segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jesus guardou o sábado ou transgrediu ao fazer milagres e colher espigas nesse dia?

Observando os argumentos dos antinomistas fico impressionado a que ponto são capazes de chegar para negarem a validade do 4º mandamento da lei de Deus para nós hoje.

Entre os argumentos mais usados o mais absurdo sem dúvidas é o de que Jesus transgrediu o sábado trabalhando nesse dia colhendo espigas e curando um homem. (Mateus 12:1-15).

Bem sabemos que Jesus tinha uma profissão, que aprendeu com seu pai. Essa profissão era o que conhecemos hoje como carpinteiro. Mas após completar os trinta anos o trabalho de Cristo passou a ser exclusivamente espiritual (pregar, curar pessoas, preparar os discípulos).
Não encontramos na bíblia nenhuma passagem se quer mostrando Jesus trabalhando como carpinteiro aos sábados. Muito pelo contrário, diversos textos mostram que Jesus tinha por costume ir a "igreja" nesse dia. (Marcos 3:1 Lucas 6:6 Lucas 4:31 Lucas 4:16 e 17).

E quanto ao fato dEle curar no sábado, e ter colhido espigas nesse dia?


Bem, eu poderia mostrar nos pormenores porque curar pessoas e arrancar uma fruta de uma arvore para matar a fome não é pecado (Marcos 3.4/Mat. 12.12). Porém para ser mais objetivo vou apenas me ater ao fato de mostrar o quão absurdo é acusar Cristo de transgredir o 4º mandamento e nas trágicas conseqüências resultantes dessa linha de pensamento.
Em Heb 9:17 A bíblia diz que Para que um testamento tenha validade é necessário a morte do testador. Então para que o novo testamento começasse a valer era necessária a morte de Cristo. Até segundos antes da morte de Cristo, todos as Leis tanto cerimoniais como a Lei moral ainda estavam perfeitamente válidas.
A maioria dos evangélicos antinomistas citam Mat. 5.17 e usam-se do argumento de que Jesus veio cumprir a lei para que não precisássemos mais cumpri-la.

Pois bem, equivalendo-se desse raciocínio deles acabamos notando uma grande contradição em seus argumentos, porque se o velho testamento estava válido até o ultimo suspiro de Jesus na cruz, obviamente que todas as leis do velho testamento ainda estavam válidas, inclusive o 4º mandamento do decálogo.
Desse modo se Jesus veio cumprir, para que não precisássemos mais cumprir como querem falaciosamente sustentar, de forma alguma Ele poderia transgredir o 4º mandamento, por dois motivos:

1º Porque se Ele não cumprisse o sábado o guardando, conforme o mandamento manda, o seu suposto objetivo de cumprir para não precisarmos mais cumprir ia por água abaixo.
2º Porque se ele transgredisse o 4º mandamento da sua própria Lei, Ele se tornaria culpado da transgressão de toda a Lei, conforme Tiag. 2.10 explica: "Aquele que guarda os mandamentos, mas tropeça em um só ponto torna-se culpado de todos".
E desse modo ele se tornaria pecador como nós, pois a própria bíblia afirma em 1 João 3:4 que O pecado é a transgressão da Lei de Deus.
E por fim, não poderia ser nosso salvador. Pois pra isso era necessário nunca ter pecado.

Obs: Mat. 12.8: Quando Jesus diz para os fariseus que é o Senhor do sábado ele está deixando claro pra eles que:
Esse dia é de propriedade dEle (...Mas o sétimo Dia é o sábado do Senhor teu Deus..." êxodo 20:11).
E que nenhum fariseu tinha "autoridade" pra querer dizer pra Ele a forma certa ou errada de guardar tal dia. Pois Ele como
o dono do sábado sabe melhor do que ninguem o que é lícito e o que não é para se fazer nesse dia.

(Autor: Adriel Lima, blogueiro Jovemevangelho.blogspot.com)

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.