Dentre
os mais acirrados ataques contra o adventismo, está a afirmação de que
a data de 22 de outubro de 1844 não é considerada a data do Yom Kippur
(dia da expiação) no calendário hebraico rabínico. Isso traz consigo
sérias implicações quanto a validade dos principais pilares do
adventismo. Alegam os inimigos do adventismo que, se nesta data,
ratificada por Ellen G. White como sendo correta, não foi celebrado o
dia da expiação de acordo com a tradição rabínica, então Ellen G. White
errou e não poderia nunca ser considerada uma profetiza para os nossos
dias e ainda, a doutrina do santuário celestial, uma das principais
doutrinas do adventismo, estaria construída sobre areia movediça.
Por
certo, em qualquer calendário hebraico do ano de 1844 / 1845, o
registro encontrado para o dia da expiação (Yom Kippur) será o de 23 de
setembro (ver Figura 1).

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(Figura 1 - Mês de setembro de 1844 do calendário hebraico rabínico.
Yom Kippur (Dia da expiação) em 23 de setembro).
O
fato é que não existe tal calendário karaíta para 1844, e os pioneiros
do adventismo dificilmente apoiariam o pilar de toda a sua pregação em
cima de supostos calendários karaítas. O "aviv", segundo os karaítas, é
um estágio de amadurecimento dos grãos nas espigas de cevada
encontradas nos campos de Israel. O Êxodo hebreu do Egito se deu após o
"aviv" ou "abib" (ver Ex 9:31 e 13:4) e segundo os karaítas, que se
dizem zelosos quanto à interpretação e prática das escrituras, a
observação do amadurecimento das espigas de cevada seria o fator
preponderante na determinação do início do ano do calendário hebraico.
O
fator mais importante na elucidação desta questão deve ser a resposta à
seguinte pergunta: O que determina o início do ano no calendário
hebraico? Segundo os judeus karaítas isto depende do estágio do
amadurecimento da espiga de cevada conhecida como "aviv" ou "abib". Mas
este fator é muito susceptível a variações das condições climáticas.
Basta um adiantamento ou um atraso das chuvas na região e os grãos
poderiam alcançar o seu amadurecimento antes ou depois da estação
correta fazendo com que o mês de Nisan e conseqüentemente o primeiro dia
do ano seja marcado com até 1 mês de defasagem em relação à sua
correta datação. Deste modo, a metodologia empregada pelos karaítas, a
despeito de sua afirmação de ser esta uma recomendação bíblica para se
determinar o início dos anos (o que é questionável), não pode ser um
parâmetro preciso.
Então
qual é o parâmetro correto na determinação de anos, estações e dias?
Vamos à palavra de Deus. Lemos o que diz em Gn 1:14: "E disse Deus:
haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia
e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e
anos;". Vemos então, por observação do que está escrito, que o
parâmetro correto para observarmos o início de dias, estações e anos
sempre será aquele estabelecido através dos luminares do céu. E quais
são eles? O sol e a lua. Enquanto o calendário utilizado atualmente pela
humanidade - calendário gregoriano - é um calendário somente solar, o
calendário hebraico (instituído por Deus) é um calendário lunissolar,
isto é, um calendário regido pelos movimentos tanto do sol quanto da
lua. O período compreendido entre uma lua nova até outra lua nova é
chamado de lunação e determina a duração de cada mês, que corresponde a
aproximadamente 29,5 dias. O ano lunar, formado por 12 lunações (12 x
29,5 = 354), tem uma defasagem de 11 dias em relação ao ano solar que é
o período em que a Terra dá uma volta em torno do sol e que dura cerca
de aproximadamente 365 dias. Desta forma, para que o ano solar e o ano
lunar estejam em fase (não em defasagem) ao longo da linha de tempo é
necessário incluir-se um mês a mais a cada determinado número de anos
(Adar II). Isto é o que prevê o calendário hebraico rabínico e isto é
feito para que as estações do ano sempre fiquem dentro dos mesmos meses
e assim os tempos de semeadura e colheita ocorram dentro dos mesmos
meses em todos os anos.
Esta
prática instituída pelos rabinos, de se incluir um mês a mais a cada
determinado número de anos (daí o nome "calendário rabínico"), nada
mais é do que uma tentativa humana de suprir a defasagem do ano lunar
em relação ao ano solar. Mas tomemos como parâmetro não mais a tradição
rabínica na determinação do início dos anos, mas somente a observação
dos luminares que Deus colocou no céu no quarto dia da criação para
servirem para sinais e para "estações, para dias e para anos" - o sol e
a lua. Fazendo isto, veremos que estas coisas deixam de ter o crivo
humano susceptível a erros e passam a ter a precisão da ordem divina no
cumprimento dos sinais dos tempos.
Há
dois dias no ano em que ocorre um fenômeno notável e que, por conta
disto, estes dois dias representam um marco na sucessão dos anos. São
os equinócios que ocorrem nos dias 21 de março e 23 de setembro. No dia
21 de março, em todo o mundo, dia e noite têm igual duração. Este
fenômeno notável é chamado de Equinócio Vernal. Este fenômeno volta a
se repetir 6 meses depois, no dia 23 de setembro - equinócio de outono
que marca o fim do verão no hemisfério norte. No calendário hebraico, o
primeiro dia de cada mês é determinado sempre no pôr do sol do dia em
que ocorre a observação do primeiro crescente após a lua nova. Este dia é
o primeiro dia do mês ou dia da lua nova (Ver Is 66:23 e Ez 46:1).

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(Figura 2 - Aparência da lua no primeiro crescente após a fase nova).
Há
então, que se identificar quais das três metodologias a seguir são
válidas na determinação do início do primeiro mês do ano (Abibe ou
Nisan). Tendo o equinócio vernal como marco, o primeiro mês deveria:



Para identificar quais das três opções acima é a mais válida vamos à Bíblia e deixemos que ela seja nossa bússola. A páscoa celebrada no décimo quarto dia do primeiro mês é o memorial do Êxodo de Israel da terra da escravidão - o Egito. Também Deus mandou ao povo que, após entrar na terra Canaã e haver segado sua primeira colheita, trouxesse um molho das primícias da colheita, no dia que se seguisse ao sábado, após a páscoa, para que fosse movido pelo sacerdote diante do altar: "Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega;" Lv 23:10.
Para
que haja molho a ser movido pelo sacerdote após a páscoa é necessário
que a sega ou colheita seja no máximo um pouco antes da páscoa. O
equinócio vernal é normalmente o marco a partir do qual ocorre o
amadurecimento natural dos grãos cultivados pelo homem. Se a páscoa
fosse antes do equinócio vernal não haveria molho a ser movido pelo
sacerdote na festa das primícias, a não ser que um desequilíbrio
climático apressasse o amadurecimento dos grãos adiantando a época
natural da colheita. Por esta razão, a data mais adequada para o início
do primeiro mês do ano teria que ser após o equinócio vernal. Quando o
início dos anos é contado a partir do primeiro crescente após o
equinócio vernal, este mês adicional colocado a cada determinado número
de anos (Adar II) no calendário rabínico se sucede naturalmente. Mas
deve se ter em conta que a correta datação do equinócio vernal não pode
ser nunca negligenciada. No calendário gregoriano, que é um calendário
puramente solar, o dia do equinócio vernal sempre ocorre na mesma data
- 21 de março. Vamos agora fazer uma simulação do que aconteceu no ano
de 1844 e verificar quando deveria ter começado o primeiro mês do
calendário hebraico levando-se em conta o dia da visibilidade do
primeiro crescente após o equinócio vernal em 21 de março. Lembrando
que o ano de 1844 foi um ano bissexto, então é precisamente correto
afirmar que a data de 21 de março corresponde ao equinócio vernal neste
ano. Faremos uso de um programa disponível na internet - Lunacal, que
faz uma simulação precisa das fases da lua e da visibilidade das luas
novas no ano de 1844.

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(Figura 3 - Software Lunacal. Simulação da visibilidade da lua em
20 de março de 1844 no centro de Jerusalém).
Comecemos
então por analisar o primeiro dia de lua nova antes do equinócio
vernal. No dia 19 de março de 1844, o primeiro crescente em Jerusalém
ainda não estava visível. Conforme o gráfico abaixo provido pelo
software Lunacal, a probabilidade de se ver o primeiro crescente entre
as 18:30h e 18:50h não passava de 0,5%.

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(Figura 4 - Visibilidade da lua entre 18:30 hrs e 18:50h).
Já
no dia seguinte, em 20 de março a lua teve 90% de visibilidade entre
às 18:00h e 19:45h, conforme atesta o gráfico a seguir:

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Figura 5 - Visibilidade da lua entre 18:00 hrs e 19:45 hrs.
Portanto,
a visibilidade do primeiro crescente se deu em 20 de março de 1844. Um
dia antes do equinócio vernal em 21 de março. O dia que o calendário
hebraico rabínico considera como o primeiro dia daquele ano foi o dia
21 de março (ver Figura 5). Na realidade este foi o segundo dia do 13º
mês (Adar II) de acordo com os dados de visibilidade da lua simulados
através do software Lunacal. Portanto aquele ano que terminava em março
/ abril de 1844 era um ano de 13 meses - um ano "bissexto" judaico.

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(Figura 6 - Mês de março de 1844 do calendário hebraico rabínico.
Suposto Rosh Chodesh do mês de Nisan que na verdade ocorreu no mês
seguinte, em abril.
Deste
modo o primeiro mês daquele ano deveria ser o mês seguinte, em abril /
maio, precisamente a começar no dia 19 conforme mostra o gráfico da
simulação a seguir:

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(Figura 7 - Visibilidade da lua entre 18:20 hrs e 20:30 hrs
em 19 de abril de 1844).
A
partir daqui é possível concluir o seguinte: se o primeiro mês (Nisan)
em 1844 ocorreu em abril / maio então o sétimo mês conseqüentemente
foi em outubro / novembro.







O
primeiro dia do sétimo mês deve então ser em um dia após a lua nova de
outubro em que se verificou a visibilidade do primeiro crescente. O
primeiro crescente visível em outubro de 1844, de acordo com nossa
simulação foi no dia 13, conforme mostra o gráfico a seguir:

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(Figura 8 - Visibilidade da lua entre 17:15 hrs e 18:30 hrs
em 13 de outubro de 1844).
Com 90% de probabilidade de visibilidade da lua, o pôr-do-sol de 13 de outubro marcou o primeiro dia do sétimo mês em 1844.
Pôr do sol - Tishrei
13/10 - 1º dia
14/10 - 2º dia
15/10 - 3º dia
16/10 - 4º dia
17/10 - 5º dia
18/10 - 6º dia
19/10 - 7º dia
20/10 - 8º dia
21/10 - 9º dia
22/10 - 10º dia










Deste
modo, o décimo dia do sétimo mês, o dia da expiação (Yom Kippur) se
deu precisamente em 22 de outubro de 1844, data esta ratificada por
Ellen G. White, e que marca o início do Juízo Investigativo no céu,
quando o Senhor Jesus, nosso Sumo Sacerdote, passa a ministrar no
segundo compartimento do Santuário Celestial, o Lugar Santíssimo.
Assim, comprova-se, pelo próprio método que Deus deu ao homem para
marcar o tempo, a veracidade da mensagem adventista. A palavra de Deus
mostra-se infalível e plenamente digna de confiança, até mesmo para
marcar o tempo.
Fonte: O santuário
Fonte: O santuário
Muito interessante querer forçar varias interpretações para sua crença
as imagens estão com problemas, por favor tem possibilidade de repassar este documento para mim no e-mail com as fotos e dados das fontes herdadas: suzumuratl@gmail.com, desde já, agradeço e obrigado.