sexta-feira, 13 de abril de 2012

Textos difíceis - Mateus 5:17 e 18.

 Em Mat. 5:18 diz que, “nem um i ou til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”.

a)      Esse tudo se cumpra, de acordo com o texto, não é a lei? Até que se cumprisse nada seria tirado dela?... E Cristo já não cumpriu?
b)      Aqui não está falando de toda a lei e não somente dos Dez Mandamentos?

Os versos, 17, 19 e 20 nos ajudam e entender o significado da expressão “cumprir” em Mt 5:18 (e inclusive no próprio v. 17):

“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”. (Mateus 5:17).

“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”. (Mateus 5:19-20 RA).

Estes textos nos ensinam 2 coisas:

1) Que Jesus não veio revogar a lei;
2) Que aquele que violar um dos mandamentos, mesmo que seja dos menores, é desaprovado pelo céu,ou seja: ninguém está autorizado a mudar a Palavra de Deus, incluindo os 10 Mandamentos.

Isto nos leva a conclusão de que, se Jesus não veio revogar a lei e os profetas e nenhum ser humano está autorizado a violar qualquer mandamento que esteja nos mesmos (lei e profetas), a expressão “cumpriu” não pode insinuar que Jesus cumpriu a lei no sentido de anula-la. Isto seria uma contradição no próprio texto no qual Jesus diz: “não vim revogar a lei e os profetas”.

“Que quer dizer ‘ab-rogar’ ? (ou revogar) De acordo com a clássica definição jurídica significa revogação total de uma lei. ‘Abrogatur cum prorsus tollitur”. É nada menos que extinguir uma lei. E Jesus disse que não viera AB-ROGAR (revogar) nada do que continham a lei ou os profetas.”[3]

Este tudo se cumpra não é a lei, mas a Palavra de Deus. Isto é claro no contexto do verso. A Palavra de Deus será cumprida em todos os sentidos: as profecias referentes a Cristo, Sua segunda vida a esta terra , o estabelecimento da Nova Terra e tudo o mais.

O Contexto diz claramente que, “até que o céu e a terra passem...” não era para ser tirado o mínimo acento da lei (Neste caso todo o Antigo Testamento, onde está incluso o Decálogo). Se a lei tivesse sido abolida, o céu e a terra também já teriam passado e nós não estaríamos aqui hoje.

Este texto (Mateus 5:17-19) é um dos mais claros em dizer que Jesus não veio mudar a lei; mesmo assim, é usado o argumento: “Se Jesus Cumpriu a Lei, eu não preciso mais guardar. Está cumprido”!

Como interpretar corretamente este verso? O modo mais seguro é “ permitir que a Bíblia seja sua própria intérprete.” Vejamos Mateus 3:13-16. o qual nos ajudará no esclarecimento:

“Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça...” (Verso 15-Grifo nosso)

Analisemos: O texto diz que Jesus cumpriu o Batismo e a justiça. Será que pelo fato de Cristo ter cumprido o Batismo, ninguém, mais precisa se batizar para se salvar? Nenhum evangélico concordaria com isso.

E a justiça? Não precisaria mais cumprir os justos reclamos de Deus por que Jesus os cumpriu? De maneira nenhuma, pois temos de obedecer a Deus e sermos justos por toda a vida!

“Diz o grande lexicógrafo Webster: ‘cumprir é obedecer’. É um atendimento exigência legal, uma satisfação ao preceito. Um cidadão cumpre o dever de votar, por exemplo. Extingue-se a instituição do voto, por ele te-lo cumprido? Não! A exigência é permanente; o cumprimento é transigente . O cumprimento afeta a pessoa, não a exigência; liga a pessoa à exigência, mas não remove a exigência.Esta só é removível por força da lei superior que expressamente o declare...”[4]

Digamos que você seja multado. Depois do susto, começas a cumprir corretamente as leis de trânsito. Por ter cumprido a lei, quer dizer que agora você pode andar na velocidade que quiser, bater em quem quiser, ou seja, não precisa mais obedecer? É muito ilógico supor uma coisa destas.

Assim como o CUMPRIR o batismo não significa que nenhuma pessoa mais precisa ser batizada para provar que crê em Jesus, o CUMPRIR a lei não significa que não precisamos obedecer. De acordo com qualquer dicionário, cumprir significa “obedecer”.

Em Gálatas 6:2 diz: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”. (Gálatas 6:2 RA).

“J. Broadus, credenciado comentador batista, também faz empenho em alinhar-se na opinião de que “cumprir” significa obedecer. Ele escreve sobre Mateus 5:17: “Cumprir é a tradução de uma palavra grega significando “tornar cheio”, “encher”...Significa “executar plenamente”, “realizar”, aplicado a qualquer obra e dever. Em vão se tem procurado colocar este dito de Jesus em conflito com o que Paulo ensinou em referência á lei... A idéia que ainda ás vezes surge, de que Jesus foi um reformador radical que pôs de lado a lei de Moisés por imperfeita e gasta, é contrária a todo os espírito desta passagem”[5].

“Cumprindo a lei, Cristo simplesmente “preencheu-a” no seu completo sentido, dando ao homem um exemplo de perfeita obediência à vontade de Deus, a fim de que a mesma lei ‘possa ser cumprida (pleros) em nós’. Rom. 8:4”.[6]



16 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Meu amigo Jesus cumpriu a lei antiga,morrendo na cruz fazendo maldição por nós. Hebreus 7:18 pois com efeito o mandamento anterior e ab- rogado por causa da fraqueza w inutilidade.( Sem contradição)

  2. Unknown says:

    A paz do Senhor Jesus a todos, Jesus não veio ab-rogar a lei, veio cumprir a lei, isto já foi falado nesse texto, porém o cumprir a lei foi Jesus cumprir tudo da lei debaixo dos céus, Jesus cumpriu as leis e não aboliu, mas mudou, veja em Hebreus 7:12, quem vive em Cristo não vive debaixo das leis, o irmão que editou esse texto usou o transito como exemplo, as leis de Moisés não eram leis de transito meu amado, as leis de Moisés era a circuncisão, os escolhidos de Deus eram marcados com a circuncisão ao oitavo dia de vida, essa era uma lei de Moisés, na graça de Cristo não existe circuncisão, nao existem mais povos escolhidos ou não, temos Jesus para nos salvar e não precisamos mais da circuncisão, a marca de Cristo é o batismo, na lei de Moisés quem cometia o adultério morria apedrejado, na graça de Cristo quem comete o adultério merece "o perdão" basta nao cometer mais o fato, em Romanos 7:1-6 esta falando que a leis foram estabelecidos até a morte, (no texto verãoos exemplos citados) quem Se batiza em nome de Jesus morre para o mundo, se livra da lei RM 7:6 as leis de Moisés serviram para conduzir o povo até Cristo, depois que veio a Fé em Cristo Jesus saímos debaixo da lei, leiam em Gálatas 3:23-26. Espero ter ajudado, jesus rasgou o véu do templo de cima a baixo. O Cristão vive debaixo da graça, os mandamentos de Cristo agora é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao seu próximo como a ti mesmo, cumprindo estes dois mandamentos todos os outros automaticamente serão cumpridos. Fiquem na paz de Jesus.

  3. Unknown says:

    "A Lei morreu em CRISTO, para todo aquele que crer" Romanos 10:4

  4. Amigo Santos Oliveira, Essa palavrinha "cumprir" mencionada em Mateus 5:17 causa uma enorme confusão no meio evangélico. No original grego a palavra é "plerô", e significa "ampliar", ou ainda "dar pleno significado". Quando Jesus diz que veio "plerô", ele quer dizer que veio ampliar o significado dos mandamentos, dar pleno significado a eles. E de fato ele o fez. No mesmo capítulo vemos ele ampliar o significado e abrangência do mandamento "não matarás" e do mandamento "não adulterarás". Pois ele explica que se um homem tiver um pensamento impuro com uma mulher ele também está adulterando. Explica também que se um homem se irar contra o irmão ele também está quebrando o mandamento não matarás.
    O próprio Cristo deixa claro no verso 18 algo muito importante:
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Mateus 5:18

    Note que ele diz: Até que o céu e a terra passem... E lhe pergunto: Já passaram? Não né? Sabe quando vão passar?
    Apocalipse 21:1 - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

    Somente quando todo o plano de salvação dos justos e restauração da terra for concluído por ocasião da segunda vinda de Cristo e extinção do pecado é que o céu e a terra passarão.

    Quanto a Hebreus 7:18 não vou me estender pra o comentário não ficar longo. Mas só quero levá-lo a raciocinar que os 10 mandamentos, a unica parte da bíblia escrita pelo próprio dedo e Deus, não é uma lei qualquer, são 10 princípios morais eternos e imutáveis, que são reflexo do caráter do nosso Deus... Um Deus que sempre irá abominar o adultério, a idolatria, desonrar pai e mãe, etc. Não é atoa que apenas os 10 mandamentos foram colocados dentro da arca da aliança ( Ex 34,1; Dt 10,1-5 e 1 Rs 8,9), arca essa que hoje se encontra no céu, no santuário celestial. (Apocalipse 11:19). Lhe convivo a estudar aqui mesmo no blog, alguns artigos que esclarecem melhor o tema (dê uma pesquisada na busca do blog), antes de qualquer coisa, é importante fazer um estudo aprofundando sobre as semelhanças e diferenças entre as duas alianças e entre a Lei moral de Deus (10 mandamentos) as leis cerimoniais, civis e de saúde. Para poder compreender o papel de cada uma, a abrangência e duração de cada uma. Abraço!
    Abraço!

  5. Unknown says:

    Parabéns pela explicação irmão. ...Maranata!!!!

  6. Unknown says:

    Gálatas 3:23-26. Espero ter ajudado, jesus rasgou o véu do templo de cima a baixo. O Cristão vive debaixo da graça, os mandamentos de Cristo agora é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao seu próximo como a ti mesmo, cumprindo estes dois mandamentos todos os outros automaticamente serão cumpridos. Fiquem na paz de Jesus.
    Exatamente bem disseste todos os demais serão cumpridos automaticamente!!! Isso que dizer o cristão cumprindo estes mandamento automaticamente não terá dificuldades de cumprir os demais.

  7. Anônimo says:

    Qual a diferença entre Lei e Mandamento? Jesus fala da Lei, que ele não veio revogar, os textos de Paulo falam sobre Lei e Mandamento. Mandamento, tudo aquilo que foi pronunciado por Deus aos profetas, lei são regramentos de conduta moral e social para o bom convívio. Quem seria capaz, com sapiência divinamente inspirada, relacionar as leis e os mandamentos, esclarecendo inclusive as suas similaridades. Esses comentários que li, acima, são todos cheios de razões, que pelo manter o cumprimento da Lei, quer por ela estar cumprida em Jesus. Mas, são comentários rasos, sem uma contextualização firme, baseado em estudos que outros fizeram, ou em opiniões fundamentadas nos próprios sentidos, ou seja, tanto o texto principal suscita dúvidas, quanto os comentários que se seguiram, e nenhum deles permitiu-me chegar a uma conclusão, passando eu a pensar em guardar o sábado, e ao mesmo tempo não devolver o dízimo. Quem poderá nos salvar dessa visões, e lembrando que Paulo exime os novos convertidos dos ditames da Lei, porque lhes adverte que estes não são judeus, mas é desconfortável um judeu convertido ter de ficar ainda sobre as normas da Lei. Não guardo o dia sabático, que começa na sexta às 17h e termina no sábádo, mas baseio-me no princípio do sétimo dia, "que trabalharás seis dias" e no sétimo (seja, sábado, ou domingo) descansarás; devolverei o dízimo porque as igrejas, enquanto unidades administrativas, precisam pagar contas de água e luz e outras despesas de limpeza e manutenção e de custear àqueles que organizam as congregações. Pela fé, assim faço.

  8. Unknown says:

    Gente e a guarda do sabado êxodo 20:8-11

  9. Unknown says:

    Me ajudem por favor a entender sobre a guarda do sábado. Êxodo 20:8-11

  10. Unknown says:

    Parabéns, irmão. Muito obrigado. Me ajudou bastante. Graça e paz.

  11. Unknown says:

    Essa resposta é a certa, me convenceu usando Gálatas. Muito bem!

  12. Unknown says:

    Olá Adriel,graça e paz. É importante informar q em 1Joao 4:8 afirma "... q Deus é Amor." Os quatros primeiros mandamentos, nos mostra o nosso amor p com o Pai e os Seis últimos, amor p com o próximo, ou seja, a Lei é Amor, o caráter de Deus, isso é imutável. Em Joao 14:15 Jesus afirma: "Aquele q me ama OBEDECE os meus mandamentos." OBEDECER é GRATIDÃO, mesmo q não conseguirmos fazer como o Pai pede, mas Ele sabe q com auxílio do Espírito Santo, estamos lutando, mantendo Olhos fixo no Senhor Jesus autor e consumador da nossa Fé. Hb.12:2 At

  13. Unknown says:

    Vejo que todos nós vivemos cada dia em busca da verdade que é próprio Senhor Jesus, mas bem, Jesus quando disse até que o céu e terra passe eu intendo por revelação do Espírito Santo é que Ele quis dizer é: ainda que o mundo acabe, nada pode mudar até que tudo se cumpra, sabe o que Ele está se referindo quando disse tudo se cumpra? É exatamente o que Ele dis em (JO(:19.30) Pai está tudo consumado, ou seja: está tudo cumprido. Ele veio cumprir as leis cujo homem nenhum foi capas, pelos estudos de teologia o homem que mais se elevou no cumprir das leis mosaica conseguiu cumprir apenas 230 das 613 que eram das leis mosaica, mas o nosso bendito e maravilhoso SENHOR esuficiente SALVADOR cumpriu todas essas leis do velho testamento, o velho testamento era a sombra do novo, e eu lhes pergunto, o que vale mais? O automóvel,ou sua sombra? É claro que o automóvel. Quem vale mais? A árvore, ou a sombra?? É lógico que é a árvore, só que Jesus era a árvore, (JO:15.1) o antigo testamento sombra do novo testamento, porém um testamento só tem valor com a morte do testador, por isso em:(2 Corinthians:3.14) o velho testamento por Cristo foi abolido, sobre o sábado, era um dia em que era separado dos outros dias, não podia se fazer nada nada, somente santidade e adorar o Senhor e tinham lugar específico, sabemos que na nova aliança devemos viver em santidade não apenas sábado, mas todos os dias, adorar o Senhor a onde estivermos, não precisa lugar específico, porque somos templo do Espírito Santo do Senhor (MT:5.19) diz aí de quem ensinar as pessoas errado, tirar ou acrescentar alguma coisa que não está nas escrituras, será chamado menor no Reino do céu, mas o nosso bendito Senhor Jesus Cristo cumpriu todas as coisas e ensinou com perfeissao e obediência até u dia de sua morte, morte de de cruz, mas como toda humanidade sabe ressuscitou ao terceiro dia e ao encontrar com seus discípulos Ele disse (MT:28.18) é me dado todo poder no céu e na terra, se cumpria aqui também oque está escrito no (MT:5.19)Toda Glória e onra é do Senhor, Glória Deus 🙏. Este é o entendimento que eu penso ter recebido da parte do Senhor, se alguém achar que eu estou errando, por favor fica no seu intnedimento e ore por mim e eu estarei orando por você, o Senhor com certeza nos conduzirá para sua bendita e maravilhosa verdade a paz do Senhor a todos.

  14. Unknown says:

    Meu irmão Deus abençoe sua vida pelo estudo,na minha opinião alguns pontos vc se equivocou porque se for para nós cumprir toda a lei teremos que praticar toda sem tirar nada pô r.exemplo os costumes que está escrito em toda a lei será q vamos ter que sacrificar um cordeiro todos os anos para expiar nossos pecados?

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.