento por seguranças e guardas penitenciários ou qualquer coisa do tipo. É uma prisão sem muros que todos enfrentam, porém não se dão conta: O pecado. Sim, ele nos aprisiona de tal maneira que nos tira a liberdade sem que nós possamos perceber. Nos prendemos em pecar e acabamos nos tornando escravos do pecado. Mas a Palavra de Deus diz que onde o Espírito do Senhor está ali há liberdade.

Só podemos ser livres deste cativeiro se tivermos o Espírito do Senhor em nós.
 

Não há outra maneira, não há um jeitinho brasileiro para sermos livres, somente através de Jesus Cristo. O Espírito Santo passa a habitar em nós quando nos entregamos a Jesus e neste momento podermos ser livres do cativeiro do pecado.
Por outro lado, nos deparamos com Igreja (pessoas) que, mesmo reconhecendo a Jesus como Salvador, continuam, muitas vezes, no cativeiro do pecado. Isso acontece porque não sabemos usufruir da liberdade que o Senhor nos proporciona. Ser livre depende muito mais de nós do que Dele. Nós é que retornamos ao cativeiro, nós é que voltamos a praticar os mesmos erros e voltamos a nos escravizar. Como ser livre desta maneira? Como ser livre, se não consigo abandonar meus pecados e viver uma vida de santidade?

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. 
Gálatas 5:1

A Palavra nos diz que Cristo nos chama para a liberdade e que não devemos nos submeter novamente a um jugo de escravidão. Isso significa não voltar a ser dominado pelo pecado, não ser escravizado por ele e sim, ser liberto por Cristo. Mas isso depende de nós. Na verdade, nós utilizamos de nossa maneira egoísta de pensar para dar a liberdade que temos um sentido diferente do de Deus. Usamos nossa liberdade como desculpa para pecar, desculpa para errar, desculpa para nos preocupar apenas com nós mesmos, desculpa para ter atos extravagantes no lugar onde nos reunimos como Igreja. Sim, Deus não se importa tanto com o que você veste, ele vê o coração, mas isso não lhe dá o direito de ir de mini-saia para o culto, ou ficar no celular navegando na internet enquanto diz que adora ao Senhor. Isso não é liberdade.
Deparei-me então com dois textos muito similares na Bíblia:

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. 
Gálatas 5:13
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.
1 Pedro 2:16-17

Deus usa duas pessoas diferentes para nos dizer a mesma coisa: Liberdade não serve para dar lugar à minha vontade, aos meus maus pensamentos, às minhas más atitudes, ao meu egoísmo, ao meu julgamento, ao meu desejo carnal e por aí vai. Muito pelo contrário, ele nos diz que, ao invés de fazer isso, devemos amar e servir.

Diante destes fatos e sendo desafiado a viver a verdadeira liberdade de Cristo em minha vida, entendi que ser livre significa estar preso ao caráter de Jesus  e, principalmente ao amor pelo próximo. Liberdade, muito contrário do que a gente pensa, que é fazer o que nós mesmos queremos, é fazer o que Ele quer, porque somos libertos do pecado para uma vida como a de Jesus.

Ser livre é servir. Ser livre é amar. Ser livre é andar como Jesus andou.

Pense nisso: Como você tem usado sua liberdade?

Autor:
Lucas Ferreira

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.