quarta-feira, 14 de março de 2012

O SURGIMENTO DO MOVIMENTO ADVENTISTA - Resumo

A – Após a decepção de 1844, surgiram três grandes grupos:
1 – Primeiro: Os que desistiram, achando que nada mais era verdade e caíram em completa apostasia.
a) Voltaram para o mundo e para o pecado.
b) Esse grupo foi a maioria.
2 – Segundo: Os que se escandalizaram e voltaram arrependidos para suas igrejas de origem, das quais tinham sido expulsos, quando aceitaram a pregação de Guilherme Miller.
a) Estes eram batistas, metodistas, conexão cristã, congregacionalistas, presbiterianos, episcopais, e muitos outros.
3 – Terceiro: Os que não desistiram, mas continuaram a estudar e a considerar as profecias. Os que restaram do desapontamento continuaram a estudar as Escrituras.
a) Era um grupo bem pequeno, de aproximadamente 100 pessoas, mas um grupo de piedosos investigadores da Bíblia que encontrou na Inspiração palavras de estímulo à perseverança na fé adventista: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidades de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia o meu justo viverá pela fé; e, se ele retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Hebreus 10:35 – 39.
b) Para os que continuaram perseverando, o desapontamento não foi o fim. Foi apenas o começo.
(1) Irmãos, foi aí que tudo começou.
(2) deste pequeno grupo de fiéis, surgiu mais tarde a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Era um número inexpressivo. Em 1848, quatro anos depois, só havia 100 membros que se congregavam.
c) Dentre estes do pequeno grupo podemos citar: Hiram Edson, José Bates, Tiago White, Ellen Harmon, que mais tarde recebeu o sobrenome de White, quando se casou com Tiago White, John Andrews, que tinha 15 anos, Crossier e outros.
B – As doutrinas do Movimento foram sistematizadas, dentre as quais a Volta de Jesus, A Justificação pela Fé em Cristo, o Santuário, O Sábado, Espírito de Profecia, A Reforma de Saúde, o Estado do Homem na Morte e outras.
1 – Os pioneiros deste movimento sacrificaram-se e labutaram em grande medida durante anos, até que a Igreja conquistou o mundo.
a) Não foi nada fácil...
SURGE A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Introdução:
A – Guilherme Miller errou a data da vinda de Jesus, embora houvesse textos bíblicos claros mostrando que ninguém sabe o dia e a hora do Seu aparecimento.
1 – S. Mateus 24:36 – “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai.”
2 – Assim como Guilherme Miller errou, erraram também, e do mesmo modo, os discípulos de Jesus que esperavam a entronização de Cristo como rei ainda no seu primeiro advento.
3 – Cristo apareceu no caminho de Emaús, não aos principais discípulos após Sua ressurreição para revelar-lhes a verdade das Escrituras. Mas apareceu a dois discípulos que não faziam parte dos 12.
a) Assim também Cristo apareceu após o desapontamento de 1844, não aos principais líderes do movimento milerista, mas apareceu ao quase desconhecido jovem por nome Hiram Edson – O Cleofas do Milharal.
b) Hiram Edson, em companhia de um amigo por nome Crosier, seguia num campo de milho no dia 23 de outubro de 1844 - o dia seguinte. Ele estava desapontado.
(1) Ele teve uma visão. Jesus apareceu a Hiram Edson e revelou-lhe a verdade do santuário. Assim ele mesmo conta:
(2) “Detive-me em meio ao campo. O céu parecia abrir-se-me à vista e vi distinta e claramente que em lugar de nosso Sumo Sacerdote sair do lugar Santíssimo (em 22 de outubro) Ele pela primeira vez entrava nesse dia no segundo compartimento desse santuário; e que Ele tinha uma obra para realizar no Santíssimo antes de vir a terra.” História do Adv., 50.
c) Cristo revelou-lhe as explicações coerentes de frases fundamentais de Daniel 7, de Hebreus 8 e 9 e de Apocalipse 10:9-11, que os mileritas até então haviam interpretado mal.
(1) Apoc. 10:9-11 – “Eu fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele me disse: Toma-o, e come-o; e na minha boca era doce como mel e havendo comido, o meu ventre ficou amargo. E ele me disse: Importa que profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.”
(a) O livro de Daniel, que era doce como mel para aqueles que esperavam a volta de Jesus, tornou-se amargo como fel para os desapontados.
(2) Apocalipse 11:1 – “Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que nele adoram”.
4 – Começaram a entender que o fim dos 2.300 dias não se daria a volta de Jesus, mas o início do juízo investigativo.
5 – O novo discernimento de Hiram Edson foi estudado, reestudado. A partir disso, no devido tempo, surgiu um grande novo movimento religioso mundial: A Igreja Adventista do Sétimo Dia.
6 – Assim, no final do período profético das 2.300 tardes e manhãs, ou seja, 2.300 dias=anos (Dan. 8:24), surgiu um povo para restaurar (Por seu Espírito) a verdade que havia sido jogada por terra.
7 – Seus líderes principais foram os pregadores mileritas:
a) José Bates – Da Igreja Congregacional
b) Tiago White – Da Igreja Cristã.
8 – Suas principais doutrinas: A Volta de Jesus, Santuário, Sábado, Espírito de Profecia, Reforma de Saúde e outras que foram sistematizadas.
a) Vale a pena ressaltar que as doutrinas não surgiram por acaso, mas com muito estudo e oração.
8 – Organização da Igreja em 1863. Se em 1848 só havia 100 membros, em 1863, quando a igreja foi organizada, já havia 3.500 membros e 30 pastores.
a) No final daquele século, ou seja, 1800, já havia 66 mil membros espalhado pelo mundo.
- 1960 – 1 milhão
- 1970 – 2 milhões
- 1990 – 3,5 milhões
- 2000 – 11 milhões
- 2005 - 15 milhões
- 2.010 – 20 milhões
- 2030 – 40 milhões.
9 – Como rastilho de pólvora, a igreja se espalhou por todo o mundo. Hoje está presente em 202 países.
CONCLUSÃO:
1 – Os adventistas do sétimo dia crêem que foram chamados para proclamar a mensagem final de Deus.
2 – Os pioneiros deste movimento sacrificaram-se e labutaram em grande medida durante anos
3 – Deus até hoje nos tem abençoado com muitos sinais da divina providência e milagres de Sua graça. Mas o grande milagre para o qual Sua igreja foi chamada à existência, dar-se-á em breve: A Volta de Jesus em Glória e Majestade.
4 – Urge, hoje, que aceitemos a Jesus inteiramente na nossa vida.
5 – É mister que nossos lábios ardentes e nossa vida resplandecendo com Sua glória anunciemos esta mensagem a todos os habitantes deste planeta que Jesus Cristo vai voltar em breve.
6 – Este é objetivo de nossas aulas, irmãos.
a) Não para alguém bater no peito e dizer: “Eu conheço a História da Igreja Adventista”
(1) É bom conhecer a História, porem o mais importante é viver e proclamar aos outros a mensagem que conhecemos.
6 – Que você e eu saiamos daqui disposto a viver uma vida consagrada e a proclamar a vinda do Grande Rei.

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.