terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Jesus transformou agua em vinho alcoolico?

Tenho visto por ai muitos debates acalorados sobre o primeiro milagre de Jesus. Muitos céticos e liberalistas afirmam que o vinho feito por Jesus foi o vinho fermentado que embebeda e não o puro suco da uva, acreditando que de fato não é pecado.
Será mesmo assim como dizem? Analisemos o outro lado da moeda a fim de entender melhor esse tema. Mas antes dê uma lida em alguns dos comentários que mais surgem no canal jovem evangelho no youtube, sobre tal tema.



"GENTE! SUCO DE UVA É SUCO DE UVA

SUCO DE LARANJA É SUCO DE LARANJA
AGORA VEM ME FALAR QUE SUCO DE UVA É VINHO?
ao invés de perguntar isso pra pastor... Pergunte pra um cervejeiro ou um fabricante de vinho.
O que que pastor entende de vinho ou de suco?"
007daniloborges

"sabe qual é o problema na interpretação aqui. É que este povo não estuda cultura judaica e não se interessa por ela.
A cerimônia da páscoa e as festas judaicas eram sim regadas com vinho (não sabemos o teor alcoólico usado) e ficam pegando textos e usam para defender suas teses tal como um advogado torce as leis para defender sua tese,
Texto fora do texto vira pretexto para interpretações erradas.
Entre em um site de judeus e veja suas tradições e pare de dar de teólogo de plantão!"
silvioluiz1966

"Vinho é vinho, suco de uva é suco de uva, se não entende beba para saber como é."
residentbrain

Já deu pra perceber que para muita gente a única idéia plausível é a de que o vinho feito por Jesus era um vinho que embebedava.
Essa opinião pré-concebida apesar de parecer coerente na verdade não é. E com base em que posso afirmar isso? Baseio minha afirmação na linguagem original em que a bíblia foi escrita e em evidencias histórias presentes na literatura dos filósofos gregos e de escritores cristãos da época.
Vinho no original...

A palavra grega traduzida como Vinho é "Oinos". Essa palavra era usada tanto para o suco de uva quanto para o vinho fermentado. Ambos eram chamados de "Oinos".

O mesmo acontecia com a palavra do velho testamento "yayin".  Prova desta equivalência entre as palavras yayin e oinos é que esta foi exatamente a palavra utilizada pelos eruditos judeus que traduziram o Antigo Testamento do hebraico para o grego. Em todos os lugares onde a palavra yayin aparece no original do velho testamento, aparece a palavra oinos na versão grega.
Antes mesmo da era cristã, oinos era utilizada com o significado de suco fresco de uva.
Oinos e os escritores seculares...

Oinos também era usada pelos autores seculares. Aristóteles, em sua obra Metereologica 387.b.9-13, Anacreontes, Nicandro e diversos outros autores gregos do período compreendido entre 500 A.C. até os primeiros anos da Era Cristã, utilizam a palavra oinos para se referir ao suco fresco da uva recém espremida. Acompanhe os textos abaixo extraídos das obras de tais filósofos.

Anacreontes (c. de 500 a.C.) escreve: “Esprema a uva, deixe sair o vinho [oinos]” (Ode 5). 
Nicandro (século II a.C.) escreve a respeito de espremer uvas e chama de oinos o suco daí produzido (Georgica, fragmento 86).

Papias (60-130 d.C.), um dos pais da igreja primitiva, menciona que quando as uvas são espremidas produzem “jarros de vinho” [oinos] (citado por Ireneu, Contra as Heresias, 5.33.3-4). 

Uma carta em grego escrita em papiro (P.Oxy, 729; 137 d.C.), fala de “vinho [oinos] fresco, do tanque de espremer” (ver Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek Testament, p. 10). (e) Ateneu (200 d.C.) fala de um vinho [oinos] doce, que “não deixa pesada a cabeça” (Ateneu, Banquete, 1.54).

Noutro lugar, escreve a respeito de um homem que colhia uvas “acima e abaixo, pegando vinho [oinos] no campo” (1.54). Para considerações mais pormenorizadas sobre o uso de oinos pelos escritores antigos, ver Robert P. Teachout: “O emprego da Palavra Vinho no Antigo Testamento”. (Dissertação de Th.D. no Seminário Teológico de Dallas, 1979).

Bom até aqui já temos evidências seculares o suficiente para provarmos que no "Oinos" podia ser tanto o vinho sem fermento como o vinho fermentado.

Ou seja, no Brasil "vinho" é a palavra empregada para a bebida alcoólica proveniente da uva que tem o poder de embebedar. E a palavra "suco" é empregada para o sumo da uva que não contem álcool.
Mas para os gregos e Judeus, ambas as bebidas tinham apenas uma palavra para designá-las. Que palavra era essa? "Oinos".
Evidencias biblicas de que Oinos era os dois tipos de vinho

Em Efésios 5.18, o mandamento: “não vos embriaguez com vinho [oinos] refere-se ao vinho alcoólico. Por outro lado, em Ap 19.15 Cristo é descrito pisando o lagar. O texto grego diz: “Ele pisa o lagar do vinho” [oinos]; o oinos que sai do lagar é suco de uva (ver Is 16.10; Jr 48.32,33). Em Ap 6.6, oinos refere-se às uvas da videira como uma safra que não deve ser destruída. Logo, para os crentes dos tempos do NT, “vinho” (oinos) era uma palavra que podia ser usada para duas bebidas distintivamente diferentes, extraídas da uva: o vinho fermentado e o não fermentado.
Quais os conselhos bíblicos sobre o vinho embreagante?

Provérbios 20:1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.

Provérbios 23:29-30 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.

Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a idolatria, a feitiçaria, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Provérbios 23:31-32: Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.

E o meu preferido: "Ai daquele que da de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez - Habacuque 2:15"
Responda com sinceridade os seguintes questionamentos

Você acredita que Jesus foi o único ser humano que viveu nesse mundo sem cometer pecados?
Já que Jesus nunca pecou, como então aceitar a idéia de que ele contrariou os conselhos de Deus nos textos que você acabou de ler?

Se habacuque 2:15 diz "Ai daquele que da bebida embreagante para o seu próximo", porque justamente Jesus que veio dar o exemplo daria a bebida embreagante pro povo?

O Milagre do vinho

No Novo Testamento, o primeiro milagre realizado por Jesus, segundo o evangelho de João(2:1-11), é a transformação da água em vinho. Daí muitos utilizarem-se levianamente dessa passagem bíblica para justificar que o consumo do álcool não contraria a Palavra do Senhor.

Mas deixam de atentar para um detalhe. O versículo dez do capítulo dois, deixa claro que o vinho produzido por intermédio do milagre de Jesus foi servido somente após TODO o vinho reservado para a festa tersido consumido, quando todos haviam bebido fartamente.

Desta forma deveríamos acreditar que era fermentado e, que o primeiro milagre do Deus encarnado, que tanto admoestou para os perigos da embriaguês, foi fornecer pelo menos 500 litros de bebida embriagante para que os convidados que já haviam se fartado a beber se embriagassem ainda mais? Se em 1 Co 6: 9-10 o apóstolo Paulo coloca os bêbados junto dos ladrões e dos adúlteros, como poderia Jesus compactuar com o consumo de álcool ?
Pense nisso...

Espero que as evidencias apresentadas possam lhe ajudar a compreender melhor o assunto. Guarde o conselho de Paulo no seu coração e você será um ser humano sábio e abençoado por Deus.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus [...]” (Rm 12:1).



16 Responses so far.

  1. ANDERSON says:

    bom,achei bom querto ressaltar q na uva existe um agente chamado sacaramiceta q fermenta,a uva produzindo "uma substancia"parecida com alcool cetilico mas nao é(alcool)q o suco da uva guardado e curtido por um longo prazo realmnte embriaga,mas nao devemos esquecer a cultura judaica q nao é como nos orientais q consumimos café nas refeiçoes da manha,eles la usavam o vinho no lugar de café naquela época para nao comerem pao casero no seco,vemos entao pela nescessidade de consumo diario q nao se esperavam muito para usar tal vinho,ressalvo aqueles q queriam embriagar-se,calculo q o devido sacaramiceta,levaria muito tempo,falo ainda de seus milhoes de agentes teriam q levar tempo para fermentar aquele barril de 500 ltrs q jesus transformou.oq?alem de jesus transfmar ainda acham q ele deus transformado???o vinho tanbn era para crianças e jovnz presnts na festa,era consumo de almntaçao,nao para embriagues,para q nao se comese a seco, nao creio q jesus q pregava uma restauraçao do imago dei,ia querer ver sua imagem deturpada pelo excesso de alcool.seria uma sabotagem de cristo e desrrespeitoso da parte dele.a biblia fala de vinho trasformado da agua e nao da cana,nao esqueça q deus desde o inicio fez cada coisa conforme sua especie.a biblia fala de vinho ,nao especifica o tipo pois vinho na biblia era usado tanto para uma palavra como para outra.cada um obviamente vai fazer a interpretaçao q quer,só nao devemos esquecer q jesus é o proprio deus vivo e seu carater é santo,entao prefiri crer q jesus nao induziria ninguem ao vicio.

  2. Anônimo says:

    Me informe por favor como é que eles armazenavam o tal suco de uva sendo que naquele tempo nao existia a refrigeraçao, o vinho era a unica bebida que podia ser armazenada por conter alcoo. Naquela epoca tbm nao existia o processo de pasteurização, como é que eles armazenavam uma bebida sem alcool?

  3. Muito interessante a sua pergunta, caro amigo anônimo. Embora seja irrelevante a resposta para o caso especifico. Pois o "Vinho" (Não fermentado e não embriagante) feito por Jesus foi feito e consumido ali na hora, não tendo tempo de fermentar, não precisando ser conservado e consequentemente fermentado. Tornando a preocupação com o processo de conservação e fermentação algo desnecessário. Mas quero deixar um link de um outro artigo que fala um pouco mais sobre esse assunto, afim de poder nos dar um pouco mais de luz sobre o assunto:
    http://www.adventistas.com/setembro2002/milagre_vinho.htm
    Creio que você fez tal pergunta baseado na seguinte linha de raciocínio: Se os judeus, que eram o povo escolhido, bebiam vinho fermentado, nós também podemos.
    Porém as práticas erradas de um povo, embora escolhido, não dão a nós, povo de Deus hoje, o direito de fazer o mesmo, sem estarmos pecando.
    Um exemplo disso é a bigamia. O povo hebreu praticava bigamia. Mas um cristão hoje não pode fazê-lo, pois é adultério.
    logo, bigamia, beber bebida embriagante, foram práticas que Deus através do tempo foi tratando de erradicar do meio do seu povo, a medida que foi reeducando o povo.
    Muitos ainda o fazem nos dias de hoje? Fazem Mas não com a aprovação de Deus.
    Até por que com o conhecimento revelado por Deus, e adquirido por nós, não temos desculpa diante de Deus para insistir nos erros dos antepassados.
    É como diz o autor de Provérbios:
    Provérbios 4:18 - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
    A escuridão da ignorância do povo Judeu sobre tantas práticas erradas, embora tradicionais tem dado lugar ao longo dos séculos a luz do conhecimento, afim de que não venhamos pecar.
    Abraço, graça e paz.

  4. Fantástico! Faltam aos jovens hoje a habilidade de interpretar direito. Fuçam horas na internet pra aprender a "crackear" um jogo, mas não gastam 10 minutos pra tentar entender o que "vinho" significa e usam sua própria ignorância pra justificar seus goles com a galera do mundão.
    Parabéns Adriel!

  5. Unknown says:

    Com certeza como foi dito acima "suco de uva é suco de uva" e "vinho é vinho" tanto que na propia biblia sagrada recomenda-se que o "obreiro não seja dado ao muito vinho" (1Tm 3.3; Tt 1.7)

  6. Rafael says:

    Lendo esse post, lembrei de um detalhe dessa passagem bíblica.
    Em João 2:10, o diretor da festa vai no noivo e fala: "Todos servem primeiro o vinho bom e, quando as pessoas ficam embriagadas, o inferior. Você guardou o vinho bom até agora.”
    O diretor da festa fala que o vinho providenciado por Jesus era ainda melhor do que o outro que estava sendo servido. Em nenhum momento ele dá entender que o vinho que Jesus milagrosamente providenciou não embriagava como o primeiro, só destacou sua qualidade.
    Em todos os momentos que na Bíblia fala de bebida de modo errado, cita o excesso.
    Os sacerdotes não bebiam exatamente porque prestavam um serviço sagrado no templo o tempo todo e como forma de respeito com aquele trabalho sagrado não deviam beber. Da mesma forma que beber ao ir ao trabalho ou na própria igreja seria desrespeitoso com a ocasião.
    Pra que tentar inventar essas regras? Posso sim beber com a consciência limpa, desde que ciente que me embriagar vai de encontro com minhas crenças. Difícil de entender isso?

  7. Unknown says:

    Gên 9:17-23.Noé ficou embriagado ,mesmo assim oque aconteceu com ele? Não deixou um bom legado? Se ele não tivesse ficado embriagado não haveria nada de mais.
    De uma olhada no salmo 104:14,15.Deus fala sobre seu poder criativo,isso inclue o vinho "oinos" o fermentado visto que alegra o coração do homem. Longe da embriaguez é claro.

  8. Anônimo says:

    Refutado! http://indicetj.com/bebida/milagre_jesus_agua_vinho.htm

  9. Muito bom! Bem explicado, se queremos viver uma nova vida com Cristo também devemos seguir seus ensinamentos.

  10. MUITO BOM, COMENTÁRIO RICO.

  11. Anônimo says:

    Kkkkkk,Por que foi feito na hora não deu tempo de fermentar. Ele transformou a agua em vinho amigo. Será que näo teria poder pra ja transforma-lo em vinho fermentado?
    Pense nisso.

  12. Unknown says:

    Pabéns querido irmão pela resposta. Seria bom se estes anonimos viessem para a luz revelando os seus nomes(provavelmente é um alcoolatra evangélico rsrsrsrsrsrsrs...) Que Deus continue te abençoando,dandolhe cada vez mais sabedoria do alto. Shalom!

  13. Vinicius says:

    O grande problema dos versículos apresentados pelo blogueiro para afirmar a sua tese de que o vinho embriagante era proibido, colocada por ele no tópico "Quais os conselhos bíblicos sobre o vinho embreagante?" não mostram a contrariedade bíblica à bebida alcoólica, mas sim ao excesso em seu uso (embriaguez).
    Outra coisa, se oinos e yayin são palavras que servem tanto para o suco de uva como para o vinho, então da mesma forma que ele afirma que elas são usadas para afirmar que era apenas suco, pode-se também afirmar nos mesmos textos que eram usadas para vinho.

  14. Unknown says:

    Excelente artigo. Acrescido de bons comentários.

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.