quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O filho pródigo e suas lições


Jesus em todo o seu ministério ensinava aos povos por meio de parábolas, afim de que as pessoas compreendessem melhor sobre o reino de Deus. Certa vez Jesus falava-lhes sobre a parábola de um filho pródigo. Havia um jovem que pediu ao seu pai toda a sua herança. Aquele pai, que por sua vez tinha muitas riquezas, sentiu uma profunda tristeza em seu coração ao saber que o seu querido filho desejava partir. O pai sabia que pelo costume judaico deveria primeiramente dar a herança do filho mais velho, ao invés do caçula. 

Ao ler este texto, percebemos que existia neste jovem um sentimento de descontentamento. Ele não sabia apreciar tudo o que o seu pai lhe dava. A melhor comida, roupa lavada, vários serviçais a sua disposição. Nada lhe faltava. 

E não é diferente hoje. Há muitas pessoas que não sabem agradecer por aquilo que tem (I Ts 5.18). O nosso pai que está no céu vela por sua palavra para cumpri-la. ELE não desampara ninguém. Ele sempre supre todas as nossas necessidades, bem sabendo que somos filhos dele, e herdeiros do seu reino (Rm 8.17).

Saindo o jovem de casa, deu um beijo em seu pai. E o pai abalado com o que estava acontecendo, disse-lhe: "Meu filho, até logo". Pois, pai que é pai nunca diz adeus. A distância não podia separar o amor de um pai, falando necessariamente sobre Deus. 
Cada vez que nos distanciamos de Deus ficamos vulneráveis as investidas de Satanás. Porém, quanto mais nos achegamos ao pai, ele se chegará a nós (Tg 4.8).

O jovem acabou se iludindo com as coisas do mundo. Recebendo convites para bebedeiras, prostituição e outros males. Enquanto isso o pai ficava pensando: “quando meu filho voltará?”.

Temos que saber qual é a boa, perfeita e agradável vontade Deus para as nossas vidas (Rm 12.2).

Porém, chegou uma época naquela região em que estava predominando uma grande fome. Tendo gastado todo o seu dinheiro, toda a sua herança, entrou no estado de miséria. Seus amigos de farra o desampararam. Ele se perguntava: “Onde estavam aqueles que nas horas da diversão e das resenhas estavam sorrindo com ele, brincando com ele?” Sumiram! Todos esqueceram daquele pobre jovem. 
Mas o pai lembrava-se dele.

A desobediência a Deus é a pior coisa que existe no mundo. Este mundo vive hoje nesta verdade. Desobedecem continuamente a vontade do nosso bom Deus. Por isso a bíblia adverte que o salário do pecado é a morte (Rm 5.19). A desobediência nos deixa fora da terra prometida, das promessas de Deus.

Destituído de todos os seus bens foi trabalhar apascentando porcos. A pior humilhação para um judeu era está com porcos. E o pior ainda era ter fome e desejar a comida deles, porém, não podia alimentar-se.
O filho reconhece que com o pai tudo era melhor. 
O reconhecimento do pecado é uma coisa importante. Ele se conscientizou que na casa de seu pai tinha tantas alegrias, tanta segurança e que nunca passaria por aquilo tudo.
Então, ele levantou-se e foi a caminho da casa do pai.

O pai vendo-lhe de longe o seu filho que há muito tempo não tinha notícias, sentiu íntima compaixão. Deu-lhe um abraço e um beijo e pediu para lhe fazerem uma grande festa, mudando as suas vestes e colocando um anel em seu dedo, fortaleceu uma nova aliança (Rm 5.11).

Nesta parábola, o Senhor ensina que uma vida de pecado e de egoísmo, no seu sentido cabal, é a separação do amor, comunhão e autoridade de Deus. O pecador ou desviado é como o filho mais jovem da parábola, que em busca dos prazeres do pecado, desperdiça os dotes físicos, intelectuais e espirituais que Deus lhe deu .  O resultado é desilusão e tristeza e, as vezes , condições pessoais degradantes, e, sempre, a falta da vida verdadeira e real, que somente se encontra no relacionamento correto com Deus. 
Antes de um perdido vir a Deus, ele precisa reconhecer seu verdadeiro estado, de escravidão do pecado e de separação de Deus.  Precisa voltar humildemente ao Pai, confessar seus pecados e estar disposto a fazer tudo quanto o Pai quiser.  É o Espírito Santo quem convence o perdido pecador da sua situação pecaminosa. 
A descrição que Jesus faz da reação favorável do pai, diante da volta do filho, ensina várias verdades importantes :
(1)  Deus tem compaixão dos perdidos por causa da triste condição deles .
(2)  o amor de Deus por eles é tão grande que nunca cessa de sentir pesar por eles e esperar a sua volta
(3)  Quando o pecador, de coração, volta para Deus, ele sempre está plenamente disposto a acolhê-lo com perdão, amor, compaixão, graça e os plenos direitos de um filho. Os benefícios da morte de Cristo, a influencia do Espírito Santo e a graça de Deus estão à disposição daqueles que buscam a Deus.
(4)  A alegria de Deus pela volta dos pecadores é imensurável.
No versículo 24 – o pai diz : Meu filho estava morto...perdido- “Perdido” é empregado no sentido de estar perdido em relação a Deus , como “ovelha desgarrada”. A vida afastada da comunhão com Deus é morte espiritual. Voltar-se para Deus é alcançar vida verdadeira.
No versículo 28- O filho mais velho se indigna, O filho mais velho representa aqueles que têm sua religião e que exteriormente guardam os mandamentos de Deus, porém interiormente estão longe d'Ele e dos seus propósitos para o seu reino.

Não sei o que aconteceu ou que aconteceu com você. Mas saiba que o pai, aquele que está nos céus, não te esquece. Sempre estará de braços abertos para te abraçar e firmar uma nova aliança e comunhão com você. Talvez você esteja com muitas feridas na alma, pensando às vezes: “quem eu era” e “como eu estou agora”. Saiba que Cristo que te salvar, quer te colocar em um lugar de honra e te dar uma nova chance. Você é importante para Deus.

Medite na letra, na melodia e na mensagem do lindo video abaixo:

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.