É comum
no meio antinomista vermos e ouvirmos a alegação de que o sábado é somente para
os Judeus.
Dentre muitos argumentos usados por eles, o que mais evidencia falta de conhecimento bíblico é a alegação de que em todas as vezes em que a ordem para observância dos mandamentos é enfatizada Deus refere-se apenas aos filhos de Israel. Como no texto abaixo:
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. (Êx 31.26)
Essa interpretação bíblica feita por boa parte dos antinomistas deve-se em parte ao sistema escatológico dispensacionalista que dentre muitas aberrações ensina que toda a bíblia deve ser estritamente literalizada. Dessa forma, com o uso da literalização, embora inconsistentemente usada, sempre que a palavra Israel aparece na bíblia, devemos entender somente como o povo de Israel literalmente, e jamais como o "Israel espiritual" de Deus.
Por mais lógico que esse sistema interpretativo possa parecer ele é errôneo e perigoso, pois nos induz a sérios erros. Como acreditar que Deus tem dois povos distintos, e que os trata de forma diferente, por exemplo.
Dentre muitos argumentos usados por eles, o que mais evidencia falta de conhecimento bíblico é a alegação de que em todas as vezes em que a ordem para observância dos mandamentos é enfatizada Deus refere-se apenas aos filhos de Israel. Como no texto abaixo:
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. (Êx 31.26)
Essa interpretação bíblica feita por boa parte dos antinomistas deve-se em parte ao sistema escatológico dispensacionalista que dentre muitas aberrações ensina que toda a bíblia deve ser estritamente literalizada. Dessa forma, com o uso da literalização, embora inconsistentemente usada, sempre que a palavra Israel aparece na bíblia, devemos entender somente como o povo de Israel literalmente, e jamais como o "Israel espiritual" de Deus.
Por mais lógico que esse sistema interpretativo possa parecer ele é errôneo e perigoso, pois nos induz a sérios erros. Como acreditar que Deus tem dois povos distintos, e que os trata de forma diferente, por exemplo.
Por isso é importante nos fazermos as seguintes perguntas:
- O sábado é somente para os judeus?
- Deus tem dois povos distintos e os trata de forma diferente um do outro?
Essas
duas perguntas serão objeto do nosso estudo.
Logo no inicio da leitura bíblica do livro de Genesis nos deparamos com uma importante informação: Deus criou, descansou e abençoou o sábado muito antes do povo judeu existir (Gen 2.2-3).
Uma pergunta precisamos fazer a nós mesmos:
Logo no inicio da leitura bíblica do livro de Genesis nos deparamos com uma importante informação: Deus criou, descansou e abençoou o sábado muito antes do povo judeu existir (Gen 2.2-3).
Uma pergunta precisamos fazer a nós mesmos:
- Se o sábado era para ser guardado apenas por Judeus, porque Deus o abençoou e santificou séculos e séculos antes desse povo judeu vir ao mundo?
Pense...
E responda pra você mesmo...
Continuemos nosso estudo...
Convido você a abrir sua bíblia nas seguintes passagens: Isaias.49.6 e Isaias 43.10.
Continuemos nosso estudo...
Convido você a abrir sua bíblia nas seguintes passagens: Isaias.49.6 e Isaias 43.10.
A maioria
dos antinomistas não consegue compreender que Deus não escolheu o povo Judeu só
para ter bênçãos e privilégios. Muito menos para serem cobaias de um sistema
religioso cujo único objetivo era lhes dar uma religião visível, como os
dispensacionalistas defendem.
Deus tinha um propósito especial para esse povo. Com base nos dois textos bíblicos acima, que propósito era esse?
Você já deve ter matado a charada após ler as duas passagens que mostrei hein?
Isso mesmo... Deus escolheu esse povo porque tinha o propósito de torná-los luz, ou sejam testemunhas do amor de Deus, e evangelizadores do outros povos.
Deus tinha um propósito especial para esse povo. Com base nos dois textos bíblicos acima, que propósito era esse?
Você já deve ter matado a charada após ler as duas passagens que mostrei hein?
Isso mesmo... Deus escolheu esse povo porque tinha o propósito de torná-los luz, ou sejam testemunhas do amor de Deus, e evangelizadores do outros povos.
Os dois principais objetivos de Deus eram:
- Primeiramente evangelizar e preparar o povo Judeu para o messias que haveria de vir morrer pela humanidade. (Esse era o objetivo dos rituais do santuário. Os cordeiros sacrificados, por exemplo, simbolizavam Jesus, a festa da expiação simbolizava a expiação definitiva que Cristo faria por nossos pecados, etc.)
- Após santificar e preparar o povo, o segundo objetivo a ser cumprido era evangelizar as outras nações, através do bom exemplo, e das bençãos visiveis que eram derramadas ao povo judeu, como benefício por sua santificação e obediência a Deus, para que outros povos pudessem achegar-se a Deus e também fazer parte desse povo santo, obedecendo aos mandamentos e abraçando a aliança divina.
Uma
contundente prova desse divino propósito de Deus, podemos encontrar em Isaias
56:1-8
Nessa passagem Deus convida todos os estrangeiros a abraçarem a aliança que Ele fez com os judeus. E um dos requisitos para desfrutar das bênçãos divinas da aliança era guardar o sábado.
Outra informação interessantíssima podemos encontrar em Eclesiastes 12:13. Tal passagem afirma de forma muita clara que guardar os mandamentos de Deus é dever de TODO homem.
Nessa passagem Deus convida todos os estrangeiros a abraçarem a aliança que Ele fez com os judeus. E um dos requisitos para desfrutar das bênçãos divinas da aliança era guardar o sábado.
Outra informação interessantíssima podemos encontrar em Eclesiastes 12:13. Tal passagem afirma de forma muita clara que guardar os mandamentos de Deus é dever de TODO homem.
A palavra
"homem", empregada aqui, no original é anthropós que significa
"humanidade". Ou seja, guardar os mandamentos é dever de toda a
humanidade, e não só dos Judeus.
A mesma palavra anthropós encontramos no texto de Marcos 2.27 que diz que o sábado foi feito por causa do homem. Ou seja, o sábado foi feito para benefício físico, mental e espiritual da humanidade e não somente dos judeus.
A mesma palavra anthropós encontramos no texto de Marcos 2.27 que diz que o sábado foi feito por causa do homem. Ou seja, o sábado foi feito para benefício físico, mental e espiritual da humanidade e não somente dos judeus.
Pra mim esses textos citados até agora seriam o suficiente para comprovar que o sábado não foi feito pra ser guardados sós por judeus. Mas ainda é preciso encontrarmos a resposta para uma pergunta vital: Deus tem dois povos distintos que trata de forma diferente?
Vejamos...
Ao ler Romanos 2.28-29 descobrimos algo importantíssimo sobre a questão Israel - Igreja. Em tal passagem Paulo afirma veementemente que após a morte de Cristo na cruz o verdadeiro Judeu não seria mais apenas que o é exteriormente, ou etnicamente. Mas sim interiormente, espiritualmente e ideologicamente. Olha que maravilha! Nós gentios, com a morte de Cristo na cruz passamos a fazer parte do povo Eleito de Deus, o "Israel Espiritual".
Outro texto claríssimo sobre o assunto é Romanos 10.12. Esse texto mostra que pra Deus não há diferença entre Judeus e gentios.
Ora, se pra Deus não há diferença, é porque Ele nos vê como iguais, e se Ele nos vê como iguais não faz sentido tratar-nos de forma diferente uns dos outros. Dando mandamentos morais pra uns e para outros não.
Pois se assim fosse, teríamos no céu duas classes de salvos. E não é isso que a bíblia ensina.
Apocalipse 14:12 mostra claramente que só há um povo, com características bem distintivas:
"Os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus"
logo, se o sábado é de obrigação moral para os Judeus, também é para nós que somos os "judeus espirituais."
E Paulo que era um judeu com cidadania romana, sábia muito bem que pra Deus não há dois povos distintos, tratados e salvos de forma diferente um do outro.
Prova clara disso é o exemplo da Oliveira, usado por ele em Romanos 11:17-24.
Nessa passagem a oliveira simboliza o povo judeu.
Dessa oliveira foram arrancados alguns galhos, que simbolizam os judeus que não
creram em Jesus e o aceitaram como salvador. E após os galhos serem arrancados
Deus enxertou (adicionou) novos galhos que simbolizam os gentios.
- Se os Judeus e a "igreja" são dois povos distintos, tratados por Deus de forma diferente, como os antinomistas afirmam. Por que Paulo usou apenas uma única oliveira para simbolizar os dois povos ao invés de duas oliveiras distintas?
- Por que então os gentios (nós, os cristãos) foram acrescentados a mesma oliveira que simboliza os judeus ao invés de ganharem sua própria oliveira?
É algo
pra se pensar não?
Na verdade nem precisaríamos escavar relativamente fundo, se apenas observássemos com atenção o que o próprio 4º mandamento da Lei de Deus diz: "Nem o forasteiro das tuas portas para dentro" (Êx 20:10) Claro não?
No próximo artigo estudaremos sobre as seguintes questões:
Na verdade nem precisaríamos escavar relativamente fundo, se apenas observássemos com atenção o que o próprio 4º mandamento da Lei de Deus diz: "Nem o forasteiro das tuas portas para dentro" (Êx 20:10) Claro não?
No próximo artigo estudaremos sobre as seguintes questões:
- Os mandamentos só passaram a existir após Deus os ter dado no monte Sinai?
- O povo que viveu antes do povo Judeu, como Abraão e Noé, por exemplo, viviam sem lei?