Certo dia, Moisés saiu do palácio do Faraó para visitar seu povo e pode sentir a terrível dor da escravidão. Viu a sujeição e a injustiça. Ficou muito irritado com tudo o que viu e uma “santa” ira tomou conta de seu coração. Decidiu que teria de fazer alguma coisa. Assim, tomou o caso em suas próprias mãos. O resultado foi um assassinato.
Analisando esse episódio marcante na vida de Moisés, vemos que o motivo era correto, mas a ação foi errada. Ele agiu na esfera horizontal em vez de buscar uma ação vertical, com a aprovação de Deus. Moisés teve que fugir para deserto, onde Deus preparou o homem que seria finalmente o libertador de uma nação. Mas foram necessários 40 anos de preparação até que Deus o considerasse pronto para sua missão. Nesse tempo, Moisés se tornou um homem de negócios, no contexto de sua época. E foi durante o período em que ele desenvolvia uma atividade secular que Deus o convidou para ser um libertador.
Moisés representa muitos crentes cristãos entusiasmados com as perspectivas de fazer a obra de Deus e que procuram resolver um problema espiritual com uma ação carnal. O grande perigo para um crente que possui essa característica é sua grande capacidade de confiar em si mesmo, seus talentos e sua perícia para realizar as coisas. Essa confiança própria pode se transformar em sua maior fraqueza quando tenta se mover no reino espiritual.
Temos sido preparados para ser agentes de soluções de problemas. Mas, como Moisés, se nosso entusiasmo e paixão não forem utilizados pelo poder do Espírito Santo, falharemos completamente. Pedro teve que aprender muito bem essa lição. Seu entusiasmo resultou em muitos problemas. Mas Deus foi paciente com ele, do mesmo modo como é paciente com cada um de nós, hoje.
Às vezes, Ele precisa nos enviar para o deserto por um momento a fim de nos moldar de tal forma que seja permitido Cristo reinar supremo em nossa vida. Antes que você tome uma decisão para agir, procure a presença de Jesus intensamente até que saiba que Deus está por trás da ação. Busque conselho com pessoas experientes. Você talvez possa economizar uma viagem ao deserto e, assim, evitar muitos percalços e atrasos na concretização dos planos de Deus para a sua vida.
autor: Wilson Almeida
autor: Wilson Almeida