quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Legado de Nobel

Ao longo de minha vida, tenho observado quem são as pessoas agraciadas com o Prêmio Nobel da Paz. Percebi que são pessoas especiais que, na sua grande maioria, realizaram tarefas em benefício da humanidade. Outros Prêmios Nobel são oferecidos também àqueles que contribuíram significativamente para as artes e ciências.
Alfredo Nobel, um químico sueco, ficou rico através da invenção de explosivos poderosos, cuja fórmula foi licenciada para vários governos que a usaram produzindo armas com o objetivo de matar.
Um dia, o irmão de Nobel faleceu e, por um engano, ao invés de colocar o nome dele na notícia obituária, um jornal colocou o nome de Alfredo.
O jornalista o identificou como sendo o inventor da dinamite e que havia feito fortuna por capacitar os exércitos a obter novas estatísticas na destruição em massa. Nobel teve a oportunidade única de ler seu obituário em vida e de ver de que maneira seria lembrado. Ficou muito chocado, porque percebeu qual fora sua contribuição para a humanidade. Sempre seria lembrado como o mercador da morte e da destruição.
Pensando numa maneira de diminuir o mal que causara em decorrência do seu invento, resolveu usar toda a sua fortuna para oferecer prêmios para aquelas pessoas que estavam contribuindo para a vida e não para a morte. Com toda certeza, Nobel hoje é lembrado por sua contribuição para a paz. Ninguém quase o associa aos explosivos, pois o bem que fez foi muito melhor e maior.
Que grandiosa história a de Alfredo. Um homem antes conhecido por ter gerado grande mal a humanidade mudou o rumo de sua vida e se redimiu fazendo o bem ao próximo e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.
Escolhi essa história para ilustrar a reflexão de hoje porque ela vai de encontro a um dos dois grandes mandamentos de Deus, que se encontra em Marcos 12:33. O mandamento que diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.
Eu gosto muito de observar as pessoas a minha volta, principalmente na igreja que freqüento, e percebo que na medida em que vamos nos aproximando da volta de Cristo as pessoas parecem se tornar menos sensíveis aos problemas alheios e cada vez mais egoístas.
O que é preocupante porque é impossível viver o verdadeiro cristianismo sem pô-lo em prática em benefício do nosso próximo.
O maior exemplo disso é a história do próprio Jesus.
Jesus era um homem que colocava-se sempre em segundo plano, e estava sempre preocupado em ajudar as pessoas.
A bíblia conta que certa vez Jesus recebeu a notícia que seu grande amigo João Batista havia sido morto pelo rei Heródes.
Jesus e seus discípulos estavam cansados, pois havia dias em que trabalhavam sem cessar na pregação do evangelho, e quando Jesus recebeu a notícia a tristeza foi tão grande que ele decidiu se retirar para um lugar deserto com seus discípulos, para orar, descansar e chorar um pouco pela morte do seu grande amigo.
E então eles pegaram um barco e partiram. Mas a multidão de pessoas necessitadas descobriu pra onde Jesus estava indo, e o seguiram por terra, correndo pelas margens do mar.
Ao chegar ao local onde iria atracar o barco Jesus se deparou com aquela multidão de pecadores e necessitados e incrível foi a sua atitude para com aquelas pessoas. Mateus 14, do verso14 em diante diz que “Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.”, alimentou com pão e peixe, e o melhor de tudo com a palavra de Deus a todas aquelas pessoas.
Jesus poderia muito bem ter despedido a multidão e marcado de se encontrar com eles em outro dia, pois afinal de contas Ele estava de luto, mas ele colocando-se em segundo plano pensou primeiro em ajudar aquela multidão de necessitados e suprir as suas necessidades.
Você pode estar pensando: Há mais Ele é Deus, Ele fez isso porque Ele é Deus.
De fato Ele é Deus, mas os princípios ensinados por Ele podem ser praticados por qualquer um de nós, muito embora não sejamos capazes de fazer tanto quanto Jesus fez.
Certa vez Jesus falando sobre o reino dos céus e sobre o momento em que vamos nos encontrar com Ele, disse as seguintes palavras, registradas em Mateus 25:34-40:
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes;
Estava nu, e me vestirdes; adoeci, e me visitastes; estive na prisão, e fostes me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos te ver?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Percebeu? Sempre que você faz o bem a outra pessoa você o faz ao próprio Jesus. É mais ou menos como você deixa um pai feliz por ter cuidado do filho dele.

Cristianismo é isso: Mostrar nosso amor a Deus amando ao nosso próximo, ajudando aos necessitados, sendo menos egoístas e aprendendo a compartilhar o que temos.
Essa sem dúvida é a maior dificuldade daqueles que se dizem cristãos, sair da teoria e colocar seu cristianismo em prática em benefício das pessoas a nossa volta, estender a mão a quem precisa e não ter vergonha de mostrar para os nossos amigos, familiares e até mesmos para pessoas que não conhecemos que Jesus está prestes a voltar e que temos que nos preparar para recebê-lo.
As igrejas estão lotadas de pessoas acomodadas que só sabem ficar de braços cruzados e que vivem num inerte conformismo. Pessoas que não tem coragem de sair da sua zona de conforto e que fecham os olhos para o sofrimento alheio.
As igrejas estão cheias de pessoas assim, e no mundo a situação é pior ainda.

Não é atoa que milhões de pessoas morrem de fome todos os dias, e vivem em agonizante miséria, enquanto outros tem tanta comida a mesa e dinheiro no bolso que o desperdício é encarado com a maior naturalidade do mundo.
Tiago 1:27 diz que “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.
Se seus princípios não te fazem sentir o desejo amar e estender a mão ao próximo, há algo de errado com você.
Algo precisa ser mudado na sua vida, e precisa ser mudado urgentemente.

Você foi escolhido para ser a luz do mundo, e ser a luz do mundo significa refletir o amor de Jesus para as outras pessoas, descruzar os braços, sair da zona de conforto, abrir o coração e estender a mão a quem precisa.
Pense nisso, e não só pense, mas abrace esse propósito. Peça a Deus ajuda para aprender a ser generoso, amável e compreensível com as pessoas a sua volta, e você será uma pessoa abençoada e feliz.
Autor: Adriel Lima <

One Response so far.

  1. Unknown says:

    Isso é verdade. Muitos de nós, mesmo sendo cristãos temos o hábito de passar ao lado de pessoas necessitadas sem estendermos nossa mão caridosa, fingindo que não vimos nada. É realmente triste. Digo isso não porque talvez eu tivesse visto alguém fazendo o mesmo, mas eu mesmo, com muita tristeza, já o fiz. Portanto, vamos orar, vamos pedir que Deus nos perdoe e transforme nosso jeito de ser....

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.