quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os prejuízos de uma igreja que não sabe acolher ao jovem

Os jovens são fortes, sabia? Foi o apóstolo João quem disse isso.
Ele sabia disto muito bem, afinal, ele tinha vivido a experiência mais louca que qualquer outro cara com cerca de 20 anos deidade, jamais havia vivido em toda a história - ele foi discípulo de Cristo.

Se você nunca olhou por este prisma, pense no seguinte: Jesus iniciou seu ministério com “apenas” 30 anos, ou seja, ele era jovem e tinha uma missão que era uma gigantesca responsabilidade, afinal ele iria redimir, por sua morte, toda a humanidade, e para realizá-la, cercou-se de outros jovens.

jovens fortes

E João, como fica nesta história?

Ora, de todos aqueles caras que Jesus convidou para andarem com Ele, os quais, Ele chamou de discípulos, João era com certeza, o mais novo. E tem um fato interessante, João e seu irmão Tiago eram filhos de Salomé, irmã de Maria mãe de Jesus.
Isso significa que João e Jesus eram primos.
Então, esse cara que participou da maior aventura que alguém jamais sonhou que inclusive, falando acerca das “peripécias” de Jesus e sua trupe no final do Evangelho que leva o seu nome, fez a observação que “ainda que todos os livros do mundo fossem escritos, não caberiam tudo aquilo que Jesus havia feito...” Jo 21:25.

Esse cara, o apóstolo João, com certeza tinha conhecimento de causa, para poder dizer na sua carta, “jovens, sois fortes...” IJo 2:14 - ele sabia que quando alguns, e ainda que sejam poucos jovens, se comprometem com Deus e entre si, se tornam capazes de realizarem juntos, grandes proezas.

É por isso, que atendendo ao pedido do meu camarada Gabriel Hernandes, resolvi escrever este texto para o seu blog “The Pescador”. Eu li e curti o artigo - Como atrair jovens para a igreja - e quis dar a minha contribuição, listando, o que ao meu entender, uma igreja perde quando não é receptiva ao Jovem.

1º Perde sua força

Jovens são dinâmicos, jovens são criativos, jovens são animados, jovens querem conhecimento, e por último, jovens têm TEMPO LIVRE!
Pare pra pensar, quem tem mais tempo livre para ajudar a “obra de Deus”? O pai de família, que trabalha 44/7, casado, e com filhos? Ou o jovem estudante, quem sabe até o que trabalha, mas que ainda não está ocupado com a vida de casado e filhos e uma extensa agenda profissional?

2º Perde a relevância

A igreja que não é atrativa para o jovem deixa de se comunicar com o seu tempo, sua geração e sua cultura, o que acaba a tornando socialmente irrelevante. E o que isso tem de errado? Uma igreja irrelevante é uma igreja sem voz, sem representatividade e sem importância, incapaz de contribuir com o seu tempo, o que a tornará, ainda que vagarosamente, uma candeia embaixo da mesa, um sal que perdeu o sabor, insípido!

3º Perde o seu futuro

Nosso Deus é um Deus de gerações, é Deus de Abraão, mas também de Isaque e Jacó, é um Deus de continuidade. "Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas." (Salmos 145:4). Quando uma geração é negligenciada, a lacuna que é deixada, jamais será devidamente preenchida. Esta igreja, com o passar do tempo, se extinguirá e acabará apenas por se tornar uma (curta) história.
Uma igreja que quer crescer, continuar dinâmica e forte, relevante, precisa entender o recado dado por João,ele por ter havido experimentado esta força, sabia do que estava falando.
João disse que os o jovens são fortes, mas eu digo que para uma igreja, além de fortes, são necessários, são o presente e são o futuro.

Pr. Thiago Santana 

Na sua opinião qual o maior prejuízo de uma igreja que não sabe acolher ao jovem?

Deixe seu comentário dizendo o que você acha sobre esse assunto ou qual sua experiencia em sua igreja, seu comentário é importante para nós.

Deus abençoe!

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.