Histórico sobre o Assunto
Desde seus primeiros anos, os adventistas
do sétimo dia têm discutido sobre a participação ou não de membros da
igreja em planos de seguro contra perda, com atenção dada ao seguro de
vida.
Apesar de a
igreja como um todo não ter tomado uma posição, muito menos fez disso
um teste de disciplina, muitos membros creram que a igreja desencorajou
ou não aprovou o fato de ter seguro de vida como sendo incompatível com o
tipo de confiança na providência que marca o cristão dedicado.
Ministros têm incluído freqüentemente em suas apresentações
públicas testemunhos contra seguros e têm encorajado os crentes, tanto
antigos com novos, a abandonarem seguros já existentes.
Muitos pioneiros adventistas, apesar de
saberem que a Bíblia não aborda diretamente o assunto de seguros, pediu
que nenhum tipo de seguro fosse feito por cristãos. Por exemplo, em 1860
Roswell F. Cottrell, autor e líder proeminente, citou esses textos da
Bíblia como apoio para a sua posição:
“Quem fica por fiador de outrem sofrerá males” (Pv 11:15). “Não toqueis em coisas impuras” (2 Co 6:17). “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação” (Sl 146:3). “O Senhor os ajuda e os livra dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio” (Salmos 37:39, 40). “Feliz o homem que em ti confia” (Sl 84: 12).
Apesar de concordar com a posição geral
de Cottrell, James White tinha reservas sobre a aplicação do texto e
expressa sua preocupação quanto às conseqüências através das
seguintes palavras:
Quanto ao seguro, dizemos [no vol. XV no 23], ‘Com
respeito ao seguro não temos nada a declarar no momento. Até agora não
asseguramos nossos próprios prédios e se a igreja concordar em não
assegurar os bens da igreja, seremos processados.’ Por isso as
fortes razões do Irmão RFC são um lado da principal questão em debate.
Mas esperamos que todos considerarão cuidadosamente suas evidências e
conexões, para que vejam por si mesmos a quantidade de testemunhos
diretamente contra o seguro. A verdade prevalecerá.” – Ibid
Enquanto a discussão anterior entre os
líderes adventistas tratava de seguro de todos os tipos, os riscos
envolvidos os levaram posteriormente a aceitar o princípio do seguro de
bens contra fogo, tempestade e roubo. A mudança de atitude surgiu por
volta de 1860, quando a igreja estava consentindo na incorporação legal a
fim de manter os bens da igreja. Naquela época o risco de incêndio era
muito ameaçador, porque o aquecimento era produzido por fogões à carvão
ou à lenha e a luz era de lâmpadas à óleo.
A aceitação de Ellen White com respeito
ao seguro de proteção aos bens é ilustrado em suas cartas. Em 1880 ela
escreveu ao seu filho, W. C. White, “Quero que você providencie para
que a casa em Healdsburg seja assegurada. Fale com Lucinda sobre isso.
Estou preocupada com isso” (Carta 17, 1880). Quatro anos mais tarde ela escreveu, “Irmão Palmer diz que escreveu-lhe sobre o seguro. Se a casa não está no seguro isso deve ser feito imediatamente” (Carta 53, 1884).
Este conselho estava em harmonia com suas
repetidas instruções de que todos os passos deveriam ser tomados para
salvaguardar as propriedades. Enquanto ela ainda estava viva, seu filho,
W. C. White, respondeu a uma inquirição com respeito a seguro contra
fogo:
Não encontramos nos escritos da Mamãe
nenhuma condenação da prática do seguro em nossas propriedades contra
fogo. Mamãe sempre considerou isso muito diferente de seguro de vida.
Ela mantém seus imóveis corretamente assegurados, e tem encorajado
algumas de nossas instituições a fazer o mesmo. – Carta de W. C. White em 5 de agosto de 1912.
Ellen G. White e o Seguro de Vida
No entanto, o seguro de vida foi visto
sob uma luz diferente. De um modo geral, os que assumiram uma posição
contra o seguro de vida, o fizeram como uma resposta às declarações de
Ellen White, iniciando com o seu artigo de duas páginas, “Seguro de Vida,” publicado primeiramente em 1867 em Testimony no 12. Por ser sua mais antiga e mais extensa discussão sobre o assunto, é reproduzida de maneira completa aqui:
Foi me mostrado que os adventistas
observadores do sábado não devem meter-se em seguros de vida. Isto é um
comércio com o mundo, que o Senhor não aprova. Os que participam
nesses empreendimentos estão se unindo ao mundo, enquanto Deus chama Seu
povo para sair dele e ser separado. O anjo disse, ‘Cristo lhe comprou
através do sacrifício de Sua vida. Ou não sabeis que o vosso corpo é o
templo do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de
Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço.
Agora pois glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, que é
de Deus.’ ‘Porque estais mortos, e sua vidas está escondida com Cristo
em Deus. Quando Cristo, que é sua vida, aparecer, então vós também
aparecereis com Ele em glória.’ Aqui está o único seguro de vida que o
céu aprova.
O seguro de vida é uma praxe mundana que
leva nossos irmãos a se envolverem e abandonarem a simplicidade e pureza
do evangelho. Cada um desses desvios enfraquece a nossa fé e diminui
nossa espiritualidade. Disse o anjo: ‘Mas vocês são uma geração
escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar; Que
ele mostrasse os louvores a Ele que nos chamou das trevas para a Sua
maravilhosa luz.’ Como povo pertencemos ao Senhor de maneira especial.
Cristo nos comprou.
Anjos de extremo poder estão ao nosso
redor. Nem um pardal cai sem que o nosso Pai celestial note. Até mesmo
os cabelos da nossa cabeça estão contados. Deus tem feito provisões
para Seu povo. Ele cuida do Seu povo de maneira especial, e estes não
deveriam desconfiar de Sua providência, participando de empreendimentos
do mundo. Deus tem a intenção de que preservemos a nossa simplicidade e
santidade peculiar como um povo. Os que se envolvem nessas praxes
mundanas, investem meios que pertencem ao Senhor, que Ele nos confiou
para usar em Sua causa. Porém poucos receberão algum retorno do seguro
de vida, e sem as bênçãos de Deus mesmo estes terão prejuízo em vez
de benefício.
Satanás está constantemente apresentando
tentações ao povo escolhido de Deus para atrair suas mentes do solene
trabalho de preparação para as cenas do futuro. Ele é no sentido
mais profundo da palavra um enganador, um habilidoso charmoso. Ele
encobre seus planos e com coberturas de luzes emprestadas do céu. Ele
tentou a Eva a comer do fruto proibido, fazendo-a crer que teria muitas
vantagens por causa disso.
Satanás leva seus agentes a introduzir
varadas invenções e direitos de patentes e outros empreendimentos, para
que os guardadores adventistas do sábado que têm pressa de ficar ricos,
caiam em tentação, tornem-se seduzidos, e embrenhando-se em muitas
tristezas. Ele está bem alerta, empenhado diligentemente em levar o
mundo ao cativeiro. Através da força do mundanismo, ele mantém um alegre
estímulo para atrair os imprudentes que professam crer na verdade de
unir-se aos mundanos. A lascívia no olhar, o desejo de emoção e diversão
por prazer, é uma tentação e uma armadilha ao povo de Deus.
Satanás tem muitas tramas sutis e redes
perigosas, que aparentam inocência, mas com as quais está se preparando
habilidosamente para enfeitiçar o povo de Deus. Há shows
alegres, diversões, leituras frenológicas e uma variedade interminável
de empreendimentos que surgem constantemente, planejados para levar o
povo de Deus a amar ao mundo e as coisas que há no mundo.
Através da união com o mundo, a fé se
enfraquece, e recursos que poderiam ser investidos na causa da presente
verdade são transferidos para as fileiras do inimigo. Através
desses diferentes canais Satanás está habilidosamente desperdiçando as
posses do povo de Deus, e por causa disso a indignação do Senhor esta
sobre eles.” – Testimonies, vol. 1, pp.549-551.
Uma leitura cuidadosa nos habilita a ver as cinco razões dadas por Ellen White para opor-se ao seguro de vida:
1. Sobrecarrega excessivamente os crentes com o mundo.
2. Encoraja um espírito mundano e secular contrários à simplicidade e sinceridade do serviço cristão.
3. Diminui o senso da providência de Deus.
4. Representa uma
negação à verdadeira mordomia para com Deus por desviar seus fundos em
aventuras arriscadas na esperança de ganho.
5. Manifesta ganância como a especulação em direitos de patentes e invenções.
Baseado numa análise de Ellen White é
óbvio que ela considera a participação em seguro de vida tanto uma
ameaça à experiência espiritual como deficiente porque é uma
aventura especulativa.
Após seu artigo inicial de 1867, Ellen
White fez somente referências ocasionais ao seguro de vida em seus
escritos. Sua mais recente declaração principal foi dirigida a N. D.
Faulkhead, um proeminente trabalhador na Austrália, que além do seu
profundo envolvimento com a Maçonaria, fez um seguro no valor de 200
libras. Ellen White, ao instar-lhe a romper sua conexão com a Maçonaria,
também o aconselhou a cancelar seu seguro de vida. Respondendo ao seu
apelo, Faulkhead escreveu: “Também vi sabedoria em seu testemunho
concernente ao seguro de vida. Eu tinha um seguro em um dos escritórios
da cidade, e com a ajuda de Deus eu o discontinuei também.” – N. D.
Faulkhead para Ellen G. White, 18 de setembro de 1893.
A irmã White escreveu-lhe em resposta dizendo:
“Sua carta foi recebida e lida com
profundo interesse. Estou muito agradecida ao nosso bondoso Pai
celestial que deu-lhe força através de Sua graça para se libertar da
Maçonaria….Alegro-me também que você se desfez do seguro de vida….
A certeza do céu é o melhor seguro de
vida que você pode ter. O Senhor prometeu Sua guarda neste mundo, e no
mundo porvir Ele prometeu nos dar a vida imortal.” – Carta 21, 1893.
As várias subsequentes referências de
Ellen White sobre o seguro de vida não refletem nenhuma explanação
filosófica adicional, mas há vários usos metafóricos do termo “seguro
de vida,” freqüentemente relacionado à convicção encontrada em 2 Pedro
1:10, 11. Ela escreveu por exemplo:
“Ninguém precisa perder o sono devido a
documentos de seguro de vida. Seu direito como herdeiro de Deus, e
co-herdeiro com Jesus Cristo é de uma herança incorruptível, imaculada
e que não se desvanecerá.” – Ms 63, 1899.
Uma revisão das declarações de Ellen
White leva-nos à conclusão de que o seguro de vida como era praticado na
sua época, era contrário aos princípios cristãos, tanto do ponto
de vista espiritual como administrativo sobre os bens do Senhor.
Práticas de Seguro no Final do Século 19
O período após a Guerra Civil foi uma
fase de rápida expansão e inovações tecnológicas nos Estados Unidos.
Essa época foi descrita corretamente como um período de
oportunismo crescente e especulação completamente não regulada pelo
governo. Práticas de
monopolização e a industrialização se concentravam no acúmulo de vastas fortunas pessoais, quase que sem imposto. Os esquemas para enriquecer rapidamente era muito comum, geralmente resultando na perda do investimento. Foi um tempo bem caracterizado pela famosa sátira de P. T. Barnum, “Os trouxas nunca acabarão.”
monopolização e a industrialização se concentravam no acúmulo de vastas fortunas pessoais, quase que sem imposto. Os esquemas para enriquecer rapidamente era muito comum, geralmente resultando na perda do investimento. Foi um tempo bem caracterizado pela famosa sátira de P. T. Barnum, “Os trouxas nunca acabarão.”
A inexperiente indústria de seguros
estava totalmente envolvida no espírito da época, um espírito imergido
na essência do alto risco. Embora grupos de ações de seguro
subcapitalizados prometessem rápido enriquecimento, faliam
freqüentemente sem aviso prévio, deixando suas apólices sem valor. Ao as
companhias tratarem com seus clientes, eram freqüentemente injustas
e muitas vezes cometiam fraude. Seguros de vida feitos sob o nome de
pessoas totalmente estranhas eram impostas ao público, que era
encorajado a investir na esperança de lucrar da morte do assegurado.
Os abusos de tal sistema levou o público a
exigir regulamentos do governo. No início de 1906, leis reguladoras
federais e estaduais foram designadas para limitar fraudes e exigir
das companhias de seguro o cumprimento de práticas corretas.
As companhias de seguros atuais,
reguladas intensamente pela lei e agencias governamentais, diferem em
aspectos importantes daquelas do final do século 19. O conselho de Ellen
White contra investimentos em seguros de vida deve ser entendido no
contexto e nas práticas de sua época, para compreendermos propriamente o
significado de suas palavras.
Provisão para o Tempo de Necessidade
Ambas, as Escrituras e os escritos de
Ellen White eleva a um mandato divino a responsabilidade cristã de
proteger e prover para os seus entes queridos. Em ambas, fé e prática, a
Bíblia atribui uma responsabilidade primária tal cuidado de parentes
próximos. Baseado na autoridade do quinto mandamento “Honra teu pai e
tua mãe…,” o apóstolo Paulo salienta a importância deste princípio de
maneira enfática. Ele escreveu:
“Mas se alguma viúva tiver filhos, ou
netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria
família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante
de Deus…. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos
da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Tim. 5:4, 8).
Jesus reforçou o mesmo princípio, referindo-se a isto como o “mandamento de Deus” (Mat.15:6).
Repetidamente Ellen White enfatizou a
importância de planejar para as necessidades futuras. Exemplos de tal
conselho incluem o seguinte:
“Poderias ter hoje capital para usar em
caso de emergência e ajudar a causa de Deus, se tivesse economizado como
devias. Cada semana uma parte de teu salário deve ser reservado e de
maneira alguma tocado, salvo no caso de real necessidade para devolver
ao Doador como oferta a Deus. …
Os recursos que tens conseguido não têm
sábia e economicamente gastos, de maneira a deixar margem para, no caso
de vires a ficar doente, não ficar tua família privada dos meios para o
seu sustento.” – O Lar Adventista, pp. 395, 396.
“Se você e sua esposa tivessem entendido
ser um dever que Deus lhe deu negar seus gostos e desejos, e fazer
provisões para o futuro, em vez de meramente viver o presente, ….sua
família poderia ter tido conforto na vida.” – Testimonies, vol. 2, p.
432.
Através de sua vida Ellen White promoveu
como deveres cristãos práticas como diligência, trabalho honesto,
exercício da previdência, auto-negação e generosa benevolência para
a causa do Senhor. Ela encorajou a aquisição de posses de qualidade e o
cuidado delas. Falou
em favor de compra de casas onde isto é possível e aprovou o acúmulo de reservas razoáveis para uso em necessidades. Ela considerava que tais reservas estivessem disponíveis não somente para necessidades pessoais, mas também para expandir a obra de Deus e atender àqueles fora da família que estivessem em dificuldades. Ela via favoravelmente a aquisição de uma casa modesta, mas confortável, para a aposentadoria, e falou do respeito próprio que resultaria de se haver planejado para o futuro. (Ver Testimonies, vol. 7, pp. 291, 292.)
em favor de compra de casas onde isto é possível e aprovou o acúmulo de reservas razoáveis para uso em necessidades. Ela considerava que tais reservas estivessem disponíveis não somente para necessidades pessoais, mas também para expandir a obra de Deus e atender àqueles fora da família que estivessem em dificuldades. Ela via favoravelmente a aquisição de uma casa modesta, mas confortável, para a aposentadoria, e falou do respeito próprio que resultaria de se haver planejado para o futuro. (Ver Testimonies, vol. 7, pp. 291, 292.)
Conclusão
Procurando entender os ensinamentos das
Escrituras e os escritos de Ellen White sobre o seguro de vida, muitos
adventistas têm-se concentrado nos seus avisos contra o
seguro, negligenciando seus testemunhos que visam também fazer provisões
para tempos de necessidade. O efeito tem sido privar os membros de
benefícios dessa natureza que um planejamento prudente pode suprir.
Sob as atuais condições, a perguntas
fundamentais são: As apólices de seguro oferecem um método para suprir
as necessidades de emergência que são compatíveis com os
princípios cristãos? Podem elas ajudar a resolver as crises surgidas
pela deficiência ou morte do provedor sem enfraquecer a fé ou o
comprometimento da confiança na providência de Deus? Podem elas auxiliar
a cumprir a responsabilidade dada por Deus de proteger os
sobreviventes inocentes de tragédias deste perigosos mundo? Podem elas
preencher a lacuna criada pelos reduzidos laços familiares deste mundo
moderno à medida em que o individualismo aumenta e os programas
governamentais desfazem os antigos vínculos?
Uma comissão de estudo da Associação
Geral e o Ellen G. White Estate conduziram uma detalhada pesquisa do
seguro de vida, resumida em um relatório de 50 páginas publicado
em 1957. Suas proposições, baseadas em cuidadosa investigação, provêem
uma sólida interpretação dos princípios envolvidos, e devem ser levados
em consideração para se chegar à uma conclusão. Estes princípios incluem
o seguinte:
1. O Espírito de
Profecia aconselha sem hesitação e ensina decididamente que o
cristão deve fazer provisões para os “maus dias”. Devemos reconhecer que
virá o tempo onde o salário será reduzido ou cessado; e olhando para o
futuro, devemos se possível, ter uma quantidade razoável de propriedade e
dinheiro em reserva para suprir tais necessidade afim de que “a
caridade dos outros não venha sobre nós.”
2. É apropriado ter a
segurança de um modesto lar próprio e um investimento
financeiro moderado – dinheiro no banco, investido na obra do Senhor, ou
em outro investimento seguro.
3. É adequado nos beneficiarmos da proteção oferecida pelo seguro de incêndio e de automóveis.
4. Em qualquer provisão
que fizer para o futuro, o cristão tem de estar sempre ciente do cuidado
especial e amoroso de Deus sobre seus filhos, e não se esquecer das
necessidades da obra de Deus.
5. A família e a igreja
têm responsabilidade para com os membros em tempo de necessidade e de
luto. O cristão deve partilhar o fardo do seu próximo para que ninguém
sofra.
6. A extensão da
provisão que deve ser feita para os dias de necessidade e como isso deve
ser efetuado fica a critério do indivíduo para resolver cuidadosamente e
com oração, com o coração entregue a Deus, e com a determinação que o
cumprimento dessas responsabilidades, cada passo será dado em harmonia
com a vontade de Deus.
7. Os conselhos dados
sobre o seguro de vida pelo Espírito de Profecia na década de 1860 foram
dados num período em que seguro de vida era descontrolado, e muitas
vezes lidado por interesses de “caloteiros”, como um jogo desonesto num
esquema de rápido enriquecimento.
8. Apesar dos conselhos
do Espírito de Profecia entre os anos de 1867 e 1909 terem continuado a
ser consistentes em desencorajar seguro de vida, deve ser reconhecido
que nos Estados Unidos tal seguro ficou sob o controle de leis bancárias
estaduais somente a partir de 1906. Até 1910 algumas companhias ainda
estavam envolvidas em práticas duvidosas e freqüentemente desonestas.
Entretanto, após 1909, não houve declarações de Ellen White sobre
seguros de vida.
9. Vários planos de
poupança e seguro que hoje são definidos como “seguro de
vida”, protegidos por leis estaduais decretadas cuidadosamente, e
sujeitas à inspeção rigorosa de autoridades estaduais, são geralmente
consideradas seguros investimentos e mais sólidas do que muitos outros
investimentos.
10. Na maioria dos assim
chamados planos de seguro, como são escritos hoje, o princípio de
reservar algo para dias de necessidade e também de partilhar o fardo com
o próximo está sendo executado. O círculo atinge além da família ou
igreja, um grande número de pessoas, equilibrando assim as
responsabilidades e minimizando as despesas.
11. Seguro de saúde é
também outra maneira de nivelar o que pode ser altas despesas. Nesse
caso também um grande número de pessoas dividem as responsabilidades uns
dos outros.
12. Seguro para funerais
provê um meio onde os gastos agora relacionados com a morte é provido
de maneira certa e segura através do pagamento adiantado por um período
de anos.
13. Institutos
funerários, no qual um grande número de pessoas participam seja por
dívida ou taxa por ocasião da morte de um membro são uma maneira de
dividir sistematicamente os gastos de tal maneira que levamos as cargas
uns dos outros. Através de um plano bem organizado fazemos a provisão
apropriada para uma despesa que tem de ser paga.
14. O INSS é reconhecido
pela igreja como um plano onde o empregador e o empregado se unem em
economizar sistematicamente que estará à disposição em tempo de
necessidade,
seja na aposentadoria ou morte.
seja na aposentadoria ou morte.
15. Esses diferentes
planos proporcionam exatamente para os membros leigos o que
a denominação (IAJA) – introduzido pelo Espírito de Profecia – tem
fornecido por muitos anos para ministros e outros funcionários da
denominação. Esse é um plano, no qual uma
porcentagem regular da folha de pagamento de várias organizações de trabalho é acumulada num fundo centralizado que é para ser desembolsado em pagamentos mensais ao aposentado ou ao trabalhador incapacitado ou suas viúvas, em situações de dificuldade, para gastos extras com médico e funeral.
porcentagem regular da folha de pagamento de várias organizações de trabalho é acumulada num fundo centralizado que é para ser desembolsado em pagamentos mensais ao aposentado ou ao trabalhador incapacitado ou suas viúvas, em situações de dificuldade, para gastos extras com médico e funeral.
16. Apesar de
oficialmente não encorajar nem desencorajar seus membros quanto
a diferentes tipos de seguro, a igreja adventista do sétimo dia através
de votos da Comissão da Conferência Geral em Concílio Anual aprovou
formalmente planos de seguridade social e de benefício para
sobreviventes.
17. Na escolha do método
empregado para prover “um capital para usar em caso de emergência” (O
Lar Adventista, p. 395), seja qual for o método, um cuidado especial
deve ser tomado em buscar e seguir os conselhos dos mais experientes em
quem se pode confiar para obter uma direção segura.
18. Independente da
reserva que o provedor faça em preparo para o dia de
adversidade financeira ou renda reduzida, ele deve guardar-se
cautelosamente contra atitudes que podem leva-lo ao amor ao dinheiro, ou
a colocar sua confiança naquilo que ele criou com suas próprias mãos,
prejudicando assim, uma íntima comunhão com seu Criador e Redentor.
19. O Senhor, através
dos conselhos do Espírito de Profecia, nos deu muitos conselhos
e diretrizes sobre a nossa responsabilidade financeira de mordomia,
deixando claro nossas obrigações para com Deus, com nossa família,
nossos irmãos da igreja e nosso próximo. Esses conselhos devem ser
cuidadosamente estudados, reestudados e absorvidos, para que acumulemos
tesouro no céu, e não sejamos seduzidos pelos enganos de Satanás.
Recomendado:
1. Advertir todos os
crentes, especialmente aqueles que tem a responsabilidade financeira da
família, efetuar uma reserva bem planejada para situações de emergência
que podem afetar eles próprios e suas famílias.
2. Assegurar-se de que
os seguros de vida não têm nenhum conflito com os princípios cristãos
como meios legítimos de prover para tempos de necessidade.
3. Ponderar que as
decisões quanto à extensão de como o seguro será usado para contribuir
para o planejamento financeiro da família é uma questão de consciência
pessoal, e que a igreja não deve tomar qualquer posição oficial nesse
aspecto.
4. Aconselhar que o ato de economizar para o futuro não dá qualquer direto ao exercício da ganância.
5. Recomendar àqueles que planejam assegurar o futuro, evitarem que motivos egocêntricos venham a ser parte de seu planejamento.
6. Educar os membros da
igreja através do ministério da mordomia referente a sólidos princípios
em planejamento financeiro familiar.
7. Não tomar qualquer
medida como igreja quanto a estabelecer ou promover qualquer forma de
seguro de vida em comum para os membros.
Aprovado pelos oficiais da Conferência Geral, 1985.
Fonte: Biblical Research Institute