Quando Jesus prometeu aos Seus
discípulos: “Eu voltarei” (João 14:3), Ele criou uma esperança que têm
ardido no coração de quase todos os cristãos por 2.000 anos. E, raras
vezes desde o primeiro século dC tem esta esperança queimado mais
intensamente nos corações dos cristãos do que hoje.
Esta esperança é escurecida, no entanto,
por uma sombra. Segundo a Bíblia, um momento terrível de angústia,
muitas vezes chamado de “tribulação” – terá lugar na Terra pouco antes
da segunda vinda de Cristo. Por quase 1.800
anos, os cristãos acreditavam que todo o povo de Deus iria passar por
essa tribulação. No entanto, cerca de 200 anos atrás, uma nova teoria
foi proposta – que Deus levará os verdadeiros cristãos para fora do
mundo e os transportará para o céu antes da Tribulação. Aqueles que
ficarem para trás passarão pela Tribulação, durante a qual milhões de
judeus serão convertidos ao cristianismo. A segunda vinda de Cristo
ocorrerá no final da Tribulação.
A deportação dos santos para o céu antes
da Tribulação é chamada de “arrebatamento”. Segundo os que defendem essa
teoria, o arrebatamento será secreto no sentido de que, num primeiro
momento, ninguém vai saber que ele ocorreu. Aqueles que são deixados
para trás na terra só irão perceber que isso aconteceu quando eles se
tornam conscientes de que muitas pessoas desapareceram de repente, sem
qualquer razão. Uma série de filmes religiosos tentou retratar este
arrebatamento nos últimos anos. Estes filmes mostram tipicamente pessoas
espantadas perguntando o que aconteceu com seus amigos e entes
queridos. Outra cena comum é a de carros desgovernados e aviões caindo,
porque seus motoristas e pilotos foram “arrebatados”.
Em certo sentido, esta visão do fim do
mundo poderia ser chamada de uma teoria dupla da segunda vinda, porque
divide o retorno de Cristo para o nosso planeta em duas partes, o
arrebatamento antes da Tribulação e a Segunda Vinda na sua conclusão.
Neste artigo, examinaremos a evidência bíblica sobre o fim do mundo e a
segunda vinda de Cristo.
Quatro razões para rejeitar a idéia de um arrebatamento secreto
Um estudo cuidadoso da Bíblia sugere pelo
menos quatro razões rincipais para rejeitar o ponto de vista de uma
segunda vinda de Cristo em duas fases:
1. O vocabulário do Segundo Advento não oferece respaldo para tal ponto de vista
Nenhuma das três palavras gregas usadas
no Novo Testamento para descrever o retorno de Cristo ou seja,
parousia-vinda, apokalypsis-revelação, e epiphaneia-aparecimento, sugere
um arrebatamento secreto antes da tribulação (muitas vezes chamado de
“arrebatamento pré-tribulacionista”) como objeto da esperança cristã no
Advento.
Os pré-tribulacionistas alegam que em 1
Tessalonicenses 4:15, Paulo usou a palavra parousia-vinda para descrever
o arrebatamento secreto. Mas em 1 Tessalonicenses 3:13, ele usou a
mesma palavra para descrever “a vinda de nosso Senhor Jesus com todos os
seus santos” (NVI) – uma descrição, de acordo com os
pré-tribulacionistas, da segunda fase da volta de Cristo. Em 2
Tessalonicenses 2:8, Paulo de novo emprega o termo parousia para se
referir à vinda de Cristo que causará a destruição do anticristo – um
evento que, de acordo com os pré-tribulacionistas, supostamente ocorrerá
na segunda fase da vinda de Cristo (ver também Mateus 24:27, 38, 39).
Da mesma forma, as palavras apokalypsis-revelação e
epiphaneia-aparecimento, são utilizadas para descrever tanto o que os
pré-tribulacionistas chamam de arrebatamento (1 Cor 1:7; 1 Tim 6:14)
como o que chamam de Retorno, ou segunda fase da Vinda de Cristo (2 Tess
1:7-8, 2:8). Assim, o vocabulário da Bendita Esperança não propicia
base alguma para uma distinção da volta de Cristo em duas fases. Seus
termos são utilizados para descreverem um único, indivisível,
pós-tribulacional Advento de Cristo que vai trazer salvação aos crentes e
retribuição aos descrentes.
2. O Novo Testamento não contém traços de um secreto e invisível arrebatamento instantâneo da Igreja.
Na verdade, 1 Tessalonicenses 4:15-17,
que dá a descrição mais notória do Segundo Advento, sugere exatamente o
oposto. Ela fala que o Senhor desce do céu “dada a Sua palavra de ordem,
ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus” . . . “os
mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que
ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares”. “(versículos 16, 17).
A ”palavra de ordem”, ”a trombeta”, e o
grande ajuntamento dos vivos e santos ressurretos dificilmente
sugeriria um evento secreto, invisível e instantâneo. Pelo
contrário, como tem sido freqüentemente apontado, essa talvez seja a
passagem mais barulhenta da Bíblia. As referências a uma trombeta
ressoando em paralelo com as passagens de Mateus 24:31 e 1 Coríntios
15:52 corroboram a natureza pública do Segundo Advento. Nenhum
traço de um arrebatamento secreto pode ser encontrado em qualquer uma
destas passagens.
3. As Passagens bíblicas sobre a Tribulação não oferecem suporte para um arrebatamento pré-tribulacional da Igreja.
Em seu discurso no Monte das
Oliveiras, Jesus falou da grande tribulação que irá preceder
imediatamente a Sua vinda, prometendo que “por causa dos escolhidos
tais dias serão
abreviados”(Mateus 24:22). Argumentar que ”os eleitos” são apenas os
crentes judeus e não membros da igreja é ignorar o fato de que Cristo
estava se dirigindo a Seus apóstolos que representavam não só o Israel
nacional, mas também a igreja em geral. Isto é confirmado pelo fato
de que tanto Marcos como Lucas, que escreveram seus evangelhos para a
Igreja gentílica, relatam o mesmo discurso (Marcos 13:20, Lucas 21).
Notável também é a semelhança entre a
descrição de Cristo da Sua segunda vinda em Mateus 24:30, 31 e a de
Paulo em 1 Tessalonicenses 4:16, 17. Ambos os textos mencionam a descida
do Senhor, a trombeta que soa, os anjos acompanhantes e a reunião do
povo de Deus. No entanto, os pré-tribulacionistas dizem que a passagem
de 1 Tessalonicens descreve o arrebatamento antes da Tribulação, mas
a passagem de Mateus descreve a segunda vinda de Cristo após a
tribulação. O paralelismo entre as duas passagens indica claramente que o
arrebatamento da Igreja não precede, mas, pelo contrário, segue-se à
grande tribulação.
4. Por fim, Paulo e o livro do Apocalipse negam a noção de um arrebatamento secreto pré-tribulacional.
Em 2 Tessalonicenses 2, Paulo refutou um
equívoco que era predominante entre os cristãos de
Tessalônica. Aparentemente, eles acreditavam que o dia do Senhor já
tinha chegado. Para refutar esse equívoco, Paulo citou dois grandes
eventos que devem ocorrer antes da vinda do Senhor, ou seja, a
rebelião e o aparecimento do ”homem da iniqüidade” que perseguirá o povo
de Deus (2 Tessalonicenses 2:3). Se Paulo esperasse que a Igreja fosse
arrebatada deste mundo antes da tribulação causada pelo aparecimento do
anticristo, ele dificilmente teria ensinado que os crentes veriam tal
evento antes da vinda do Senhor.
O livro de Apocalipse trata dos
eventos associados com a grande tribulação em maior detalhe do
que qualquer outro livro do Novo Testamento, eventos tais como o
aparecimento de uma besta que persegue os santos de Deus e
o derramamento das sete últimas pragas (Apocalipse 8-16).
Embora João descreva
estes eventos tribulacionais em grande detalhe, ele nunca menciona ou
sugere um Advento de Cristo secreto e pré-tribulacional para levar
embora a Igreja. Isto é tanto mais surpreendente tendo em conta
o expresso propósito de João de instruir as igrejas a respeito dos
eventos finais. Na verdade, João explicitamente menciona uma incontável
multidão de crentes que passarão pela grande tribulação: “Estes são
os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes
e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).
Os
pré-tribulacionistas argumentam que esses crentes são todos da
raça judaica, supostamente porque, durante os eventos
descritos em Apocalipse 4 à19, a igreja não está mais na terra mas no
céu. Este raciocínio é desacreditado, em primeiro
lugar, pelo fato que em nenhum lugar João faz uma distinção entre os
santos judeus e gentios, na Tribulação. Ao contrário, João afirma
explicitamente que os crentes vitoriosos da Tribulação vêm
“de toda nação, tribo, povo e língua “(Apocalipse 7:9). Esta frase
ocorre repetidamente no Apocalipse para designar não exclusivamente os
judeus mas inclusivamente muitos membros da família humana,
independentemente da sua origem étnica ou nacional (Apocalipse 5:9;
10:11, 13:07, 14:6). Obviamente, Cristo não resgatou somente judeus, mas
pessoas de todas as raças.
Em Apocalipse 22:16 Jesus reivindica ter
enviado o Seu anjo a João “para testificar estas cousas à Igreja”. É
difícil ver como as mensagens dadas pelo anjo a João poderiam ser um
testemunho para as Igrejas se a Igreja não está diretamente envolvida
nos eventos descritos nos capítulos 4 à 19, em outras palavras – na
maior parte do livro.
O fato é que o Apocalipse descreve a
Igreja como sofrendo perseguição por poderes satânicos durante a
tribulação final mas não como sofrendo a ira divina. Como os antigos
israelitas desfrutaram da proteção de Deus durante as dez pragas (Êxo.
11:7), assim o povo de Deus será protegido quando Sua ira divina cair
sobre os ímpios. O Apocalipse representa essa divina proteção através de
um anjo que sela os servos de Deus em suas testas (Apoc. 7:3) para que
sejam protegidos quando a ira de Deus sobrevir sobre os impenitentes
(Apoc. 9:4). Por fim, o povo de Deus será resgatado pelo glorioso
Retorno de Cristo (Apoc. 16:15; 19:11-21). O apocalipse então, não
retrata um arrebatamento pré-tribulacional da Igreja, mas um Retorno
pós-tribulacional de Cristo.
Em face das razões aqui discutidas,
concluímos que o ensino popular de uma Vinda Secreta de Cristo para
arrebatar a Igreja antes da tribulação final é desprovida de qualquer
apoio bíblico. Tal crença torna a Deus culpado de dar tratamento
preferencial à Igreja removendo-a da terra, deixando os crentes judeus a
sofrer a tribulação final. As Escrituras ensinam que a Segunda Vinda de
Cristo é um evento único que ocorre após a grande tribulação e será
experimentada pelos crentes de todas as eras e de todas as raças. Esta é
a Bendita Esperança que une “toda nação, e tribo, e língua e povo”
(Apoc. 14:6).
Arrebatamento Atrasado
Quanto tempo se espera que levará para o
desaparecimento maciço dos verdadeiros cristãos de todas as nações?
Muitos acreditam que esse evento está iminente porque sua principal
pré-condição, ou seja, o restabelecimento do Estado de Israel e a posse
da antiga Jerusalém, já tiveram lugar.
De acordo com cálculos iniciais de Hal
Lindsey, em seu livro “The Late Great Planet Earth”, esse arrebatamento
secreto da Igreja já passou do prazo. Em 1970 ele predisse que “em
quarenta anos desde 1948 [ano da formação do Estado de Israel], ou por
volta disso, tudo isso poderia ter lugar. Lindsey calcula os “quarenta
anos” da duração bíblica de uma geração e alega, com base na parábola da
Figueira (Mateus 24:32-33) que a formação do Estado de Israel em 1948
assinala o início da última “geração” (Mateus 24:34) que verá
primeiramente o arrebatamento, daí os sete anos de tribulação, e
finalmente o Retorno de Cristo em glória. Sendo que o arrebatamento, de
acordo com Lindsey e a maioria dos dispensacionalistas, ocorre sete anos
(Daniel 9:27) antes do Retorno visível de Cristo em glória, já deveria
ter ocorrido em 1981 ou 1982. O que isso significa é que o tempo já se
esgotou para essas predições sensacionais, porém sem sentido.
Texto de autoria de Samuele Bacchiocchi, publicado na Revista Signs of The Times de Janeiro/2011.