segunda-feira, 28 de maio de 2012

Em Apocalipse 5:13, 14 não vejo o trono do Espírito…

Darei uma breve resposta a esta questão muito importante:
As Três Pessoas da Trindade exercem funções diferentes no plano de Salvação. O Filho glorifica o Pai e o Espírito Santo glorifica o Filho (e, por que não, o Pai também). Deste modo, não é de admirar o fato de o Espírito Santo não ser mencionado “diretamente” como estando assentado em um trono, pois este não é o Seu propósito. Ele quer exaltar o Pai e o Filho. (ver João 16:14).
Mas, há um detalhe para o qual devemos atentar (esse argumento aprendi ao estudar o livro “A Trindade” – Casa Publicadora Brasileira): a Bíblia dá sim a entender a presença do Espírito Santo no trono Divino. É isto mesmo. A presença do Espírito Santo está subentendida em Apocalipse 22:1 na expressão “rio da (água da) vida” que sai do trono. isso porque a água é um dos símbolismos do Espírito – especialmente no evangelho de João: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.” João 7:37-39.
Além desta evidência bíblica, há referências literárias, inclusive na tradição judaica, que identificam o “rio da vida” com o Espírito Santo.

Fique com Deus,
Leandro Quadros.

Nota:

Observe e verá o Espirito Santo no Trono.
“Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia algo semelhante a um trono, como de safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem… Esta era a aparencia da glória de Senhor; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava(Ez. 1:26 a 28). Esta voz me disse: Filho do homem, pôe-te em pé, e falarei contigo. Então, entrou em mim O Espirito “QUANDO FALAVA COMIGO” e me pôs em pé, e ouvi o que falava. Ele me disse: Filho do homem… e lhes dirás: Assim diz o Senhor” (Ez. 2:1 a 4).
Observe que o Espirito Santo continua a falar com o profeta (Ez. 2: 5,6,7,8-3:1,4,14,24,27). No cap. 4, O Espirito continua a falar com Ezequiel dando orientações. E, no verso 14 o profeta chama O Espirito que falava com ele(3:24) de Senhor Deus.
Continue a obsevar O Espirito falando com o profeta: ” Então, O Espirito me levantou (11:1)…E disse-me (11:2)…Caiu, pois sobre mim O Espirito do Senhor e disse-me: Fala assim diz o Senhor…(11:5). Observe agora com mais atenção: “Depois, O ESPIRITO DE DEUS ME LEVANTOU E ME LEVOU NA SUA VISÃO À CALDÉIA…Então, falei aos do cativeiro TODAS AS COISAS QUE O SENHOR ME HAVIA MOSTRADO(versos 24 e 25).

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.